Navegando por Assunto "Comunicação de massa e cultura"
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- DissertaçãoA produção de sentido da transexualidade na telenovela A força do querer: uma análise comunicacional a partir do circuito da cultura(2018) Mattos, GeorgiaEsta pesquisa tem como tema a transexualidade na telenovela A Força do Querer da Rede Globo, guiada pelo questionamento: quais são os sentidos produzidos por esta telenovela sobre a transexualidade? Assim, o objetivo principal deste estudo é entender a representação da transexualidade na telenovela e, para isso, nossos objetivos específicos consistem em entender as relações de gênero e seus desdobramentos para a experiência transexual; discutir sobre o papel da telenovela na cultura brasileira; e entender os sentidos produzidos a partir da representação e do discurso por esta telenovela sobre a transexualidade. Para alcançar tais objetivos, utilizamos o instrumento analítico do Circuito da Cultura, desenvolvido por Paul du Gay et al. (1997), que identificam cinco processos distintos – produção, representação, identidade, regulação e consumo – na construção dos sentidos e dos significados que permeiam as práticas sociais. A partir desses cinco eixos respectivamente, estudamos o modo como a autora da telenovela, Glória Perez, produz suas narrativas, com base no conceito de “autormodelo” de Umberto Eco (1994, 2005) e, assim, analisamos a estrutura narrativa da telenovela segundo o esquema narrativo proposto por Todorov (2011) e Gancho (2006). Nos eixos seguintes, analisamos o discurso da telenovela sob as bases teóricas dos estudos de gênero de Judith Butler (2003) e dos estudos sobre a transexualidade de Berenice Bento (2006), para então, identificarmos os significados atribuídos na representação da telenovela sobre as relações de gênero e a transexualidade, e perceber, dessa forma, que identidade transexual a telenovela construiu. No eixo regulação, traçamos os programas da emissora que abordaram a questão da transexualidade, como uma maneira regulatória de reforçar o discurso sobre a transexualidade. E, por último, observamos os índices de audiência que a telenovela alcançou. Concluímos que a telenovela é um produto midiático importante para o entendimento das questões socioculturais do nosso país, possibilitando refletir sobre a transexualidade e questões LGBT. Apesar de construir uma identidade transexual dentro de um enquadramento estereotipado, o discurso da telenovela se coloca favorável às diferenças identitárias, outrora, excluídas desse mesmo espaço representacional.
- DissertaçãoCinema e imaginário: fragmentos de lembranças(2009) Solla, Ana Maria FidelisEm nossa pesquisa, colocamos as Literaturas junto às outras representações visuais – Teatro, Cinema e Televisão - considerando a todos como meios imagéticos de comunicação, por fazerem uso da Figura como forma de expressão. Este estudo, entre outros objetivos, busca verificar a influência do cinema sobre a formação do imaginário de seus espectadores. Para tanto, voltamos nossa atenção para um grupo restrito de integrantes do CineClube da Terceira Idade da UNISO “Maria José Sodré”, pessoas que testemunharam o processo de consolidação do cinema como grande indústria cultural. Para esta investigação, a metodologia aplicada foi a coleta de depoimentos orais, processo individual de parcela que compõe o todo coletivo. O contato com as lembranças, nas falas dos depoentes, possibilitou o acesso às suas memórias, presentificando, assim, o passado. Pretendemos mostrar, ainda, o cinema como instrumento de fascínio, ilusão e prazer visual, bem como a identificação do cinema como fonte inspiradora de hábitos, costumes e comportamentos.
- DissertaçãoFolkcomunicação e o desafio do Cururu no Médio Tietê(2019) Rodrigues, Luiz CarlosEste trabalho tem como tema o Desafio de Cururu - repente caipira desenvolvido na região do Médio Tietê (SP), na qual se insere a cidade de Sorocaba. Originário das Festas do Divino, esse movimento de produção artística artesanal caracteriza-se pelo ambiente masculino e corporativo, com reduzidos espaços de apresentação, cujas disputas internas dificultam a renovação de seus membros, além de impedirem a participação de mulheres como protagonistas. O propósito do trabalho consiste em apresentar esses entraves que distinguem tal produção artística a partir do caminho percorrido pelas líderes comunicacionais e cantadoras, Ana Sueli Gardiano e Aparecida Lucas Carvalho, que conseguiram adentrar neste espaço patriarcal. A metodologia adotada nessa empreita inclui a sistematização de experiências acrescida de folkcomunicação, hibridismo cultural, ativismo midiático e o antagonismo ao sincretismo teórico como ferramenta de provocação aos órgãos públicos para valorização das suas práticas socioculturais. As teorias, decorrentes deste trabalho, amalgamadas ao ativismo proporcionaram mudanças nos processos comunicacionais e no relacionamento do poder público de Sorocaba e de outras cidades da região, contribuindo, desta forma, para a valorização cultural da região do Médio Tietê (SP).
- DissertaçãoMediações poéticas em cena: o jornalismo cultural na revista Bravo!(2012) Barelli, Kátia PensaEsta pesquisa busca abordar o jornalismo cultural praticado pela Revista Bravo!, publicação da Editora Abril especializada no gênero, a fim de estabelecer alguns pontos de reflexão sobre a relação que se dá entre o texto artístico em si, o texto do jornalismo cultural e o leitor e/ou espectador. Para tanto, pretende-se compreender o jornalismo cultural praticado pela revista a partir de um contexto da comunicação e da cultura, em que a publicação integra um universo simbólico e uma semiosfera, em diálogo com ambientes comunicacionais diversos que se interrelacionam, tendo como base as teorias de autores como Ivan Bystrina, Iuri Lotman, Norval Baitello Júnior e Edgar Morin, entre outros. Inicialmente, com o objetivo de compreender o lugar do jornalismo cultural nos dias atuais, desenvolve-se um histórico desde o seu surgimento, bem como uma revisão de literatura que abarca o tema. Em seguida, são realizadas análises da sessão que trata de Artes Cênicas a partir de seis edições da revista Bravo!, cujo objetivo é sistematizar algumas reflexões sobre o assunto a partir de uma produção atual, que passa por reportagens, crônicas e críticas. Finalmente, com base nas avaliações realizadas e nos autores estudados, destacam-se alguns modelos e características de textos que se aproximam do leitor e/ou espectador a fim de desenvolver uma mediação poética entre a peça de teatro e a plateia, no sentido de propor ao leitor olhares e sentidos diversos, porém sempre em diálogo com os questionamentos e sensações que a obra de arte promove naqueles que a contemplam. Ressalta-se, como resultado, a importância de jornalistas capacitados e sensíveis para o mundo poético, pois a comunicação proposta passa pelos corpos dos atores / bailarinos dos espetáculos, dos espectadores, do mediador representado aqui por um jornalista, até chegar aos corpos dos leitores, por meio do suporte da revista impressa. Por fim, considera-se que a revista produz um jornalismo cultural ousado e que alguns textos primam pelo poético e pela humanização de seus personagens, fatores que contribuem na formação de um público crítico e sensível às complexidades do mundo da cultura e das artes.
- DissertaçãoMídias digitais e cultura caipira: um estudo nas festas de São Luiz do Paraitinga(2023) Schwab, MatheusEsta pesquisa tem como tema a relação entre cultura popular e as mídias digitais, guiada pelo questionamento: de que forma a cultura caipira apropria-se das mídias digitais? Como objeto de estudo, focou-se na relação entre as mídias digitais, principalmente os smartphones, e as festas realizadas na cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Trata-se de uma cidade festiva e reconhecida como um reduto caipira. Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar e compreender os sentidos presentes no uso das mídias digitais pelos caipiras presentes nas festas populares. Para isso, os objetivos específicos consistem em: evidenciar o caráter dinâmico da Cultura Caipira; identificar quais manifestações da Cultura Caipira podem ser encontradas em São Luiz do Paraitinga; identificar situações em que as mídias digitais se relacionam com a cultura caipira durante as festas populares de São Luiz do Paraitinga e de que forma elas produzem novos sentidos comunicacionais. O referencial teórico foi composto por: Néstor García Canclini e o conceito de Hibridação Cultural; Luiz Beltrão e a teoria da Folkcomunicação; Antônio Candido e seu estudo nas comunidades caipiras e Roberto DaMatta e seus conceitos em torno dos rituais. Após a realização de uma revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa etnográfica contemplando oito festas e duas apresentações artísticas entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2022. Foram identificadas uma série de situações e exemplos em que as mídias digitais estiveram presentes durante as festas caipiras. Concluiu-se que há um atravessamento das mídias digitais sobre as festas. Isto incide na necessidade dos envolvidos com as festas realizarem uma série de adaptações em suas práticas sociais. Para isso, práticas distintas são recombinadas e é nesta etapa que ocorrem as apropriações. A recombinação e as apropriações geram novas práticas e estruturas que coexistem com as antigas. Por fim, esta operação tem como consequência a ampliação, tanto dos meios digitais, quanto das festas.
- DissertaçãoViola minha viola: sons, gestos, comunicação e cultura(2010) Arruda, Paulo Rogério deO processo de migração que introduziu o homem rural ao meio urbano, promovido pela industrialização do século XX, estabeleceu novas formas de relacionamento e percepção deste homem com a sua própria cultura. A complexidade da cultura caipira, devido sua origem mestiça, associada ao desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, promoveu a difusão dessa cultura. Por meio da música, a dualidade campo/cidade revelou-se conflitante, pois contendo todos os lugares, contém também suas ausências. Ausência de uma natureza rural idealizada, “pura”. Ao ser mediada pela televisão, especificamente no Viola Minha Viola, da TV Cultura, a cultura caipira faz-se um espaço complexo. Espaço de resistência e de mediação da música caipira de raiz para as antigas e as novas gerações. Além disso, a televisão é um espaço que sofre interferências de outras formas de cultura, o que impede uma origem pura de uma cultura que já nasceu híbrida, como é o caso da cultura caipira.