Repositório Institucional da UNISO
 

Modelo de ação e criação dramatúrgica com a peça “Os sete gatinhos”

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Tipo de documento

Monografia / TCC

Curso

Teatro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Tendo como base a metodologia de pesquisa-ação com a abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como tema a criação dramatúrgica com base nas pesquisas da professora Ingrid Koudela em “Texto e Jogo”, utilizando, como modelo de ação, o fragmento do texto “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues. Essa pesquisa objetiva realizar uma reflexão sobre o modelo de ação e a criação dramatúrgica, levando o professor a entender os processos da criação dramatúrgica, através de práticas aplicadas em sala de aula, permitindo ao aluno entender e experimentar gestos nos jogos teatrais e também o conhecimento da dramaturgia brasileira, aqui, usando o dramaturgo Nelson Rodrigues. Realizada com a turma do terceiro ano do ensino médio na escola estadual professor Francisco Coccaro, tal pesquisa tem como foco compreender a criação dramatúrgica dos alunos, seguindo os preceitos do professor Marcos Aurélio Bulhões Martins, que cita os jogos em grupo como uma proposta para a criação dramatúrgica. Utilizando então os jogos teatrais sistematizados por Viola Spolin e traduzidos no Brasil por Ingrid Koudela que em seu livro "texto e jogo" traz o texto como modelo de ação, a pesquisa traz a Pedagogia de Paulo Freire como complemento ao sistema de jogos teatrais criados por Spolin, onde o aluno é " construtor " do seu conhecimento através de gestos, atitudes e experimentos no jogo teatral, sendo essa a solução ao método vigente que Freire intitula como "educação bancária". A pesquisa guia o professor na escola, com o modelo de avalição de roda de conversa, onde o professor é mediador do debate gerado pelos alunos, a entender como trabalhar a criação de cenas que vão além do modelo convencional de dramaturgia tendo em vista a possibilidade de criar cenas com alunos que nunca assistiram peças teatrais anteriormente.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item