Navegando por Assunto "Cultura popular"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoFolkcomunicação e o desafio do Cururu no Médio Tietê(2019) Rodrigues, Luiz CarlosEste trabalho tem como tema o Desafio de Cururu - repente caipira desenvolvido na região do Médio Tietê (SP), na qual se insere a cidade de Sorocaba. Originário das Festas do Divino, esse movimento de produção artística artesanal caracteriza-se pelo ambiente masculino e corporativo, com reduzidos espaços de apresentação, cujas disputas internas dificultam a renovação de seus membros, além de impedirem a participação de mulheres como protagonistas. O propósito do trabalho consiste em apresentar esses entraves que distinguem tal produção artística a partir do caminho percorrido pelas líderes comunicacionais e cantadoras, Ana Sueli Gardiano e Aparecida Lucas Carvalho, que conseguiram adentrar neste espaço patriarcal. A metodologia adotada nessa empreita inclui a sistematização de experiências acrescida de folkcomunicação, hibridismo cultural, ativismo midiático e o antagonismo ao sincretismo teórico como ferramenta de provocação aos órgãos públicos para valorização das suas práticas socioculturais. As teorias, decorrentes deste trabalho, amalgamadas ao ativismo proporcionaram mudanças nos processos comunicacionais e no relacionamento do poder público de Sorocaba e de outras cidades da região, contribuindo, desta forma, para a valorização cultural da região do Médio Tietê (SP).
- DissertaçãoGospel e secular no jornalismo: a antropofagia da popstora Baby do Brasil(2017) Scaranello, Isabella Reis PichiguelliEste trabalho tem como tema a antropofagia promovida pela cantora Baby do Brasil ao mesclar características de duas culturas distintas – gospel e secular (não cristã) – e suas repercussões no jornalismo, em imprensas de ambos os segmentos. O objetivo geral é apreender de que maneira os veículos de comunicação jornalísticos percebem o trânsito entre cultura gospel e cultura secular, em particular em matérias sobre Baby do Brasil, a fim de, quanto a construções simbólicas predominantes na sociedade brasileira, investigar possíveis pistas nas narrativas jornalísticas, compreendidas como mediações dos fenômenos sociais. Metodologicamente, inicia-se pela análise das narrativas tecidas por Baby do Brasil nas mídias e em conjunto com as próprias mídias, desdobrando seus aspectos culturais e comunicacionais, e chega-se à análise de conteúdo das narrativas veiculadas sobre a artista nas imprensas gospel e secular. Para tanto, tem como principais referências teóricas Iuri Lotman, Mikhail Bakhtin, Oswald de Andrade, Míriam Cristina Carlos Silva, Magali Cunha, Jorge Miklos, Muniz Sodré e Laurence Bardin. Aponta-se, finalmente, para a predominância, nas representações jornalísticas, da oposição entre gospel e secular, como indício de um pensamento hegemônico no Brasil.
- DissertaçãoMídias digitais e cultura caipira: um estudo nas festas de São Luiz do Paraitinga(2023) Schwab, MatheusEsta pesquisa tem como tema a relação entre cultura popular e as mídias digitais, guiada pelo questionamento: de que forma a cultura caipira apropria-se das mídias digitais? Como objeto de estudo, focou-se na relação entre as mídias digitais, principalmente os smartphones, e as festas realizadas na cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Trata-se de uma cidade festiva e reconhecida como um reduto caipira. Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar e compreender os sentidos presentes no uso das mídias digitais pelos caipiras presentes nas festas populares. Para isso, os objetivos específicos consistem em: evidenciar o caráter dinâmico da Cultura Caipira; identificar quais manifestações da Cultura Caipira podem ser encontradas em São Luiz do Paraitinga; identificar situações em que as mídias digitais se relacionam com a cultura caipira durante as festas populares de São Luiz do Paraitinga e de que forma elas produzem novos sentidos comunicacionais. O referencial teórico foi composto por: Néstor García Canclini e o conceito de Hibridação Cultural; Luiz Beltrão e a teoria da Folkcomunicação; Antônio Candido e seu estudo nas comunidades caipiras e Roberto DaMatta e seus conceitos em torno dos rituais. Após a realização de uma revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa etnográfica contemplando oito festas e duas apresentações artísticas entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2022. Foram identificadas uma série de situações e exemplos em que as mídias digitais estiveram presentes durante as festas caipiras. Concluiu-se que há um atravessamento das mídias digitais sobre as festas. Isto incide na necessidade dos envolvidos com as festas realizarem uma série de adaptações em suas práticas sociais. Para isso, práticas distintas são recombinadas e é nesta etapa que ocorrem as apropriações. A recombinação e as apropriações geram novas práticas e estruturas que coexistem com as antigas. Por fim, esta operação tem como consequência a ampliação, tanto dos meios digitais, quanto das festas.
- DissertaçãoPráticas culturais urbanas: estudo sobre o blues e o hip hop como cumunicações específicas de grupo(2010) Postali, ThifaniO trabalho investiga a musicalidade desenvolvida a partir do período escravocrata e o que as manifestações Blues e Hip Hop representam ao grupo que as idealizou, o afrodescendente. Desta forma, pretende apontar a semelhança entre as manifestações culturais, bem como defender que a utilização da música é uma forma dinâmica de comunicação entre os grupos observados. Partimos do pressuposto de que por serem proibidos, durante o sistema escravagista, de aprender códigos como a leitura e a escrita e que, após a libertação, de terem dificuldades para desenvolver tais habilidades – já que as sociedades encontravamse segregadas -, os africanos e seus descendentes encontraram na música um meio para praticar a comunicação. Assim, estudamos o Blues e o Hip Hop como manifestações específicas de grupo, cada qual realizada de acordo com as possibilidades oferecidas pelo período social em que foram desenvolvidas. O estudo também analisa os processos de tradução cultural, tendo como foco o Hip Hop brasileiro. Por se tratar de um trabalho que investiga os territórios norte-americano e brasileiro, o conteúdo se apóia nas contribuições da Escola de Chicago e da Folkcomunicação, além da Escola de Frankfurt que fornece considerações essenciais acerca das produções culturais padronizadas. Como base metodológica, optamos pelo referencial da Hermenêutica de Profundidade, propiciada por John B. Thompson, que sugere que a construção simbólica exige interpretação minuciosa, tendo como objetivo a reconstrução das condições sociais e históricas de produção, circulação e recepção das formas simbólicas. Para tanto, a pesquisa se respaldou na busca de referencial teórico, bibliográfico, discográfico, cinematográfico, periódico, pesquisa à internet, documentários televisivos e observações de eventos.