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Pedras bonitas podem falar!: Memórias, narrativas e experiências de professoras de Itaporanga, SP

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2018

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Resumo / Abstract

Esta tese materializa o estudo realizado com seis professoras aposentadas, com idade aproximada de 80 anos, que exerceram a docência em uma cidade do interior paulista, da metade do século XX ao seu final. A construção da história da educação e (da docência em Itaporanga SP), na memória dessas professoras, é o que se pretendeu com a pesquisa. As pedras bonitas, como foram chamadas as professoras participantes, falaram num espaço criado de escuta e abertura, revisitando suas memórias e apresentando-as em forma de narrativas. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa narrativa, que é o estudo da experiência como história, que possibilita conhecer vozes pessoais e singulares, quase sempre emudecidas pela narrativa dominante, em diversos contextos de pesquisa e do fazer profissional e pessoal. A importância das narrativas orais e escritas revela facetas vividas no/do cotidiano às quais talvez não se tivesse acesso se não pelo ato do narrar. As narrativas que emergiram da presente pesquisa potencializam a criação de conhecimentos e significados para as práticas de muitos professores hoje em exercício, podendo levá-los a refletir sobre as memórias compostas, que um dia foram práticas pedagógicas e didáticas constantes em um determinado tempo/lugar. Ao propiciar condições para que as professoras contassem as histórias de um cotidiano passado, de uma escola que serviu como modelo de educação de uma época, foi possível refletir sobre a mulher em suas múltiplas experiências de vida, formação e fazeres docentes, possibilitando análises que indicam que o modo de conceber a docência, as experiências e a educação são permeados por fatores que ultrapassam o fazer exclusivamente pedagógico, reconhecido na amplitude que se funde nas experiências cotidianas vividas no ambiente escolar e na vida pessoal. Por meio das narrativas, as professoras mostraram-se envolvidas por uma cultura cristalizada e fortemente segmentada, reafirmando em vários momentos a valorização da mulher como mãe e esposa, priorizaram a família, bem como os atributos de vocação e afeto foram conferidos à profissão docente, residindo aí ainda um dos campos de maior conflito para as mulheres na contemporaneidade. As narrativas, que iluminaram as relações, as práticas e experiências que atravessaram e compuseram a tese, poderão contribuir com a história da educação local, assim como na constituição da identidade docente, engendrando o fortalecimento das raízes da cidade de Itaporanga.


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