Cotidiano escolar e arte: pedagogia do (des)encontro
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Resumo / Abstract
A partir da pedagogia freireana e provocada pelas performances de Marina Abramovic e as práticas corporais realizadas com estudantes em sala de aula, em uma escola no Brasil e outra no México, esta tese busca apresentar o processo de formulação de uma pedagogia do (des)encontro. Esta pedagogia, valendo-se de narrativas e imagens, traz os deslocamentos experimentados nos diferentes momentos vividos pela pesquisadora durante um estágio de doutorado em Oaxaca, México, quando envereda por um universo cultural desconhecido e imprevisível, mas profundamente atraente e mobilizador, que fez do retorno ao país de origem uma experiência de questionamento da própria prática como educadora e artista. Tais questionamentos explicitam-se na sua prática pedagógica em sala de aula e também no período em que exerceu cargo público em Salto de Pirapora como secretária de cultura. O conjunto de tais experiências leva a reafirmar a importância do pensamento de Paulo Freire ao articulá-lo com o cotidiano escolar como fonte de reflexão e criação. Os muitos deslocamentos, não só geográficos, convidam a pensar a constituição de si a partir do corpo, do movimento, e das relações que estabelece com os lugares a partir dos (des)encontros que experimenta. Como metodologia, traz os relatos e as narrativas articulando-os aos conceitos freireanos de escuta sensível, diálogo e consciência do inacabamento, permitindo mostrar de que modo o corpo conecta o cotidiano escolar e a arte a partir da experiência dos sujeitos no mundo, experiência marcada pelo (des)encontro.