Navegando por Assunto "Comunicação de massa - Aspectos sociais"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA representação do malandro em "A grande família": das relações ideológicas e culturais à comunicação de massa(2008) Silva, Silvio CésarEsse trabalho teve por objetivo analisar a representação da malandragem na personagem Agostinho de “A grande família. Buscando fundamento teórico interdisciplinar – que passou pela sociologia, antropologia, teoria da literatura – com a finalidade de resolver uma questão de interesse da comunicação e estudos da cultura, examinamos as principais características que compõem a personagem bem como o que há de ideológico na maneira pela qual essa é representada. O corpus consistiu em episódios da série transmitidos pela televisão, além de textos e fotografias disponíveis no site oficial do programa. A análise foi realizada em duas fases distintas. A primeira consistiu em uma pré-análise em que buscamos as principais características da personagem no material disponível no site do seriado bem como em diversos episódios da série. Utilizando os resultados da pré-análise como pano de fundo, examinamos o conteúdo de dois episódios da temporada de 2007 a fim de verificar o modo pelo qual a personagem era representada e o que havia de ideológico nessa representação. Alicerçada no aporte teórico que compôs o trabalho, a análise revelou que, ao ser retratada como possuidora de uma malandragem ineficiente e burlesca, a personagem mostra-se, na verdade, como uma caricatura de malandro, o que a leva a perder a criticidade que esse tipo de personagem pode conter, coadunando-se, assim, com a ideologia do capitalismo-tardio.
- TeseAs ondas de rádio e suas regiões midiáticas: as práticas econômico políticas de apropriação dos sinais de radiofrequência no Brasil(2023) Gonçalves, Julio CesarElaborada na Linha de Pesquisa 2, Mídias e Práticas Socioculturais, do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, esta é uma pesquisa empírica e teórica cujo tema é a utilização da radiofrequência do espectro eletromagnético na transmissão dos sinais das emissoras de rádio e TV abertas e gratuitas. A hipótese testada, e confirmada na pesquisa, é a de que a forma de utilização desse recurso natural, a radiofrequência (RF), configura regiões midiáticas definidas pela produção, distribuição e consumo de bens simbólicos no contexto da indústria da comunicação. Dessa forma, o objetivo geral buscou demonstrar a criação de regiões midiáticas, pela distribuição dos sinais de RF e os objetivos específicos tiveram como proposta (1) demonstrar como a RF demarca o território e (2) especificar o papel da indústria da comunicação na regionalização midiática. A pesquisa tem como embasamento teórico o conceito de território de Milton Santos (2001, 2006, 2014), a teoria social da mídia, de John Thompson (1998, 2018) e a regionalização midiáticas no Brasil, de Sonia Aguiar (2016). Recorre-se à análise documental como metodologia, com consultas a fontes primárias e secundárias, e a uma revisão bibliográfica envolvendo, além da Comunicação, áreas de conhecimento como Geografia, Sociologia e Física. E uma das conclusões a que se chegou é que o espectro eletromagnético perdeu seu valor de uso e passou a ter valor de troca para atender à expansão do capitalismo neoliberal. A pesquisa se enquadra na linha de estudo da Economia Política da Comunicação e espera contribuir com o despertar de mais interesse pela inclusão de aspectos relacionados à infraestrutura nos debates sobre a democratização das comunicações no Brasil.
- DissertaçãoComunicação do medo: os ataques do PCC(2009) Couto, Cyro Augusto PachicoskiO objetivo deste trabalho é discutir a disseminação do medo por meio da comunicação, ao propor uma discutição sobre os ataques do Primeiro Comando da Capital – PCC, no mês de maio de 2006, como fenômeno midiático. Para tanto, buscou-se analisar nos dias de hoje, que o crime organizado está associado de maneira ordenada a um contexto em que sobreviver confunde-se com consumir e, juntos constroem certa subjetividade enfatizadas em modelos propostos pela indústria cultural e pelos meios de comunicação massiva. Objetiva-se ainda avaliar e aprofundar o levantamento da literatura especializada, visando destacar as principais correntes do pensamento sobre o tema, além de expor as teorias vigentes, pesquisar e analisar os resultados encontrados no advento da violência praticada pelo crime organizado, ora confundida com ataques terroristas, encontrando assim espaço ideal na mídia para uma divulgação intensa. Inevitavelmente, realizou-se uma pesquisa de profundidade com cinco representantes da sociedade que vivenciaram o período dos ataques, possibilitando verificar em suas práticas e falas, novos padrões de necessidades e desejos vinculados por meio da violência, ou seja, novos padrões de relações humanas.
- DissertaçãoComunicação e cultura de massa nos shopping centers: uma cidade dentro da cidade(2009) Santos, Robson José dosEsta dissertação tem como objetivo propor uma reflexão sobre o Shopping Center ser muito além do que mero consumo, condição esta, diferenciada, já que há diversas pesquisas realizadas nessa área, abrangendo o empreendimento de forma comercial, puramente capitalista. O Capitalismo centrado no lucro, na atividade de compra e de venda que culmina em resultados. Todavia, essa evidência que o centro comercial, como são chamados os „Shopping Centers‟, encontra-se muito mais do que a condição financeira vivida pelo mundo capitalista, é o despertar dessa pesquisa. Os Shopping Centers podem, em seu contexto geral de atividade, também propiciar ao homem, diversos movimentos no campo social, integrando-o em sociedade, cuja comunicação e cultura são alicerces à vocação desse objeto. Os empreendimentos são identificados como pontos de entretenimento, lazer, segurança e informação que tratam das bases fundamentais desta pesquisa. A análise deste trabalho retrata a história da cultura e suas influências nas mais diversas óticas com autores e estudiosos do tema. Isto posto, o tema Shopping Center como uma cidade e, em volta dela, a sociedade, traz em voga, neste tipo de empreendimento, não somente consumo – o poder da mercadoria e a troca – mas, também, faz com que indivíduos convivam em seu entorno e, sobre ele, no desenvolvimento sociocultural e econômico da própria cidade.Justamente nessa ponderação, necessária se faz, por que, um Shopping Center também fomenta cultura e como ele se relaciona no próprio desenvolvimento pessoal e coletivo. Um Shopping Center é um centro de entretenimento, lazer, cultura e como objetivo principal, não deixa de ser um empreendimento capitalista, atento às oportunidades de negócios e respectiva lucratividade. A pesquisa, ao longo de seu caminho, deve responder à indagação inicial enveredada na teoria da cultura e da comunicação, na formação da cidade até aos dias atuais, bem como, da teoria do consumo, pois, juntas, buscam representar o conteúdo proposto. E atingir a esse objetivo, já será uma motivação para novas pesquisas, sendo essa primeira de um início de um processo natural a ser aprimorado no tempo.
- DissertaçãoDesenho animado: entretenimento, ideologia e comunicação de massa(2012) Lamas, Cristiane GiglioO sucesso do desenho animado deve-se muito não apenas à técnica de reprodução do movimento ou à sua primorosa produção, mas, principalmente, às características peculiares que a narrativa possui em captar a atenção do receptor e levá-lo a um estado de distração. Falar de desenho animado é levar em consideração que o desenho foi a primeira linguagem do homem e deu origem às relações sociais. A animação, por estar atrelada à publicidade, uma vez que grande parte dos personagens dos desenhos animados teve sua imagem licenciada, tornou-se uma grande disseminadora de ideologia, por meio do medo e da violência presente em suas narrativas. A proposta a seguir apresenta o desenho animado como responsável também pela construção de valores na sociedade e a disseminação de ideologia por meio do entretenimento.
- DissertaçãoDo bife ao infinito: relações de consumo da revista Cláudia(2010) Fregni, Carla PatriciaA revista Claudia é um veículo de comunicação, um bem simbólico e um produto de mercado. O consumo está presente em todas essas instâncias. Consumir essa revista é vivenciar fruições por meio de processos de significação. A relação da leitora com o consumo é firmada em mediações simbólicas em que mercadorias se traduzem em sensações; pessoas se transformam em produtos; necessidades dão lugar a desejos; o ato de comprar se torna um instrumento para construir a própria identidade. O consumo, na revista Claudia, pode ser visto como o centro de convergência dos interesses da leitora, do anunciante e, por conseqüente missão, do próprio editor que deve atender às expectativas de leitura de sua audiência e estabelecer a viabilidade para a publicação de anúncios nas páginas da revista. O método de pesquisa utilizado se deu pela análise do conteúdo redacional e publicitário das edições impressas e do website dessa revista durante o período de 2009 a 2010. Neste trabalho, as relações com o consumo estão muito mais embasadas na análise dos signos do que na análise econômica; mais voltadas a Barthes do que a Marx; mais atreladas à idéia do poder da agência humana do que à idéia de alienação e domínio do homem. É inegável que as seduções do consumo podem levar uma sociedade ao efêmero, à opressão e ao agravamento das diferenças de classes. Igualmente inegável é que signos do consumo, muitas vezes, se configuram como instrumentos para a comunicação social. As reflexões suscitadas nesta dissertação não convidam ao julgamento do caráter do consumo, mas, sugerem contemplá-lo por meio de alguns signos apresentados pela revista Claudia.
- DissertaçãoFotojornalismo: as representações de morte de Fidel e Mandela para além da noção de sociedade do espetáculo(2020) Schian, Rodolfo MedeirosEste estudo aborda a imagem fotojornalística em perspectiva transdisciplinar, dialogando com as áreas da história, geografia, sociologia, antropologia e política. Seu objetivo é o de propor a análise crítica da fotografia como objeto dotado de informações e significações, sendo um artefato histórico, científico e memorialístico. Neste percurso iremos tangenciar as questões: Toda a sociedade é um grande Espetáculo, vivemos em um mundo fabricado através de imagens? Como ir além da sociedade do espetáculo? Como as imagens fotográficas são utilizadas na sociedade contemporânea? Compreendendo a fotografia como um fenômeno social e cultural. No plano epistemológico, pontua a utilização da fotografia como ferramenta/técnica que permite a produção de conhecimento na vida cotidiana. Do ponto de vista teórico fundamenta-se em três eixos: o primeiro é a compreensão da imagem fotográfica como meio (BELTING, 2014); o segundo baseia-se na compreensão da fotografia como um fenômeno social (MARTINS, 2008); finalmente, ancora-se na utilização espetacular das imagens fotográficas (DEBORD, 1977). O método de análise empregado foi a abordagem heurística e fenomenológica de Boris Kossoy (2001/2009), com o intuito de 1) demonstrar as noções de primeira e segunda realidades; 2) ressaltar os aspectos memorialísticos e como artefato histórico e científico da fotografia. O corpus do trabalho consiste na fotografia intitulada “O encontro solene fúnebre das duas bandeiras”. Ela foi selecionada a partir da triagem de 92 imagens feitas pela fotojornalista cubana Irene Perez sobre Fidel Castro (1926-2016) e de um banco de dados de 83 fotografias de Fidel Castro e 237 fotografias sobre Nelson Mandela (1918-2013) – ambas registrando as imagens fúnebres e relacionadas, tendo como assunto as homenagens realizadas pela população para estes líderes políticos. Os resultados da análise demonstram que o nível da primeira realidade mostra a captação aparentemente objetiva do funeral, isto é, o registro histórico do objeto/assunto. Já o nível da segunda realidade, simbólica e, portanto, subjetiva, evidencia a percepção de que existem múltiplas significações ligadas a percepção imagética, que no caso são ideológicas. Pesquisas futuras poderão investigar a possibilidade de apreensão de uma terceira realidade, que transcenda a espetacularização das imagens fotográficas e da própria sociedade do espetáculo.
- DissertaçãoJornalismo e espetáculo: uma análise das manchetes de capa e das notícias do dia do jornal popular Super Notícia(2020) Lucchesi, Jennifer SilvaA pesquisa propõe uma reflexão sobre Jornalismo e Espetáculo. A partir da pergunta Como o espetáculo se manifesta na produção noticiosa do jornal popular Super Notícia?, o objetivo geral da dissertação é o de reconhecer a presença e a representatividade do espetáculo nas manchetes de capa e nas notícias do dia do jornal popular Super Notícia a fim de se compreender a produção noticiosa do veículo em estudo. Para isso, delineiam-se os objetivos específicos de refletir sobre os conceitos de Jornalismo e de Espetáculo; identificar, a partir do Super Notícia, as características que o espetáculo assume na produção de um jornal popular na contemporaneidade, demonstrando se ele se manifesta pelo fait divers, pelo grotesco midiático, pelo empobrecimento da função mediadora/reflexiva do jornalismo e/ou de outra forma; verificar se as características do infotenimento presentes no jornalismo popular auxiliam na contextualização da informação ou aproximam-na da espetacularização no sentido debordiano; e, por fim, indicar os valores-notícia que mais se destacam no Super Notícia, comparando os valores-notícia tradicionais com os propostos por Roland Barthes no fait divers, assim como identificar quais são as fontes de informação que aparecem na produção noticiosa do jornal e suas formas de participação. Com o propósito de se alcançar os objetivos, adota-se a análise de conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (2004) como a metodologia desse estudo. O recorte da pesquisa contempla os conteúdos que se tornam manchetes de capa e os identificados, na página interna, como a “Notícia do Dia”. Entre os autores que embasam as discussões teóricas, destacam-se Jorge Pedro Sousa, Marialva Barbosa e Márcia Franz Amaral para a construção do jornalismo popular; Cremilda Medina contribui para se pensar a atividade jornalística em suas premissas, técnicas e potencialidades; Fábia Angélica Dejavite e Carlysângela Silva Falcão fundamentam o conceito de infotenimento; Roland Barthes oferece subsídios para o entendimento da estrutura do fait divers, enquanto Guy Debord é o autor chave para se compreender a espetacularização da informação. Os resultados da análise evidenciam a relação do espetáculo no Super Notícia com os elementos que não têm o propósito de contribuir para a compreensão política, econômica, social e cultural da realidade. Neste contexto em que se apresentam a personalização extrema dos fatos, a dramatização, a estrutura do fait divers bem como o predomínio de assuntos envolvendo conflitos sociais, elimina-se a possibilidade de diálogo entre o jornalista, o contexto social e o leitor. A relevância desse trabalho está em propiciar reflexões acerca da produção jornalística em um veículo popular.
- DissertaçãoNarrativas e jornalismo: um estudo sobre as práticas jornalisticas da TV Votorantim (TVV)(2017) Domingues, Erica AparecidaEsta pesquisa tem como tema o jornalismo, sob a perspectiva das narrativas midiáticas. Como corpus, avalia-se uma seleção de matérias veiculadas pela TVV (TV Votorantim), canal a cabo da cidade de Votorantim/SP. Parte-se do referencial teórico e metodológico das narrativas (BENJAMIN, SILVA, MARTINEZ), da comunicação comunitária (PERUZZO) e do jornalismo público (MORAES, LIMA e MOTA, IRIARTE), entre outros autores. O objetivo geral do trabalho é discutir como se caracterizam as narrativas jornalísticas veiculadas pela TVV. Como objetivo específico, procura-se identificar elementos que indiciam a prática de um jornalismo comunitário, público e local. Adota-se como percurso metodológico a revisão de literatura, buscando-se uma revisão dos conceitos de TV comunitária, jornalismo público e local. É utilizada, ainda, a análise de narrativas. A conclusão deste trabalho é a de que a TVV se utiliza de narrativas jornalísticas que combinam elementos comunitários, públicos e locais, ao atender as demandas da população naquilo que afeta diretamente seu cotidiano, inserindo a comunidade como participante direta de seus processos de comunicação.
- DissertaçãoTelejornal diário: cultura contemporânea e televisão pública(2008) Martins, Ana CláudiaO objetivo de nossa pesquisa é analisar a instauração do jornalismo televisivo na TV pública brasileira – a TV Cultura de São Paulo – na década de 70 e o modo segundo a qual ele produziu uma determinada ineficácia política. Trata-se de discutir o conceito de espaço público no mundo da informação e a maneira como ele se exerceu no jornal da TV Cultura. Com isso, pretende-se melhor compreender os conceitos básicos da produção e da construção da notícia televisiva e suas implicações no imaginário social contemporâneo. Assim, finalizamos esta pesquisa com uma crítica a atual cultura de massa que, através da tecnologia e da passividade do receptor, consegue manter a ausência do pensamento autônomo.
- DissertaçãoViola minha viola: sons, gestos, comunicação e cultura(2010) Arruda, Paulo Rogério deO processo de migração que introduziu o homem rural ao meio urbano, promovido pela industrialização do século XX, estabeleceu novas formas de relacionamento e percepção deste homem com a sua própria cultura. A complexidade da cultura caipira, devido sua origem mestiça, associada ao desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, promoveu a difusão dessa cultura. Por meio da música, a dualidade campo/cidade revelou-se conflitante, pois contendo todos os lugares, contém também suas ausências. Ausência de uma natureza rural idealizada, “pura”. Ao ser mediada pela televisão, especificamente no Viola Minha Viola, da TV Cultura, a cultura caipira faz-se um espaço complexo. Espaço de resistência e de mediação da música caipira de raiz para as antigas e as novas gerações. Além disso, a televisão é um espaço que sofre interferências de outras formas de cultura, o que impede uma origem pura de uma cultura que já nasceu híbrida, como é o caso da cultura caipira.
- DissertaçãoViolência contra a mulher, políticas públicas e telenovela: intersecções possíveis : o caso Fina Estampa(2013) Silva, Regina Cardoso daA violência contra a mulher constitui-se em um grave problema social. Para que seja mais bem entendida, deve ser vista sob a perspectiva de gênero, que elucida uma forma de opressão e crueldade estruturalmente construída nas relações entre homens e mulheres ao longo da história, na grande maioria dos países, reproduzida no cotidiano e subjetivamente assumida nas diferentes classes sociais, raças, etnias e faixas etárias (MINAYO, 2006, p.93). O presente estudo, no campo da Comunicação e Cultura, tem por objetivo contextualizar a violência contra a mulher, hoje entendida como um problema de saúde pública, bem como conhecer de que forma os produtos culturais, e nesse caso em especial, a telenovela, tem se colocado em relação a este fenômeno. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, que tem por referência teórica primordialmente os Estudos Culturais, pesquisa em documentos oficiais da Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres e de Organizações não Governamentais, estudos desenvolvidos por pesquisadoras feministas e marcos referenciais nacionais e internacionais relativos à violência contra a mulher. A partir desse referencial, abordou-se a telenovela Fina Estampa da Rede Globo de Televisão, observando-se as representações feitas da violência contra a mulher, de suas circunstâncias e consequências, bem como a interação entre os produtores culturais envolvidos nessa obra e os agentes do Estado, promotores de políticas públicas de enfrentamento a essa forma de violência.