Navegando por Assunto "Educação do adolescente"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA fundação MOBRAL e alguns registros sobre sua presença em Sorocaba-SP(2007) Escobar, Floriano José PradoA presente pesquisa propõe-se a analisar a Fundação MOBRAL, destacando alguns registros sobre sua presença em Sorocaba/SP, nos anos de 1970. A investigação dedica-se ao levantamento bibliográfico, ao arrolamento de fontes primárias e secundárias. Fez-se a apresentação do contexto histórico privilegiando fatos econômicos, políticos e sociais do período da ditadura civil-militar resultante do golpe de 1964. Do ponto de vista educacional, partiu-se da constatação do analfabetismo histórico da realidade da população brasileira. A análise volta-se para medidas de combate ao analfabetismo propostas em nível internacional (UNESCO) e local. Destaca-se a Fundação MOBRAL como uma das políticas implementada pela ditadura civilmilitar e evidenciam-se os fundamentos teóricos da sua proposta pedagógica. Conclui-se que o combate à erradicação do analfabetismo no Brasil está condicionado ao modelo econômico que é implementado por governos comprometidos com os interesses das elites.
- DissertaçãoBuscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP(1998) Mebius, Sonia Maria Castricini BiscacioCompreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada.
- DissertaçãoO cotidiano escolar e a vida contemporânea na agenda superlotada do adolescente(2009) Araripe, Cleide Tavares de OliveiraA opção de estudantes por atividades exiracurriculares é uma realidade na educação contemporânea e cada vez mais emerge da necessidade de atender às exigências de para um suposto mercado de trabalho. Porém tais necessidades desconsideram as condições emocionais e ou de interações relativas ac período que o adolescente está vivendo. Essa dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa, com objetivo de compreender algumas características do mundo contemporâneo, e possibilitar pela falas de alunos, entender o cotidiano destes frente às atividades extracurriculares. Para tanto, foram registrados em um diário de campo, quatorze relatos de alunos em situação aparente de stress, que espontaneamente procuravam alguém para conversar. Os alunos de modo geral, relatam cansaço, muita coisa a fazer, mas, ao mesmo tempo gostam de tais atividades, estão envolvidos no que querem, porém, o ritmo e a quantidade parece ser um fator estressante. Mesmo com muitas atividades em seu cotidiano, percebeu-se carência em interações nas quais eles pudessem falar de si, das suas angústias, das dúvidas ou simplesmente contar novidades, ou seja, tempo para ser. Conhecer o que afeta o adolescente, o que o mobiliza, é uma forma de professores e educadores em geral, ter elementos para saber ouvir, e interagir com proximidade.