Química
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Química por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCO ensino de físico-química: compreensão e uma experiência aplicada ao saneamento básico(2022) Santos, Daiane Alves dosEsse trabalho tem como objetivos apresentar compreensões sobre o ensino de Físico-Química e mostrar um experimento para ensinar os processos físicoquímico. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual buscamos unir as demandas da BNCC, do Currículo Paulista e da literatura, segundo os autores PHILIPPI JUNIOR (2016) e ROCHA (2004), com foco em ensinar sobre saneamento básico, sua importância para a vida e as etapas dos processos físico-químico envolvidos norteados pela nova dinâmica de ensino de química enfatiza que os professores precisam de metodologias de ensino diversificadas, deve ir além dos livros. A relevância dessa pesquisa está em apresentar outra forma de visualizar os processos físico-químicos que serão ensinados, e o aluno como protagonista do seu aprendizado.
- Monografia / TCCEnsino de química: acessibilidade para cegos através de material didático(2022) Brisola, Amanda Laiza PaesO objetivo deste trabalho é elaborar material didático para que os alunos tenham mais recursos para facilitar a compreensão de assuntos abordados no ensino de química. Para este trabalho a metodologia baseou-se no levantamento bibliográfico tendo como referência os autores Sylvia Nunes e José Fernando Bitencourt Lomônaco. A falta de acessibilidade ainda é muito grande apesar do número de alunos cegos nas universidades ter aumentado a metodologia de ensino-aprendizagem foi desenvolvida para alunos que enxergam reforçando o estigma da disciplina de química ser considerada por muitos uma matéria visual, porém com os materiais certos juntos de uma fala mais adequada do professor é possível torná-la mais palpável. Portanto, a importância deste trabalho é fornecer materiais para ajudar o professor a tornar a sala de aula um ambiente mais acessível e inclusivo trazendo novas formas de aplicabilidade da matéria e se possível, possibilitar uma melhoria no entendimento dos alunos não só com dificuldades sejam elas, físicas ou cognitivas, mas aos demais alunos sem deficiência. Fazendo com que a disciplina de química que por muitos é conhecida como uma matéria visual torne-se cada vez mais palpável.
- Monografia / TCCO uso de jogos digitais no ensino de química: explorando o jogo Minecraft(2023) Hazenfratz, Bruno FerreiraO presenta trabalho fala sobre o uso de jogos para o ensino dando exemplos de jogos variados como Minecraft que será usado como exemplo no resto do texto. Os objetivos gerais são demonstrar as ferramentas que o jogo Minecraft possui e que podem ser aplicadas no ensino da disciplina de química e os objetivos específicos são entender as ferramentas existentes no jogo Minecraft que são aplicáveis na educação, e demonstrar a aplicação das ferramentas do jogo Minecraft com aplicação no ensino da disciplina de química. Para a pesquisa foram usadas as plataformas Portal de anais UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), Revista Valore (Revista Cientifica da FASF Faculdade Sul Fluminense), ResearchGate, Repositório Universitário da Ânima (RUNA), Repositório Digital Lume (UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Repositório Institucional UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Repositório UFAL (Universidade Federal de Alagoas) nos idiomas de português e inglês e priorizando pesquisas que tivessem a aplicação do jogo Minecraft em sala de aula. São usados exemplos de materiais que podem ser usados no ensino de química e são citados autores que aplicaram o Minecraft em sala de aula junto com gráficos para mostrar como os alunos lidaram com o jogo. É concluído que o jogo Minecraft pode ser usado para o ensino de química e pode ser aplicado em outras matérias dependendo de como o professor conseguir se acostumar com as ferramentas do jogo.
- Monografia / TCCMetodologias ativas no ensino de química para estudantes PCD(2024) Caminha, Paula OliveiraO presente trabalho visa investigar a eficácia das metodologias ativas aplicadas ao ensino de Química no contexto da educação especial, com foco em estudantes com deficiência (PCD). Em um cenário educacional que busca cada vez mais a inclusão, é essencial que o ensino de Química utilize abordagens que favoreçam o aprendizado significativo e a participação ativa dos alunos. Nesse sentido, as metodologias ativas, que promovem a interação e a colaboração, apresentam-se como uma alternativa promissora. O estudo fundamenta-se na análise de práticas pedagógicas inclusivas, tendo como base os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que orienta a elaboração de ambientes educacionais acessíveis e adaptáveis. As metodologias ativas de ensino, tais como a aprendizagem baseada em projetos, o ensino híbrido e a sala de aula invertida, serão discutidas em relação à sua aplicabilidade no ensino de Química para PCD. A pesquisa bibliográfica permite uma compreensão aprofundada das diferentes abordagens e suas implicações para o ensino, destacando a importância da formação contínua dos educadores e da adaptação dos conteúdos para atender às necessidades específicas dos alunos. A acessibilidade no ensino de Química é um aspecto central do trabalho, que busca identificar barreiras que podem limitar o aprendizado de estudantes PCD. Ao abordar essa questão, o estudo se propõe a contribuir para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e que respeite a diversidade. Assim, este trabalho de conclusão de curso pretende oferecer subsídios para que professores de Química possam implementar práticas pedagógicas que não apenas respeitem as diferenças, mas que também potencializem o aprendizado de todos os estudantes. Por meio da investigação das metodologias ativas de ensino e sua relação com a educação especial, este trabalho pretende evidenciar a importância de um ensino de Química que seja acessível e adaptado às realidades dos estudantes PCD. A análise dos resultados da pesquisa busca ainda propor diretrizes que possam orientar futuros estudos e práticas na área da educação em Química e outras ciências da natureza.