Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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- Monografia / TCCProposta de fluxograma para análise e pré escolha de fundações(2023) Bertanha, Juliana SacconiEste trabalho propõe a criação de um sistema de fluxograma, destinado a orientar o projetista de fundações ou qualquer especialista na área, na escolha da solução mais ideal e mais adequada para as obras na engenharia civil. O objetivo principal é oferecer uma ferramenta prática, lógica e simples, capaz de guiar o projetista por etapas claras e objetivas e que leve em consideração diversos fatores técnicos acerca da obra analisada, como as características do solo, carga estrutural, viabilidade econômica e outros parâmetros relevantes. O desenvolvimento do fluxograma será embasado em uma extensa pesquisa bibliográfica, abrangendo livros, artigos científicos e normas técnicas relacionadas à engenharia de fundações. A revisão da literatura permitirá consolidar as melhores práticas e teorias existentes, garantindo uma base sólida parao desenvolvimento do fluxograma. Para validar a eficácia do fluxograma proposto, será realizado um teste prático em uma obra real já iniciada, e com seu projeto já executado. As informações coletadas acerca da obra serão aplicadas ao fluxograma, permitindo avaliar sua viabilidade, precisão e capacidade de desenvolvimento em um contexto prático e real. Esperase que este trabalho contribua significativamente para o aprimoramento do processo de escolha de fundações na engenharia civil, fornecendo uma ferramenta prática e eficiente para os profissionais do setor, e que apresentem, ao longo da pesquisa, indicativos importantes de sua viabilidade e relevância para a aplicação no campo profissional.
- Monografia / TCCEstudo de dosagem e preparo de concreto em obras de pequeno porte(2023) Bertola, Bianca Zanuto; Sisterna, Eliézer do Prado SisternaNeste trabalho realizou-se o estudo de dosagem de concreto em conjunto com a confecção de uma cartilha instrutiva para dosagem e utilização do mesmo em obras de pequeno porte. Foram abordados diversos temas que geram problemáticas no cotidiano de uma obra e influenciam o objetivo principal desta, como desperdício de materiais, má execução de componentes estruturais, patologias por vícios construtivos e principalmente a desinformação e/ou falta de treinamento dos trabalhadores do ramo referente as etapas e processos utilizados na construção civil, visto que este trabalho visa ajudá-los a obter este conhecimento para dosagem e utilização do concreto de forma manual e dessa maneira prevenir diversas complicações ocasionadas pelos fatores citados acima. Com um embasamento técnico e teórico em diversas pesquisas bibliográficas, calculou-se traços de concreto através do método ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), o qual faz parte do conteúdo da cartilha, onde os traços calculados foram comprovados com ensaios de compressão axial regulamentados pela NBR 5739:2018 (NORMA BRASILEIRA), e slump test NBR 16889:2020. A cartilha também possui explicações sucintas sobre a forma correta de armazenagem, de acordo com a NBR 12655:2022, execução e utilização dos materiais para a confecção do concreto. Para as definições dos parâmetros utilizados no cálculo do traço, realizou-se pesquisas em campo com profissionais e estudantes da área da construção civil, pesquisas bibliográficas e com fornecedores locais. Portanto, conclui-se que a utilização da resistência de dosagem sem a aplicação do desvio padrão para o cálculo dos traços apresenta, no ensaio de compressão axial, resultados com valores inferiores aos desejados, dessa forma, para a elaboração da cartilha fornecida por este trabalho e aplicação da mesma em obras de pequeno porte, adotou-se os traços para resistências inferiores a estes, apresentando também informações pertinentes aos materiais e confecção do concreto, visto que esta, com base nas pesquisas de campo realizadas, servirá de auxílio aos trabalhadores da construção civil como um meio acessível de consulta.
- Monografia / TCCEstudo de comparativo entre convencional e o concreto auto adensável aplicados em paredes de concreto armado(2023) Carvalho, Vinicius Viveiros deEm busca de rapidez, menor desperdício de material e um serviço de qualidade a parede de concreto é uma ótima opção quando se está atrás desses requisitos. Um sistema de formas, com repetições em series, proporcionam muita produtividade da obra e muita economia. Mas qual concreto ideal para se utilizar nesse sistema? Na construção civil uma das tecnologias com maior aplicação é o concreto, e por ser uma tecnologia muito utilizada ela também passa a ser bastante estudada. Durante todos esses estudos em buscas de inovações e melhorias foram encontradas diversas maneiras de se manusear o concreto, adquirindo benefícios e características diferentes. Uma dessas descobertas foi o concreto auto adensável (CAA), que tem por sua característica moldar-se em formas por conta propria e preencher todos os vazios sem nenhuma necessidade de vibração ou compactação externa, diferente do concreto convencional (CC), concreto comumente utilizado no dia-a-dia da construção civil. O CAA é uma tecnologia que se aplica muito bem nesse método construtivo, por ter como uma de suas propriedades a auto compactação. No presente trabalho foram realizados testes em laboratórios com o intuito de descobrir qual propõem mais benefícios e vantagens para esse tipo de aplicação. Com os testes realizados, foi constatado que o CAA apresenta mais benefícios, como sua trabalhabilidade, fluidez, alta resistência. Apesar de ter um custo elevado, por todos os benefícios citados ele acaba sendo mais viável, por conta da sua rapidez para concretagem, redução de mão de obra e equipamentos os custos acabam se equivalendo.
- Monografia / TCCEstudo dos impactos da integração da atual malha férrea sorocabana e análise de um novo traçado para a implementação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)(2023) Oliveira, Osvaldo Lima de; Silva, Wesley SantosA expansão desordenada das cidades, muitas vezes relacionada ao crescimento populacional e a falta de planejamento, tem aumentado o tráfego urbano de forma exponencial. Devido a isso, o tráfego de grandes cidades tem sido motivo de cuidado especial. A escolha do transporte individual é fator predominante para o congestionamento, grandes emissões de gases poluentes na atmosfera e consequentemente na qualidade de vida da população. A escolha por esse método de transporte pode ser explicada pela ineficiência do modelo público ou da precariedade dos transportes utilizados. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em várias cidades brasileiras, atrelado às linhas que garantam o fluxo e acessibilidade das pessoas, é um dos modos adequado para a mobilidade urbana, uma vez que menor quantidade de gases poluentes é emitida para a atmosfera e número de automóveis individuais reduzidos. Diante das condições, tanto de trânsito quanto da qualidade no transporte coletivo, utilizados hoje em Sorocaba e da rápida expansão industrial, constatou-se a necessidade de meios de transporte mais eficientes para atender as condições e estilo de vida rápido levado pela população e, para tanto, utilizar a já existente malha férrea, bem como a criação de novos traçados para a melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida dos habitantes. Propõe-se, portanto, analisar os possíveis impactos, tanto no viés da mobilidade quanto no ambiental e econômico, comparando condições atuais e futuras de Sorocaba às cidades que implantaram o VLT no seu sistema de tráfego coletivo. Constata-se que um modelo híbrido de mobilidade urbana, integrando o VLT aos modais já existentes na cidade de Sorocaba, trará um melhor escoamento do tráfego urbano, viabilidade econômica e qualidade de vida.
- Monografia / TCCUtilização de pneu como parte de agregado na elaboração de um protótipo de piso intertravado(2023) Teixeira, Isabella França; Teixeira, Larissa França; Aranda, Rafael Santana deEste estudo aborda a reutilização de pneus como uma solução ambientalmente amigável. A quantidade considerável de resíduos de pneus no Brasil, gerenciada por organizações como a Reciclanip, destaca a importância da sustentabilidade na construção civil. A pesquisa proposta visa avaliar a viabilidade do uso de pneus reciclados na composição de blocos de pavimento intertravado, com foco na resistência mecânica. Os objetivos incluem revisão bibliográfica, fabricação de blocos, ensaios de resistência e classificação dos materiais. A produção dos corpos de prova foi iniciada a partir do ensaio de peneiramento, necessário para definir a granulometria dos materiais de partida. Após este ensaio, foram montados corpos de prova para analisar a resistência mecânica de um piso contendo borracha de pneu em sua composição, seguindo a ABNT NBR 5738:2018. Foram testados inicialmente dois diferentes traços antes da moldagem, sendo o Traço 2 (1:0,25:0,50:0,25:0,47) o escolhido para os testes. Foram moldados dois corpos de prova para cada porcentagem de borracha adicionada (0%, 5%, 10%, 15%), substituindo o pó de pedra. A pesquisa visou analisar a substituição parcial de agregados por borracha de pneu inservível no concreto, comparando desempenhos. Usando o cimento CP V-ARI, além do concreto de referência. Aos 7 dias, 5% e 10% tiveram desempenho próximo ao padrão, enquanto 15% foram inferiores. Aos 14 dias, 5% e 10% atingiram resistência adequada, e aos 28 dias, todas ultrapassaram os 35 MPa, exceto 15%. A resistência diminui com substituições acima de 10%. O uso de borracha de pneu na produção de pisos intertravado mostrou-se viável e traz vantagens ambientais, mas desafios incluem custos elevados, falta de práticas comuns no Brasil e regulamentação.