Navegando por Assunto "Educação - Sorocaba (SP) - História"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAs contribuições da Fundação Dom Aguirre à educação no município de Sorocaba : de 1963 a 2021(2022) Barros, Helenice deA pesquisa analisa, historicamente, os fatos que deram origem à criação e trajetória da Fundação Dom Aguirre, com a intenção de identificar e descrever as contribuições e o legado da instituição na educação no município de Sorocaba e região. A pergunta norteadora da presente pesquisa é: qual o papel e as contribuições da Fundação Dom Aguirre na educação sorocabana? A hipótese da pesquisa estabelece que a Fundação Dom Aguirre contribui, tanto para a oferta, quanto para o desenvolvimento da educação no município de Sorocaba e região. O objetivo geral é identificar as principais contribuições da Fundação Dom Aguirre, e seus reflexos na educação sorocabana. Os objetivos específicos são: a) descrever os contextos: nacional, regional e local, nas décadas de 1950 a 2021 referente à educação; b) descrever os aspectos históricos da Fundação Dom Aguirre; c) identificar e descrever as contribuições da Fundação Dom Aguirre no município de Sorocaba e região. O caminho metodológico da pesquisa se constitui em uma abordagem descritiva da história da Fundação Dom Aguirre. Dessa forma, utilizamos como procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mais importantes são encontrados por meio das contribuições que a Fundação Dom Aguirre forneceram e fornecem à cidade de Sorocaba, que são: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba; a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba – FACCAS; a Classe Experimental de Jardim de Infância “ Maria Montessori”; o Colégio Dom Aguirre; o Projeto “Nossa Creche”, a Universidade de Sorocaba; os Projetos de Extensão; a Universidade da Terceira Idade e a Cultura Escolar.
- DissertaçãoFios da memória das estudantes sorocabanas durante a ditadura militar: 1964/1984(1999) Vendramini, Leni Palmira PiacitelliEste trabalho visa fazer uma leitura da Escola, na época da 2' ditadura militar (1964/1984), em Sorocaba, Estado de São Paulo, através de depoimentos de pessoas comuns. anônimas. Tecendo os fios da memória e observando experiências relevantes da trajetória das estudantes, isto é, olhando o lado feminino e destacando quais suas observações, sentimentos, reflexões e o que restou em suas lembranças, a investigação procura evidenciar o sentido social da vida desses personagens, além de compor diálogos com outras versões historiográficas de um período sombrio da história do Brasil. O enfoque feminino é justificado pelo fato da mulher, nessa época, começar a tomar parte, com um pouco mais de significado, na vida política do país, deixando de ser a parte "frágil" para sair às ruas, reivindicando o direito à democracia, muitas vezes, até pela luta armada. Procura, também. registrar clima do período através de músicas, comportamentos e moda, vista como manifestação cultural, e suas possíveis influências nas estudantes sorocabanas. Agregando fragmentos guardados pela memória, este trabalho pretende mostrar como se sentiam as estudantes, num período da história do Brasil, em que o medo era a pedra de toque de todas as suas as atitudes. Nessa época, respirava-se a inquietude e era mantido o silêncio. Silêncio diante das injustiças, diante das arbitrariedades manipuladas pela força do autoritarismo, que, definitivamente, negava o espaço necessário para a criatividade de aprender o mundo em que se vivia, fechando os espaços de liberdade.
- DissertaçãoO programa de desenvolvimento pessoal e social e o ensino de filosofia(2006) Gianolla, Maria Susie da SilvaO escrito presente propõe-se a contribuir para a constante análise das propostas que são comumente impostas em diversas instituições educacionais, apresentando sua pesquisa que se corrobora nas práticas pedagógicas de uma instituição particular, situada em Sorocaba. Práticas essas que foram inseridas pelas aspirações educacionais do mantenedor da referida escola, fundamentadas na apropriação de seus estudos sobre o cérebro humano e na metodologia de um programa denominado “Filosofia para Crianças”, idealizado pelo filósofo americano Matthew Lipman. A problemática, assim, preocupa-se em compreender como os professores dessa escola receberam a inserção de um método que prometia possibilitar o desenvolvimento da reflexão, análise, argumentação e raciocínio nos alunos. Porém os maiores envolvidos (professores e alunos) consideraram as histórias filosóficas propostas no programa enfadonhas, infantis e fora da realidade do cotidiano da instituição. Contudo os docentes se eximiram de esforços para que aquela prática fosse reexaminada. Por quê? Havia o receio de perderem seus empregos, caso questionassem em demasia? A formação em que se inseriam não lhes dava respaldo para que pudessem manifestar-se ante aos incômodos presenciados naquela metodologia? Pretendemos, dessa maneira, investigar, através de entrevistas com os maiores envolvidos (professores e coordenadores), o motivo que levou o mantenedor a focar sua concepção de formação dos indivíduos em um restrito espaço ao diálogo, sem compartilhar com aqueles que presenciariam, na prática do referido programa, porventura, todas as problemáticas ocorridas. Como desfecho para esse estudo, desejamos que seu resultado venha provocar uma maior análise ante as práticas pedagógicas, não somente para uma dimensão lógica mas também para uma dimensão política. E neste anseio em contribuirmos para uma transformação social é que a Filosofia entra para esta história.
- DissertaçãoReverberações da Lei 4599/1994 na implementação de transformações na supervisão de Ensino no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba, SP: 1994 - 2020(2024) Grosso, Jessimeire Alessandra Domingues CostaO tema dessa dissertação foi a supervisão no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Sorocaba (SME) no período compreendido entre 1994 e 2020 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Sorocaba, Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e História da Educação”. O problema de pesquisa foi: como ocorreram as transformações da supervisão e o impacto na sua atuação no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba durante o período estudado? O objetivo geral da pesquisa consistiu em demonstrar a atuação da supervisão no SME de Sorocaba sob a influência das políticas educacionais municipais ao longo dos anos de 1994 a 2020. Dessa forma, foram elencados três objetivos específicos: apresentar o desenvolvimento histórico da supervisão no município de Sorocaba, na perspectiva da legislação; analisar a súmula de atribuições do cargo de supervisor de ensino prevista na Lei nº 4.599/1994, que estabelece “o quadro e o plano de carreira do quadro do magistério público municipal de Sorocaba”; e identificar as transformações das políticas públicas educacionais, implementadas pelos governos no SME de Sorocaba ao longo do período estudado, que influenciaram a atuação do supervisor. A pesquisa foi organizada por meio de levantamento e análise de diversas fontes documentais necessárias para o estudo do tema. Para isso, foi realizado o levantamento da legislação municipal dentro do recorte cronológico estudado que normatiza o cargo de supervisor; de documentos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, que versaram sobre as lutas referentes à conquista de direitos relacionados a supervisão; de notícias e de publicações da época, tais como editais, resoluções e pareceres. Além disso, durante todo o processo, foi realizada a pesquisa bibliográfica, por meio da leitura de livros e artigos consultados nas plataformas das bibliotecas da Universidade de Sorocaba (UNISO), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Campinas (Unicamp) e do Scientific Electronic Library Online Brasil (SciELO). A partir da presente investigação, foi possível entender como ocorreram as transformações da supervisão e o impacto na sua atuação no SME de Sorocaba durante o período elencado.