Navegando por Assunto "Educação do adolescente"
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- DissertaçãoA fundação MOBRAL e alguns registros sobre sua presença em Sorocaba-SP(2007) Escobar, Floriano José PradoA presente pesquisa propõe-se a analisar a Fundação MOBRAL, destacando alguns registros sobre sua presença em Sorocaba/SP, nos anos de 1970. A investigação dedica-se ao levantamento bibliográfico, ao arrolamento de fontes primárias e secundárias. Fez-se a apresentação do contexto histórico privilegiando fatos econômicos, políticos e sociais do período da ditadura civil-militar resultante do golpe de 1964. Do ponto de vista educacional, partiu-se da constatação do analfabetismo histórico da realidade da população brasileira. A análise volta-se para medidas de combate ao analfabetismo propostas em nível internacional (UNESCO) e local. Destaca-se a Fundação MOBRAL como uma das políticas implementada pela ditadura civilmilitar e evidenciam-se os fundamentos teóricos da sua proposta pedagógica. Conclui-se que o combate à erradicação do analfabetismo no Brasil está condicionado ao modelo econômico que é implementado por governos comprometidos com os interesses das elites.
- DissertaçãoBuscando o caminho das pedras...: a construção da trajetória profissional de educadores de jovens e adultos da rede municipal de Sorocaba/SP(1998) Mebius, Sonia Maria Castricini BiscacioCompreendendo a complexidade do ato pedagógico, a autora procurou argumentar em favor de um processo de educação/formação continuada/permanente para professores. Como o educador de jovens e adultos não é preparado para essa atividade nem no Magistério (Ensino Médio) e nem na Graduação, é que esse processo torna-se enfaticamente indispensável. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi investigar a ação de professores/ educadores de jovens e adultos que atuam e/ou atuaram num Curso Supletivo da Rede Municipal de Sorocaba/SP, para buscar compreender o processo de educação/formação continuada/permanente de que participam e/ou participaram e a forma pela qual tal processo contribui e/ou contribuiu para a construção da trajetória desses profissionais. Das observações e conclusões que emergiram ao longo desta pesquisa a autora buscou também explicitar características desse processo de formação para que efetivamente, possa contribuir para profissionalização de educadores de jovens e adultos. A análise dos dados revelou que os professores pesquisados valorizam os espaços de construção coletiva da profissão docente desde que esse processo tenha como tônica principal, a troca de experiência e seja conduzido de forma a propiciar-lhes uma ação pedagógica diferenciada.