Navegando por Autor "Petarnella, Leandro"
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- TeseEducação e cotidiano: a quarta idade da midiasfera(2011) Petarnella, LeandroEsta tese de Doutorado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar e sua relação com a sociedade hodierna. Investigar os processos que produzem os dilemas atuais sobre a educação formal a partir da enunciação da quarta idade da Digisfera – avançando o pensamento do filósofo Francês Regis Debray – constitui o objetivo deste trabalho. Para tanto, toma como referencial teórico de apoio, entre outros, os trabalhos de Vilém Flusser, Bragança de Miranda, Deleuze e Guatarri, Josep Maria Esquirol, Anne Cauquelin e Giorgio Agamben cujas reflexões suportaram a análise e o entendimento do objeto deste trabalho. Como conclusão, esta tese firma a emergência de novos desafios para a educação formal frente a sociedade na qual a escola serve e está inserida, destacando-se a provocação da escola se tornar um espaço de convivência humana em uma sociedade orientada para as relações virtuais e, ainda, o desafio de se tornar o local de desenvolvimento de um olhar atento para as implicações tecnológicas na vida ordinária, como forma de exercício da ética e do desenvolvimento da autonomia humana.
- DissertaçãoEscola analógica e cabeças digitais: o cotidiano escolar frente as tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação(2008) Petarnella, LeandroEsta dissertação de Mestrado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar. Investigar as contradições existentes entre as práticas escolares de professores, que mantém a escola analógica, frente à presença de alunos com Cabeças Digitais, formadas pelas Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs), é o objetivo visado. Tem como referencial teórico de apoio Lucia Santaella enquanto trabalha com a evolução da humanidade e suas mudanças culturais; Derrick Kerckhove que estuda as alterações do perfil cognitivo dos sujeitos ocidentais de Tecnopsicológicos em Psicotecnológicos; Paula Sibilia que visualiza na relação homem x máquina uma sociedade de tradição Prometeica tencionada por uma realidade Fáustica; e Octavio Ianni ao conceituar os períodos históricos em três principados: de Maquiavel, de Gramsci e Eletrônico. Utilizando indícios e sinais, via Ginzburg, desenvolve como metodologia de pesquisa as técnicas Grupo Focal, junto a professores da rede de ensino sorocabana e questionários estruturados com alunos de três escolas da cidade de Sorocaba e região. Juntando os indícios encontrados conclui que: Os professores em suas práticas pedagógicas utilizam linearmente as TMDICs, transformando-as em ferramentas de trabalho, fazendo das TMDICs extensões do giz e da lousa. Logo, não inscrevem em suas atividades a inteligência coletiva e rizomática presente na escola enquanto fator de sua própria condição existencial. Em paralelo, os alunos, na indiscernibilidade coreográfica da contemporaneidade, transformam-se em Cabeças Digitais face a imersão na Sociedade Digital – logus de culturas constituídas através das TMDICs. Assim, as práticas docentes deixam a Escola Analógica perante as Cabeças Digitais de seus alunos, que são constituídas e construtoras de uma sociedade polifônica, polimorfa, matriz de conexões e volume essencialmente infinito de permutações possíveis.