Navegando por Autor "Machado, Carmem Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseCotidiano escolar e arte: pedagogia do (des)encontro(2019) Machado, Carmem SilvaA partir da pedagogia freireana e provocada pelas performances de Marina Abramovic e as práticas corporais realizadas com estudantes em sala de aula, em uma escola no Brasil e outra no México, esta tese busca apresentar o processo de formulação de uma pedagogia do (des)encontro. Esta pedagogia, valendo-se de narrativas e imagens, traz os deslocamentos experimentados nos diferentes momentos vividos pela pesquisadora durante um estágio de doutorado em Oaxaca, México, quando envereda por um universo cultural desconhecido e imprevisível, mas profundamente atraente e mobilizador, que fez do retorno ao país de origem uma experiência de questionamento da própria prática como educadora e artista. Tais questionamentos explicitam-se na sua prática pedagógica em sala de aula e também no período em que exerceu cargo público em Salto de Pirapora como secretária de cultura. O conjunto de tais experiências leva a reafirmar a importância do pensamento de Paulo Freire ao articulá-lo com o cotidiano escolar como fonte de reflexão e criação. Os muitos deslocamentos, não só geográficos, convidam a pensar a constituição de si a partir do corpo, do movimento, e das relações que estabelece com os lugares a partir dos (des)encontros que experimenta. Como metodologia, traz os relatos e as narrativas articulando-os aos conceitos freireanos de escuta sensível, diálogo e consciência do inacabamento, permitindo mostrar de que modo o corpo conecta o cotidiano escolar e a arte a partir da experiência dos sujeitos no mundo, experiência marcada pelo (des)encontro.
- DissertaçãoInspiração, conteúdo e leveza: Pina Bausch adentra o cotidiano escolar(2014) Machado, Carmem SilvaInspiração, conteúdo e leveza: Pina Bausch adentra o cotidiano escolar é uma pesquisa que relata o processo criativo de um percurso pedagógico, que coleciona nas/das histórias do cotidiano o trabalho da professora/artista em dança-teatro nas aulas de arte com alunos e alunas do ensino fundamental da escola Prof. Benedicto Leme Vieira Neto, situada na cidade de Salto de Pirapora (SP). A pesquisa teve como objetivo geral discutir o trabalho com dançateatro enquanto linguagem artística e estética, buscando na educação ambiental, apoio teórico e metodológico, situando o cotidiano escolar numa dimensão política na corrente pósmoderna de educação. Como objetivo específico pretendeu-se conhecer qual o pensamento em teatro e dança, adentrava a escola e como os praticantes desse cotidiano escolar eram influenciados na construção do pensamento artístico produzido nesses espaços. A partir desse cenário inicia-se o processo investigativo e de experimentação das diferentes formas de fazer/pensar arte no cotidiano escolar. O estudo do corpo e do espaço nas atividades em dança-teatro desenvolvidas no decorrer dessa pesquisa demonstra como redes de conhecimento são tecidas entre alunos e alunas e a professora artista, possibilitando maior interação entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos adquiridos e compartilhados entre eles e elas durante a pesquisa. A educação ambiental permitiu o relacionamento entre os praticantes do cotidiano escolar nas diferentes conexões e linguagens, e nos diferentes espaços/tempos, possibilitando novas formas de aprender. As práticas discursivas que estão materializadas nesse estudo, resultaram na performance Sentiver onde após oito anos de trabalho, os alunos e alunas começam a se apropriar da linguagem artística e estética em dança-teatro no cotidiano escolar.