Navegando por Autor "Ferraz, Sandra Antonia Convento de Moura"
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- DissertaçãoDa escrita de si a diálogos desconcertantes: pedacinhos de nada sobre as tecnologias no cotidiano escolar(2013) Ferraz, Sandra Antonia Convento de MouraA presente pesquisa buscou analisar as narrativas cotidianas de cinco gestores da rede municipal de Sorocaba, SP (diretor de escola, vice-diretor e orientador pedagógico), por meio do resgate de suas memórias midiáticas, no intuito de compreender e (re) pensar a integração das tecnologias da comunicação e informação nas relações de ensino. A perspectiva adotada é a Histórico-Cultural (Vygotsky), por considerar os fenômenos em constante movimento e transformação, corroborando a dinâmica do cotidiano escolar. A metodologia está pautada na pesquisa narrativa, que aborda o estudo da experiência como história e a forma de se pensar sobre ela. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: diário de bordo da pesquisadora, diário de bordo de um gestor, questionários de cinco gestores e gravações em áudio pela técnica do grupo focal. O resgate das memórias midiáticas dos participantes nos deu indícios de que nossa constituição enquanto sujeitos, seja pessoal ou profissional, é fruto da interação social, cultural e histórica de que desfrutamos no transcorrer das relações humanas. Quanto às experiências com as tecnologias, essas se apresentaram refletidas nas práticas dos gestores, num processo de (re) construção e (re) dimensionamento constante no cotidiano escolar.
- TesePedras bonitas podem falar!: Memórias, narrativas e experiências de professoras de Itaporanga, SP(2018) Ferraz, Sandra Antonia Convento de MouraEsta tese materializa o estudo realizado com seis professoras aposentadas, com idade aproximada de 80 anos, que exerceram a docência em uma cidade do interior paulista, da metade do século XX ao seu final. A construção da história da educação e (da docência em Itaporanga SP), na memória dessas professoras, é o que se pretendeu com a pesquisa. As pedras bonitas, como foram chamadas as professoras participantes, falaram num espaço criado de escuta e abertura, revisitando suas memórias e apresentando-as em forma de narrativas. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa narrativa, que é o estudo da experiência como história, que possibilita conhecer vozes pessoais e singulares, quase sempre emudecidas pela narrativa dominante, em diversos contextos de pesquisa e do fazer profissional e pessoal. A importância das narrativas orais e escritas revela facetas vividas no/do cotidiano às quais talvez não se tivesse acesso se não pelo ato do narrar. As narrativas que emergiram da presente pesquisa potencializam a criação de conhecimentos e significados para as práticas de muitos professores hoje em exercício, podendo levá-los a refletir sobre as memórias compostas, que um dia foram práticas pedagógicas e didáticas constantes em um determinado tempo/lugar. Ao propiciar condições para que as professoras contassem as histórias de um cotidiano passado, de uma escola que serviu como modelo de educação de uma época, foi possível refletir sobre a mulher em suas múltiplas experiências de vida, formação e fazeres docentes, possibilitando análises que indicam que o modo de conceber a docência, as experiências e a educação são permeados por fatores que ultrapassam o fazer exclusivamente pedagógico, reconhecido na amplitude que se funde nas experiências cotidianas vividas no ambiente escolar e na vida pessoal. Por meio das narrativas, as professoras mostraram-se envolvidas por uma cultura cristalizada e fortemente segmentada, reafirmando em vários momentos a valorização da mulher como mãe e esposa, priorizaram a família, bem como os atributos de vocação e afeto foram conferidos à profissão docente, residindo aí ainda um dos campos de maior conflito para as mulheres na contemporaneidade. As narrativas, que iluminaram as relações, as práticas e experiências que atravessaram e compuseram a tese, poderão contribuir com a história da educação local, assim como na constituição da identidade docente, engendrando o fortalecimento das raízes da cidade de Itaporanga.