Navegando por Assunto "Análise de conteúdo (Comunicação)"
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- DissertaçãoA ética e a verdade representadas nos vídeos sobre o metaverso presentes no YouTube(2024) Paiffer, Maikson Junior de OliveiraO Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI), do Programa de Pós-graduação em Educação, e o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura PPGCC, ambos da Universidade de Sorocaba (UNISO), discutiram, ao longo de 2023, como a ética e a verdade têm sido abordadas nas redes sociais. Essa discussão faz parte do projeto de pesquisa Projeto InternÉtica de I+D+i, subvencionado pelo MCINN espanhol (PID 2019-104689RB-I00) e o Projeto Internética_brasil, aprovado pelo CEP, com o parecer número: 5.408.576, em 14 de maio de 2022. A participação nas discussões do grupo levou-me a definir o tema e os procedimentos metodológicos da pesquisa que apresento aqui. Esta pesquisa aborda como a ética e a verdade são representadas nos vídeos presentes no YouTube. O Metaverso foi elencado como recorte deste estudo para compor as análises. As facilidades de acesso à informação e as produções digitais, podem gerar consequências negativas, plurais ou singulares para a sociedade, especialmente quando não há, no conteúdo, a devida consideração com a ética e a verdade. Diante desse contexto, surge a pergunta que esta pesquisa busca responder: como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube? O objetivo geral buscou compreender como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube. O Referencial Teórico é apresentado: a origem e o conceito de Metaverso, segundo Longo e Tavares (2022), Anderson e Rainie (2022) e Ullman (2023); o novo ecossistema, discutindo especialmente, a visão de um mundo que integra as novas tecnologias, como um novo ecossistema, segundo Di Felice (2020), Castells (2000); as questões relacionadas às gerações e à tecnologia, segundo Zanieli, Caldeira e Fonseca (2022), Huelsen (2017), Cavalcante Filho e Francisco (2022); a verdade, na visão de Moscovici (2010), e pós-verdade para Santaella (2018); e a ética, a partir de Vásquez (2010), Cortina e Martínez (2005). Os resultados destacam as pluralidades das representações e percepções sobre ética e verdade no contexto do Metaverso, proporcionando uma compreensão aprofundada desse cenário digital. A relevância deste estudo se dá a sua originalidade sem precedentes. Ao ser pioneira, essa abordagem contribuirá significativamente para uma compreensão mais abrangente desse novo universo virtual. Proporcionará conhecimentos relevantes sobre as percepções, representações e interações dos produtores de conteúdo no YouTube em relação ao Metaverso no ambiente digital das redes sociais, preenchendo uma lacuna significativa na compreensão desse universo virtual.
- DissertaçãoO potencial comunicativo/educativo do filme Freud além da alma(2018) Cuter, Paula Beatriz GalleraniA pesquisa tem como objeto de estudo o potencial comunicativo/educativo de filmes do subgênero biopic e é guiada pela questão: o conceito de inconsciente e suas manifestações tratado no filme Freud Além da Alma mantêm coerência de sentido com o proposto por Freud, em sua obra? O objetivo geral é compreender o potencial do filme mencionado para a disseminação de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino; são objetivos específicos explicitar o conceito de inconsciente e suas manifestações na perspectiva das teorias de Sigmund Freud; classificar o filme selecionado de acordo com o gênero e subgênero cinematográficos; identificar aproximações do conceito de inconsciente e suas manifestações no filme e aos desenvolvidos em obras específicas de Freud. Compõem a fundamentação teórica e metodológica as obras de Sigmund Freud, autores que tratam do cinema tais como Aumont e Marie (2013), Nogueira (2010) e Bardin (2016), para análise de conteúdo. A pesquisa é relevante para a comunicação por enfatizar a dimensão educativa do cinema, pois mostra que a categoria de filmes que conjuga biografia e drama, o biopic, pode contribuir para o ensino de conceitos científicos. Ao envolver a mídia cinema, bem como realizar análise fílmica, esta pesquisa é pertinente à Área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos.
- DissertaçãoO que é notícia?: WhatsApp na redação : uma análise da interação entre a equipe de jornalismo e o público do telejornal Manchetes Noticidade(2020) Gregório, RobertaAs ferramentas de mensagem instantânea estão cada vez mais presentes nas redações jornalísticas, sendo utilizadas pelos profissionais como forma de interagir com as fontes de informação e com o público. Observa-se que, entre os aplicativos e ferramentas mais utilizados no Brasil, o WhatsApp aparece como uma preferência. Busca-se, nesta pesquisa, compreender os possíveis impactos, provocados pelo uso do aplicativo de mensagens, no fazer jornalístico cotidiano no que diz respeito aos critérios de noticiabilidade. Como espaço de análise, optouse pelo telejornal regional Manchetes Noticidade, veiculado pela TV Sorocaba SBT, que possui um contato público de WhatsApp desde 2016. Questiona-se que mensagens recebidas por meio do WhatsApp podem mudar as pautas pré-estabelecidas. Para alcançar esse entendimento, lança-se mão da Análise de Conteúdo (AC), conforme Heloísa Golbspan Herszcovitz e Fonseca Junior. Na etapa quantitativa da AC, foram separadas as mensagens recebidas pela redação via WhatsApp durante duas semanas. O material foi categorizado de acordo com o perfil e o tema apresentados nas mensagens o que permitiu observar a recorrência de referências a um acontecimento específico relativo ao período da análise, a pandemia da Covid-19. A etapa qualitativa da AC permitiu inferir quais temas foram incorporados à pauta do telejornal e de que maneira a equipe responsável pela produção lida com as mensagens recebidas pelo aplicativo. Tendo em vista que a utilização dessas ferramentas tecnológicas é uma prática que se mostra irreversível no mercado jornalístico, compreender como esse processo se dá empiricamente parece relevante. Ao longo do percurso, observa-se que, embora as emissoras televisivas contem com esse recurso e a participação popular aconteça, em alguns momentos, a veiculação do material recebido pelos jornalistas ou a comunicação com a redação não acontece do modo esperado pelos telespectadores ou profissionais. Como suportes teóricos, a pesquisa se vale de Cremilda Medina para a reflexão sobre a prática jornalística, Mauro Wolf e Nelson Traquina para discutir os critérios de noticiabilidade, Raquel Recuero e Henry Jenkins para pensar o contexto das interações sociais mediadas por aparatos tecnológicos.