Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Autor "Silva, Luís Otávio de Oliveira Novaes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCModelo de ação e criação dramatúrgica com a peça “Os sete gatinhos”(2022) Silva, Luís Otávio de Oliveira Novaes; Silva, Natália de OliveiraTendo como base a metodologia de pesquisa-ação com a abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como tema a criação dramatúrgica com base nas pesquisas da professora Ingrid Koudela em “Texto e Jogo”, utilizando, como modelo de ação, o fragmento do texto “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues. Essa pesquisa objetiva realizar uma reflexão sobre o modelo de ação e a criação dramatúrgica, levando o professor a entender os processos da criação dramatúrgica, através de práticas aplicadas em sala de aula, permitindo ao aluno entender e experimentar gestos nos jogos teatrais e também o conhecimento da dramaturgia brasileira, aqui, usando o dramaturgo Nelson Rodrigues. Realizada com a turma do terceiro ano do ensino médio na escola estadual professor Francisco Coccaro, tal pesquisa tem como foco compreender a criação dramatúrgica dos alunos, seguindo os preceitos do professor Marcos Aurélio Bulhões Martins, que cita os jogos em grupo como uma proposta para a criação dramatúrgica. Utilizando então os jogos teatrais sistematizados por Viola Spolin e traduzidos no Brasil por Ingrid Koudela que em seu livro "texto e jogo" traz o texto como modelo de ação, a pesquisa traz a Pedagogia de Paulo Freire como complemento ao sistema de jogos teatrais criados por Spolin, onde o aluno é " construtor " do seu conhecimento através de gestos, atitudes e experimentos no jogo teatral, sendo essa a solução ao método vigente que Freire intitula como "educação bancária". A pesquisa guia o professor na escola, com o modelo de avalição de roda de conversa, onde o professor é mediador do debate gerado pelos alunos, a entender como trabalhar a criação de cenas que vão além do modelo convencional de dramaturgia tendo em vista a possibilidade de criar cenas com alunos que nunca assistiram peças teatrais anteriormente.