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Cidade educadora e escola cidadã na cidade contemporânea

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Data

2009

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Enquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa “cotidiano escolar”, este trabalho tem como objeto de estudo os programas municipais para a Cidade Educadora e a Escola Cidadã, implantados na cidade de Sorocaba a partir do ano de 2007. Os objetivos visados compreendem o entendimento de um padrão de gestão e planejamento urbano que propõe a educação como tema norteador do desenvolvimento da cidade e a Escola Cidadã como instrumento que objetiva a educação escolar voltada para a formação do cidadão e construção da cidadania. As referências teóricas estão concentradas nos geógrafos Milton Santos e David Harvey, no sociólogo Zygmunt Bauman, no historiador Richard Sennet, na geógrafa e educadora Lana de Souza Cavalcanti e no educador Moacir Gadotti. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo dos documentos “Carta de Barcelona” e a proposta de assessoria pedagógica do Instituto Paulo Freire, que norteiam a instalação de programas municipais para a Cidade Educadora. Tais documentos revelam a palavra oficial sorocabana para a criação da Cidade Educadora e da Escola Cidadã. Entre outras fontes de pesquisa destacam os boletins, panfletos e folhetos da Cidade Educadora e da Escola Cidadã, os sites editados pelo Instituto Paulo Freire e pela Prefeitura Municipal de Sorocaba. Estas fontes apresentam, por exemplo, programas executados por ONG‟s como o Sabe Tudo – centros de inclusão digital - e os projetos “Leitura do Mundo” e “Festa da Escola Cidadã” – encontros da comunidade escolar na escola. Os resultados finais indicam que, apesar do discurso de cidadania proposto, o programa Cidade Educadora não conduz a um projeto com intencionalidade de transformação das condições de desigualdades que configuram a cidade, como da mesma forma a Escola Cidadã, tal qual se apresenta no discurso ainda é uma bandeira, estando no momento, vazia de seu conteúdo histórico e de uma proposta de transformação.


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