Navegando por Assunto "Educação - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCidade educadora e escola cidadã na cidade contemporânea(2009) Santos, Fernando Assis dosEnquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa “cotidiano escolar”, este trabalho tem como objeto de estudo os programas municipais para a Cidade Educadora e a Escola Cidadã, implantados na cidade de Sorocaba a partir do ano de 2007. Os objetivos visados compreendem o entendimento de um padrão de gestão e planejamento urbano que propõe a educação como tema norteador do desenvolvimento da cidade e a Escola Cidadã como instrumento que objetiva a educação escolar voltada para a formação do cidadão e construção da cidadania. As referências teóricas estão concentradas nos geógrafos Milton Santos e David Harvey, no sociólogo Zygmunt Bauman, no historiador Richard Sennet, na geógrafa e educadora Lana de Souza Cavalcanti e no educador Moacir Gadotti. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo dos documentos “Carta de Barcelona” e a proposta de assessoria pedagógica do Instituto Paulo Freire, que norteiam a instalação de programas municipais para a Cidade Educadora. Tais documentos revelam a palavra oficial sorocabana para a criação da Cidade Educadora e da Escola Cidadã. Entre outras fontes de pesquisa destacam os boletins, panfletos e folhetos da Cidade Educadora e da Escola Cidadã, os sites editados pelo Instituto Paulo Freire e pela Prefeitura Municipal de Sorocaba. Estas fontes apresentam, por exemplo, programas executados por ONG‟s como o Sabe Tudo – centros de inclusão digital - e os projetos “Leitura do Mundo” e “Festa da Escola Cidadã” – encontros da comunidade escolar na escola. Os resultados finais indicam que, apesar do discurso de cidadania proposto, o programa Cidade Educadora não conduz a um projeto com intencionalidade de transformação das condições de desigualdades que configuram a cidade, como da mesma forma a Escola Cidadã, tal qual se apresenta no discurso ainda é uma bandeira, estando no momento, vazia de seu conteúdo histórico e de uma proposta de transformação.
- DissertaçãoO ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky (2021-2022)(2022) Salerno, Selma Aparecida PintoEste estudo trata da orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sobre o componente curricular ensino religioso e como ocorreu sua Aplicação na Escola Municipal Matheus Maylask”, entre os anos 2021-2022. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Esta é uma pesquisa documental bibliográfica, onde a revisão bibliográfica objetivou a compreensão do percurso legal e escolar traçado pelo Ensino Religioso nos diferentes períodos da História do Brasil: colonial, imperial e republicano. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a concepção e a orientação do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. A leitura e estudo da BNCC buscou a compreensão da concepção e orientação deste componente curricular, em específico, na sua aplicação na Escola Municipal Matheus Maylasky. Foram analisados o percurso legal e o atual conjunto de leis vigente que normatizam o ensino religioso escolar. Foram observadas mudanças ocorridas na concepção deste componente curricular na legislação e na sua aplicação escolar à atual concepção adotada pela BNCC. O ensino religioso sofreu mudanças de concepções, passando do confessional, interconfessional ao atual ensino do respeito e acolhimento à pluralidade religiosa do Brasil. A partir do currículo paulista, dos documentos oficiais da Secretaria da Educação de Sorocaba, do Projeto Político Pedagógico e dos registros dos professores, buscou-se compreender a aplicação do ensino religioso na Escola Municipal Matheus Maylasky da Rede de Ensino Municipal de Sorocaba com vistas à observação da atual LDB, que assegura o respeito à diversidade cultural religiosa e veda qualquer forma de proselitismo.
- DissertaçãoSupervisão do ensino: do discurso oficial à humanização no espaço escolar(2005) Costa, Maria José Antunes Rocha Rodrigues daOs Termos de Visita dos supervisores de ensino foram os instrumentos de análise neste estudo, que teve como objetivo identificar o conteúdo humanizante desses documentos. A pesquisa utilizou uma amostra composta de vinte e quatro Termos de Visita. Esse número foi obtido a partir da técnica de redução de duzentos e trinta e nove documentos de cinco escolas estaduais de ensino médio, da cidade de Sorocaba, São Paulo, relativos ao período de cinco anos entre 1999 e 2003. Decidiu-se pela metodologia de natureza qualitativa, utilizando seis categorias de análise: coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance e apreciação. Os dados revelaram que, apesar de alguns desacertos encontrados nos Termos de Visita quanto à priorização de aspectos burocráticos, foi possível verificar que os supervisores exerceram um trabalho relevante na rede estadual de ensino, no sentido de melhoria da educação escolar, nas escolas de ensino médio pesquisadas. Conclui-se também que um trabalho escolar voltado para a humanização implicará na maximização da reflexão coletiva da supervisão de ensino, tanto com seus pares como com a equipe escolar.