Navegando por Assunto "Educação - História - São Paulo (Estado)"
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- DissertaçãoO anarquismo e seu legado na educação de São Paulo na Primeira República: 1889-1920(2017) Cardoso, Angélica LacerdaA pesquisa trata sobre o Anarquismo e suas contribuições, na área da educação, por meio da concepção pedagógica fundada e propagada pelos anarquistas, chamada Pedagogia Libertária, dando ênfase às considerações de Francisco Ferrer y Guardía. O objetivo da pesquisa é compreender as idéia do Anarquismo no campo educacional por meio da pedagogia libertária nas Escolas Modernas de São Paulo no período de 1889 a 1920. A hipótese de pesquisa considera se O Anarquismo deixou contribuições para a Educação e quais são estas contribuições. A pesquisa desenvolveu-se por meio de bibliografias acerca do tema Anarquismo e Pedagogia Libertária, com referenciais nos autores: Joll (1970), Guardía (1976),Carone (1989),Costa (1990), Rodrigues (1992), Gallo (1995,2000,2001,2007), Proudhon (1998), entre outros, bem como o acervo digital da Unicamp e Usp e consultas ao periódico O Operário (ano 1910) da cidade de Sorocaba.
- DissertaçãoProfessores (des) assombrados: a luta pela manutenção dos direitos adquiridos, nos periódicos paulistas especializados em educação (1902-1910)(2009) Faria, Moacir Alves deO presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES, propõe-se localizar e analisar o debate sobre a manutenção dos direitos adquiridos, das condições de trabalho e recuperação salarial do professorado público paulista presente na imprensa periódica especializada em educação, na primeira década do século XX. Quando as novas regulamentações a respeito do ensino começam a assombrar os professores, tirando-lhes os direitos que tinham garantido por lei, saem à luta em defesa daquelas garantias, exigindo leis que lhes fizessem sombras sob as quais pudessem se abrigar dos abusos dos legisladores. Procuramos evidenciar como esse grupo de profissionais se articulou, por meio dos artigos veiculados nos periódicos, tentando defender seus direitos. Impregnados pela ideia de que a educação era um instrumento para efetuar o progresso da República, gerou-se uma concepção da profissão docente como profissão elevada. Alegavam que o assunto relativo à legislação escolar, que para eles era também um assunto elevado, deveria ser discutido somente por quem dele entendesse. No intuito de determinar as questões acima, analisamos os discursos veiculados na imprensa periódica, sendo que elegemos a Revista de Ensino como nossa principal fonte. Para alcançarmos nosso objetivo cotejaremos os dados colhidos na Revista de Ensino com dados colhidos nos relatórios dos inspetores do ensino, nos Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, de 1907-1908 a 1910-1911. Nosso recorte compreende o período entre 1902 até 1910, período em que o debate que pretendemos analisar aparece na Revista de Ensino. Nossa motivação se deve ao fato de entendermos que a pesquisa traria uma importante contribuição para a História e Historiografia do período ao evidenciar como se deu a luta destes profissionais em defesa de seus direitos adquiridos.