Navegando por Assunto "Comunicação de massa e educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCompetências midiáticas na formação de professores: um estudo de campo em Sorocaba(2019) Kaam, Tágides Renata de MelloEste estudo foi desenvolvido dentro dos pressupostos de uma pesquisa de natureza qualitativa. O projeto de pesquisa empregado objetivou a busca da compreensão do trabalho com a competência midiática na formação de professores, especificamente no curso de Pedagogia. Pretendeu-se conhecer como os docentes fazem uso das mídias em suas práticas em sala de aula e identificar a visão que os docentes possuem a respeito das questões que envolvem as mídias nos contextos educacionais de formação de professores. A pesquisa de campo foi realizada com base em relatos de professores que ministram disciplinas voltadas para o estudo das mídias e TIC em cursos de Pedagogia e as disciplinas relacionadas às Metodologias de Ensino, oferecidos por três universidades da cidade de Sorocaba-SP e região, sendo uma pública, uma privada e uma comunitária. Os dados foram analisados segundo orientações da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por meio das categorias levantadas na interpretação das análises, compreendemos que a competência midiática está sendo desenvolvida nos cursos investigados através de: análise crítica de documentos e produtos midiáticos; instrumentalização de aparelhos e recursos midiáticos, e através do emprego de produtos audiovisuais como filmes, documentários e vídeos. Dentre os resultados da investigação destacam-se a carência de infraestrutura necessária nas instituições de ensino superior, seja de equipamentos ou redes de internet, que gera impactos na maneira como o professor atua em sala de aula. Por outro lado, a presença da formação para a leitura crítica das mídias foi ressaltada em diversos momentos no trabalho dos docentes. Os professores que participaram da pesquisa reconhecem e buscam desenvolver ações que envolvam a mídia, isto é, empregam as mídias nos processos educacionais, entretanto, desconhecem o que é competência midiática e as aplicam muito mais como ferramentas/recursos pedagógicos, do que com a intenção de trabalhar com os discentes as dimensões que estão envolvidas em um trabalho efetivo com as mídias. Porém, para assegurar que os processos educacionais empreguem efetivamente as mídias, é necessário mais que utilizá-las instrumentalmente em sala de aula, garantindo um lugar na Educação onde haja a articulação entre as dimensões propostas por Ferrés (2007).
- DissertaçãoComunicação e educação: mediações e ferramentas midiáticas educomunicativas(2013) Bastida, Régis DomingosCom a convergência entre informática e os meios de comunicação, na sociedade, novos caminhos foram sendo construídos e modelos de interação foram adotados pela cultura social. É inevitável a migração para base da educação. Como esse processo não foi local, seu desenvolvimento foi mundial, tendo a sincronicidade como linha motivadora. O choque foi inevitável, com o sistema tradicional pedagógico e seus impasses que duram séculos, mas a morosidade na absorção e aplicação de inovações, causou uma ruptura gigantesca, onde o aluno tem maior capacidade de interação, ao ponto de ensinar seus professores como utilizar várias ferramentas comunicacionais, atualmente usados por milhões de pessoas. Para atender essa demanda, muitos docentes que sentem a necessidade de interagir com seus alunos, iniciam uma maratona para motivar a vontade de aprender de seus alunos. Desse cenário nasce o modelo de novas práticas e conceitos, a educomunicação, que tem na sua essência trabalhar a diferença entre o transmitir a informação, usualmente atribuído aos multimeios, com a capacidade de mediação, desenvolvida pelo docente que passa a verdadeira intencionalidade que é a de mediar o saber e dispor o conhecimento, sem deixar de valorizar o principal e único personagem desse ato, o professor que, nesse novo horizonte, passa a ser um educomunicador. Esse educomunicador tem a tarefa de unir a educação e a comunicação para o que deve ser seus propósitos ordinários e primários, o ensinar e o de mediar o conhecimento. Nesse trabalho, procuro demonstrar uma nova fase do professor e sua indispensável presença no cenário contemporâneo da pedagogia e da comunicação.