Navegando por Assunto "Educação - História"
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- DissertaçãoA educação em Sorocaba: do final do século XIX até a criação da Escola Normal Livre de Sorocaba em 1929(2005) Lima, Ana Lucia de AlmeidaEste trabalho é o resultado das pesquisas realizadas no intuito de compreender a educação escolarizada em Sorocaba existente no final do Império e início da República até os motivos que levaram o município a criar e instalar a Escola Normal Livre de Sorocaba, primeira escola normal da cidade, dentro de uma análise histórica e cultural, que permitiram registrar aqui um pouco da história dessa instituição escolar. Tendo a Escola Normal Livre de Sorocaba como foco principal, a autora faz um estudo sobre a escola normal desde a sua criação no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, destacando os avanços e retrocessos da escola normal paulista, a fim de entender qual a ligação de “Livre” no nome original da escola. Outros questionamentos como a que público ela se destinava, bem como, qual a formação inicial que propunha na época, fizeram parte das análises empreendidas, buscando entender dentro do período de implantação da República, mais especificamente as duas primeiras décadas, a sua real necessidade de funcionamento, relacionando-a com a expansão do ensino público, diante do desenvolvimento e nova estrutura urbana que remodelava a cidade. No decorrer do trabalho, a autora descreve um pouco da história da cidade, desde a sua formação até o final da década de vinte, com a finalidade de dar maior substância à formação e caracterização da população, até a inserção da Escola Normal, revendo a educação escolarizada existente como um todo, integrando-a aos aspectos políticos, sociais e educacionais que demonstram a evolução desta comunidade
- TeseColégio Arnaldo Jansen: um colégio, uma cidade, um ministério(2016) Cunha, Dênio Mágno daEsta tese aborda a história do colégio Arnaldo Jansen, localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundado em 1912, pelos missionários do Verbo Divino, congregação originária da Holanda e da Alemanha. Descreve-se a evolução da construção do colégio, as dificuldades enfrentadas pelos padres alemães, desde a sua instalação numa pequena casa até a construção de prédio definitivo, obra que só seria dada por terminada em 1935 e que misturava a arquitetura alemã com o estilo clássico da cidade. Conta-se através da crônica poética de um de seus mais conhecidos ex-alunos, Carlos Drummond de Andrade, o cotidiano escolar, marcado pelas relações entre alunos e professores. Destaca-se a disciplina, as atividades religiosas e de lazer proporcionada pelo colégio, além das artísticas e militares. Os professores e seus diversos estilos são figuras relevantes assim como o relacionamento mantido com seus alunos. A cidade de Belo Horizonte vivendo seu apogeu desenvolvimentista e modernista é o cenário onde se desenvolve a atividade do colégio. Considerando que o resultado da educação escolar é a atuação de seus ex-alunos na sociedade, narra-se a trajetória de Carlos Drummond de Andrade, Abgar Renault e Gustavo Capanema, alunos do colégio da turma de 1916-1917. Especificamente esses alunos foram figuras marcantes na história da educação e cultura brasileira a partir de 1930. Seguindo a direção da modernização, à frente do Ministério da Educação, implantaram a base sobre a qual se erigiu e ampliou-se a estrutura educacional e cultural no Brasil. Nesta época foram criados diversos órgãos oficiais de incentivo à educação e cultura. Na sua realização foram pesquisados documentos do acervo do colégio, periódicos, fontes bibliográficas sobre os temas abordados. Conclui-se pela presença constante das ideias de modernidade na história do colégio, na cidade e na trajetória de seus ex-alunos à frente do Ministério da Educação.
- DissertaçãoOrigem, fundação e consolidação de uma instituição escolar: o Colégio Presbiteriano Mackenzie-Tamboré: anos 80 do século XX(2007) Gomes, Maria de Lourdes ScudelerEsta investigação tem como objetivo pesquisar a origem e fundação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, através da trajetória dos presbiterianos no Brasil, desde a origem e fundação do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo. A pesquisa ocorreu no interior da Instituição, onde se buscou fontes primárias e material complementar resultante de relatos proferidos por sujeitos a ela vinculados. Também se fez uso da bibliografia pré-existente. O período focado restringiu-se aos anos 80 do século XX. As questões centrais motivadoras foram: a unidade Tamboré, sendo inicialmente uma extensão do Mackenzie São Paulo, adquiriu uma identidade própria? Qual foi a proposta pedagógica da instituição na sua fundação? Para compreender a Instituição escolar confessional, tornou-se necessário um olhar sobre a trajetória do movimento religioso presbiteriano ocorrido fora e dentro do Brasil. Espera-se, com este estudo, prestar uma colaboração à historia de uma instituição escolar confessional, bem como dimensionar, mesmo que parcialmente, a importância das instituições escolares presbiterianas no quadro geral da educação brasileira.
- TeseRepresentações sobre a escola na obra memorialística de Pedro Nava(2022) Camargo, Márcio José Pereira deCom interesse na história da educação no Brasil do início do século XX, contada pelo viés literário de cunho memorialístico, esta pesquisa buscou explorar as interfaces em que dialogam literatura e história, tendo como objetos de estudo as obras Balão cativo: memórias/2 e Chão de ferro: memórias/3, lançadas respectivamente em 1973 e 1976, como volumes da série memorialística do médico e escritor Pedro da Silva Nava (1903-1984). Visando compreender as representações da escola presentes no relato do memorialista acerca de seus anos como aluno interno, objetivou-se descrever as relações entre literatura e história da educação; investigar as condições sociais e históricas que constituíram a educação escolar do período; explicar como o contexto histórico e as relações familiares e sociais contribuíram no percurso de formação do escritor; analisar e interpretar, nos volumes escolhidos, os modos como o memorialista representa as mediações entre a escola e o educando, em sua trajetória formativa e de socialização. Ancorando-se nos estudos realizados por Chartier (2002) e Burke (2005) no campo da História Cultural e, com fulcro nos postulados de Pêcheux (1995) sobre a noção de discurso, optou-se pela investigação exploratória, de abordagem qualitativa, seguindo-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica, conforme Gil (2002) e Minayo (2009), bem como da vertente materialista da Análise de Discurso. À luz das transformações político-educacionais vividas no país entre o Império e a República e levando em conta o percurso formativo de Pedro Nava, procedeu-se à análise e interpretação das representações sobre a escola nas obras Balão cativo: memórias/2 e Chão de ferro: memórias/3, nas quais o memorialista relata suas experiências de internato vividas entre os anos de 1914 e 1920, primeiramente no Ginásio Anglo-Mineiro, em Belo Horizonte, e depois no prestigiado Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Como resultado, evidenciou-se um estilo pessoal do escritor, com o qual ele destaca o caráter pitoresco da escola e seus personagens e põe em relevo as contribuições das experiências de internato para seu processo formativo. As representações de Nava sobre a escola são reveladoras de que seu discurso é atravessado por outros discursos, de cujos sentidos depende a legitimação de outros tantos discursos que se fizerem no âmbito das instituições das quais emergem.