Navegando por Autor "Gomes, Calil de Siqueira"
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- TeseMulheres plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica(2015) Gomes, Calil de SiqueiraMulheres Plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica é uma tese construída na linha de pesquisa História e historiografia: políticas e práticas escolares, perpassando pelo fio condutor a História das Mulheres, como fruto de análise de discursos tradicionais que reforçavam a figura de submissão das mulheres no cenário de educação religiosa do Catolicismo Ultramontano. Nesse caso, a visibilidade feminina e a sua busca de mobilidade nos espaços de poder dentro da história, perpassou pelo crivo da educação, bem como pelo processo de civilização e emancipação, que outrora fazia da condição feminina uma situação de dominação e submissão masculina, que analiticamente nas visões bíblicas e históricas são reforçadas pela ideologia da fragilidade feminina. O recorte temporal da pesquisa compreendeu fins do século XIX e início do século XX (1859 até 1963), mediante uma revisão bibliográfica sobre a educação feminina, a história das mulheres e o papel da Igreja Católica justificando alguns fragmentos que continham uma educação moral e rígida. E, ao mesmo tempo a Igreja Católica que por vocação natural de ensinar, abriu campos e espaços para que a educação feminina confessional tivesse o seu devido lugar, não substituindo a educação laica do cenário político tradicional e conservador, que à época mantinha poucos interesses em emancipação feminina, atrelando a condição feminina submissa ao domínio masculino. Contudo, no final do século XIX, aconteceu a crise modernista (valores, princípios morais, éticos e políticos), e reforçou o ideal da educação feminina em colégios religiosos, pois fazia parte das estratégias ultramontanas em querer recristianizar toda a sociedade, na formação de mães e esposas aptas para o desenvolvimento da nação brasileira, como exemplificou o Colégio Santa Escolástica de Sorocaba, com sua proposta pedagógica e formação cultural, que desde 1906 corrobora com a história da educação em Sorocaba.
- DissertaçãoPolítica e espetáculo: do espaço público à imagem pública(2008) Gomes, Calil de SiqueiraEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa teorias da comunicação e cultura, na semiosfera de ética do discurso, ideologia, linguagem e ciência política. Serão abordados os discursos, entrevistas e campanhas publicitárias das eleições presidenciais de Lula e Collor em 1989, Lula e FHC em 1994, Lula e FHC em 1998, Lula e Serra em 2002, Lula e Alckmin em 2006. No cenário brasileiro existe uma cultura política. Nas últimas décadas ficou bastante simbolizada pelos partidos de esquerda e direita. Há uma vertente publicização do privado e uma privatização do público. De outro lado, vemos o privado cada vez mais em público, porque os procedimentos da vida pública infiltram a vida privada e passam a regulá-la de acordo com o modelo de relação que lhe é típico: o debate ao invés da autoridade, ou seja, o privilégio da comunicação. A política tornou-se a arte de acomodar interesses, originando o conceito de despolitização (política esvaziada de seu conteúdo ideológico com idéias, projetos e programas), dando acesso ao negócio de se chegar ao poder. Os meios de comunicação foram responsáveis para expandir os ideários do discurso dos partidos de esquerda e de direita. O que se observa que tanto os partidos de direita quanto os de esquerda buscam ser reconhecidos como potenciais representantes do povo. É nesse ideário que fortalece a imagem de Lula, que depois de várias eleições perdidas, consagrou-se em 2002 como Presidente da República.