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Escola analógica e cabeças digitais: o cotidiano escolar frente as tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação

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Data

2008

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta dissertação de Mestrado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar. Investigar as contradições existentes entre as práticas escolares de professores, que mantém a escola analógica, frente à presença de alunos com Cabeças Digitais, formadas pelas Tecnologias Midiáticas e Digitais de Informação e Comunicação (TMDICs), é o objetivo visado. Tem como referencial teórico de apoio Lucia Santaella enquanto trabalha com a evolução da humanidade e suas mudanças culturais; Derrick Kerckhove que estuda as alterações do perfil cognitivo dos sujeitos ocidentais de Tecnopsicológicos em Psicotecnológicos; Paula Sibilia que visualiza na relação homem x máquina uma sociedade de tradição Prometeica tencionada por uma realidade Fáustica; e Octavio Ianni ao conceituar os períodos históricos em três principados: de Maquiavel, de Gramsci e Eletrônico. Utilizando indícios e sinais, via Ginzburg, desenvolve como metodologia de pesquisa as técnicas Grupo Focal, junto a professores da rede de ensino sorocabana e questionários estruturados com alunos de três escolas da cidade de Sorocaba e região. Juntando os indícios encontrados conclui que: Os professores em suas práticas pedagógicas utilizam linearmente as TMDICs, transformando-as em ferramentas de trabalho, fazendo das TMDICs extensões do giz e da lousa. Logo, não inscrevem em suas atividades a inteligência coletiva e rizomática presente na escola enquanto fator de sua própria condição existencial. Em paralelo, os alunos, na indiscernibilidade coreográfica da contemporaneidade, transformam-se em Cabeças Digitais face a imersão na Sociedade Digital – logus de culturas constituídas através das TMDICs. Assim, as práticas docentes deixam a Escola Analógica perante as Cabeças Digitais de seus alunos, que são constituídas e construtoras de uma sociedade polifônica, polimorfa, matriz de conexões e volume essencialmente infinito de permutações possíveis.


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