Navegando por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO cotidiano escolar e a sala de recuperação intensiva: "os MLK e as mina"(2016) Hoffmann, Soraya ChauarEsta dissertação trata-se de uma pesquisa-ensino realizada no cotidiano escolar de uma classe de Recuperação Intensiva (RI), em relação ao ensino de leitura e escrita na disciplina de Língua Portuguesa, desenvolvida durante o ano de 2015, com 17 alunos da 8ª série (9° ano-período vespertino), rede estadual de ensino no município de Tatuí/SP. A descoberta do interesse dos alunos em participar das aulas de Língua Portuguesa a partir de letras de músicas populares (Rap, Funk, Sertanejo) privilegiaram mediações com o projeto pedagógico Letras e Músicas; análise de diferentes gêneros textuais; redação e introdução à gramática. Para a coleta de informações foram utilizados: anotações diárias; avaliações formais do estado; avaliações em sala e observações regulares. Para a compreensão da relação sujeito e objeto nos processos de aprendizagem, os conceitos de Foucault foram fundamentais, pois considera-se a escola e seus agentes, como dispositivos de poder atuantes em uma sociedade, a qual defronta-se com múltiplas circunstâncias de poder existentes em uma sociedade disciplinar. As concepções de Bauman, quanto aos conflitos sociais como fatores expurgatórios da sociedade desprovida, também foram utilizados para aproximação do cotidiano escolar que cada aluno da Sala de RI. Percorre um caminho desconhecido, sob insegurança e medo. Nem sempre o cotidiano da escola é linear e ou obedece uma organização sem conflitos, mas para facilitar ao leitor, essa pesquisa é descrita em etapas: levantamento de necessidades; escolha, planejamento e execução do projeto; e análise dos resultados. De modo geral os resultados apontam uma melhora acadêmica dos alunos da sala de RI, principalmente no que refere a expressão pela escrita.
- DissertaçãoO ensino da matemática sob o olhar da teoria das inteligências múltiplas(2020) Baptista, Karen ReginaEste estudo tem como foco interpretar as práticas docentes por uma análise do ensino da Matemática sob o olhar da Teoria das Inteligências Múltiplas, proposto por Howard Gardner. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo. Tem como base a literatura recente sobre o processo de ensino e aprendizagem, sobre os princípios teóricos acerca das inteligências com ênfase na inteligência lógico-matemática, além dos estudos sobre o ensino da Matemática como área de conhecimento. Foi realizada em uma escola estadual na cidade de Boituva/SP e contou com a participação de seis professores que lecionaram essa disciplina para o 1.o ano do Ensino Médio em 2019. Foram usadas as técnicas de observações das aulas e entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Apoiando-se na Análise de Conteúdo, de Bardin, os dados coletados foram coligidos em relatórios das observações e transcrições das entrevistas. Em seguida houve uma redução, elencando as unidades de registro, agrupadas posteriormente em unidades de contexto, com as quais foram geradas duas categorias: - práticas de ensino e as questões de interação interpessoal nas aulas de Matemática; - entendimentos pedagógicos da Teoria das Inteligências Múltiplas. Ao analisar essas unidades, foi possível: - explicitar quais as concepções dos professores de Matemática em relação ao processo ensino/aprendizagem desta ciência; - verificar como os professores ensinam os conteúdos da Matemática; - averiguar quais caminhos percorrem, observando se aplicam sempre as mesmas rotas de aprendizagem; identificar se os procedimentos adotados se aproximam dos princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas; - interpretar as concepções de inteligência que os professores apresentam em seus discursos e ações durante as aulas. As reflexões serviram para compreender a influência da formação do professor em sua atuação pedagógica, o estado de conservadorismo em sua prática diante de novos métodos de ensino e, por conseguinte, suas resistências quanto às possíveis mudanças. Há, nesse sentido, necessidade de aperfeiçoamento que complemente a prática do professor para que ele encontre diferentes caminhos de ensinar, usando estratégias que possam estimular os potenciais de inteligência dos seus alunos, ao decorrer das aulas de Matemática. Na busca da superação de práticas reprodutivista através da elaboração e da aplicação de situações-problema, o professor poderá proporcionar meios que facilitem a aprendizagem do aluno e favoreçam o amadurecimento da sua cognição e, consequentemente, do seu raciocínio.
- DissertaçãoUm olhar sobre a inteligência humana manifestada no cotidiano escolar(2018) Silva, Yara Machado daEste estudo tem como objetivo compreender as concepções e as manifestações da Inteligência Humana em suas diversas possibilidades de expressão, associando-as às rotas de acesso ao conhecimento disponibilizadas aos estudantes no ato de ensinar. Fruto da observação da prática da pesquisadora diante da dificuldade de aprendizagem dos estudantes em determinadas áreas do conhecimento e da discrepância entre as diferentes habilidades cognitivas, foi realizado um estudo qualitativo exploratório em uma escola pública de Sorocaba com estudantes, professores, estagiários e gestores de uma turma do Ciclo I do Ensino Fundamental, tendo como principal referencial teórico a Teoria das Inteligência Múltiplas (GARDNER, 1994, 2000). A pesquisa de campo, – observações das aulas e dos conselhos de classe e entrevistas semiestruturadas com todos os envolvidos com a turma – visaram compreender as concepções que esses sujeitos têm acerca do tema abordado, além de identificar possíveis estimulações dos potenciais das crianças. Todas as observações foram descritas detalhadamente e as entrevistas transcritas na íntegra. O método de análise dos dados seguiu três grandes momentos: descrição dos dados, redução e interpretação das informações obtidas, pautando a análise de dados na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), ou Grounded Theory (GT), pela qual foi possível explorar as diferentes dinâmicas do contexto investigado. A partir da análise, foram geradas: na codificação aberta, 91 subcategorias; na codificação axial, 13 categorias; e na codificação seletiva, 3 grandes categorias, e a partir daí a teoria fundamentada nos dados, no final do estudo. Os resultados mostram que o depoimento dos professores, dos estagiários e dos gestores, em muitos momentos, permeiam as concepções presentes na Teoria das Inteligências Múltiplas, mas, ao confrontá-los com os relatórios desenvolvidos durante as observações, percebe-se que essa visão é pouco contemplada durante as práticas pedagógicas desenvolvidas. Falta-lhes a compreensão de que as múltiplas inteligências podem ser abordadas como um caminho para os conteúdos a serem desenvolvidos. Um conhecimento profundo da teoria e das possibilidades para sua inserção nas práticas pedagógicas seria uma estratégia eficiente para o progresso do sistema de ensino investigado. A expectativa de que a Teoria das Inteligências Múltiplas subsidie a elaboração de novas práticas pedagógicas motiva a continuação dos estudos e a divulgação entre os agentes presentes na escola atual, buscando cada vez mais a compreensão e a valorização da manifestação da Inteligência Humana no cotidiano escolar.