Navegando por Autor "Bugni, Marco Aurelio"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO conselho de escola e a participação do aluno(2007) Bugni, Marco AurelioEste estudo centra-se no processo de participação do aluno na gestão da escola, em especial a participação do aluno no Conselho de Escola como uma forma de desenvolvimento pessoal. Com o objetivo de identificar como aconteceu na participação no Conselho de Escola, procuramos fazer uma breve discussão sobre “gestão democrática” e “participação” para relacionar estes termos com a qualidade na educação escolar. Analisamos também como os conceitos de gestão democrática e participação foram disseminados nas reformas do ensino no final do século passado e início do atual. Também procuramos identificar o desenvolvimento histórico do Conselho de Escola na rede estadual paulista, e finalmente realizamos uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo o Conselho de Escola em quatro instituições mantidas pelo poder público estadual, situadas no município de Capão Bonito, Estado de São Paulo. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com supervisores, diretores, professores, alunos e membros da comunidade das escolas. Os resultados da investigação apontam que as oportunidades de participação dos alunos no Conselho de Escola foram exercidas dentro dos limites mínimos, visto que a gestão das escolas não se mostrou democrática. Mesmo assim, o Conselho de Escola mostrou ser uma possibilidade para contribuir para a qualidade do ensino.
- TeseSupervisão pedagógica de ensino: o inspetor escolar primário em Sorocaba entre 1931 e 1974(2016) Bugni, Marco AurelioO objetivo desta tese foi investigar e analisar a atuação dos inspetores escolares do ensino primário em Sorocaba, São Paulo, no período de 1931 a 1974. A investigação foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental, contemplando a análise: da legislação paulista do cargo de inspetor escolar, dos Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo, dos relatórios das delegacias regionais de ensino, dos Termos de Visita dos inspetores e das atas de reuniões pedagógicas mensais de três grupos escolares. A análise documental foi feita em registros do período de 1931 a 1974 e verificou-se que os inspetores escolares atuaram orientando pedagogicamente os professores e diretores de escola. Porém, a partir de 1966, essa orientação pedagógica reduziu rapidamente, até o seu desaparecimento na década de 1970. Os termos de visita foram documentos privilegiados nas pesquisas acadêmica sobre inspetores escolares, mas, desde o seu surgimento legal não tiveram como intento registrar a atuação de orientação aos professores. Em contrapartida, as atas de reuniões pedagógicas mensais revelaram-se valiosos documentos para a pesquisa da atuação dos inspetores escolares na orientação dos professores. A atuação dos inspetores escolares foi analisada através da categoria gramsciana de intelectuais orgânicos.