Navegando por Assunto "Empreendedorismo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA disciplina de empreendedorismo no curso de Análise de Sistemas da Universidade de Sorocaba: uma reflexão(2004) Santos, Helton dosEste trabalho teve como objetivo refletir sobre o conhecimento e perspectivas construídos sobre empreendedorismo na disciplina Empreendedor em Informática ministrada para alunos do curso de Análise de Sistemas da Universidade de Sorocaba. O estudo procurou entender as origens do termo empreendedorismo e quem é o empreendedor, buscando evidenciar fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento dessa atividade. De acordo com a metodologia desenvolvida na pesquisa, no final do semestre letivo, foi solicitado aos alunos que produzissem uma redação que falasse livremente sobre empreendedorismo. Dessa forma, se conseguiu um material rico e complexo que possibilitou a realização de inúmeras leituras e compreensões dos novos conhecimentos e perspectivas sobre empreendedorismo. Finalmente, na análise das categorias obtidas das redações, evidencia-se a percepção de que são necessários conhecimentos, que precisam ser revistos e aperfeiçoados ao longo da trajetória desafiadora de se tornar um empreendedor. Os alunos reconhecem a necessidade de inovar, sabem que e necessária criatividade e uma preocupação e em conhecer e aperfeiçoar as técnicas de planejamento e gestão de negócios, sem no entanto ficarem iludidos que existem garantias de sucesso com empreendedor.
- DissertaçãoMapeamento do desenvolvimento de disciplinas de empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Sorocaba e Votorantim(2019) Ferreira, Marcelo De SantisA imagem da situação atual dos empreendimentos brasileiros demonstra que a economia nacional se encontra ainda em estágio inicial de desenvolvimento no que concerne à sua capacidade de gerar empreendimentos inovadores. As condições socioeconômicas, nas quais os indivíduos exercem seu potencial empreendedor, ainda representam fator limitante para o pleno exercício de sua capacidade inovadora. Portanto, o aprendizado como valor central no desempenho produtivo encontra-se modestamente difundido pela população empreendedora. Desta forma o presente trabalho procurou expor os principais conceitos de inovação, empreendedorismo, perfil empreendedor e educação empreendedora. Com base nesta contextualização buscou-se entender a realidade do que está sendo feito como educação empreendedora dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) da Cidade de Sorocaba e Votorantim. O resultado apresentado foi que a maioria das instituições apenas formam os alunos para trabalharem em empresas já existentes, em profissões que provavelmente não existirão em pouco tempo, não sendo diferente do que acontece na grande maioria do país. São cursos que quando proporcionam algo de empreendedorismo, se apresentam apenas em disciplinas isoladas de um único semestre, em sua grande maioria. Foi feito também uma análise para se saber quais áreas de conhecimento apresentam resultados mais intensos da aplicação de disciplinas de empreendedorismo. Cabendo assim uma reflexão diante dos principais tomadores de decisão dentro das IES e do poder público de incentivar que haja não só mais disciplinas relacionadas a empreendedorismo, nos mais diversos cursos, como também transformá-la interdisciplinar, abrangendo assim todo o curso e não apenas mais um único semestre.
- DissertaçãoPrograma de aceleração de startups do Parque Tecnológico de Sorocaba e indicadores cienciométricos(2021) Giacomazzi, Rosana BertilaA promoção de inovação em programas de aceleração é norteada por políticas de inovação. Essas últimas, por sua vez, devem ser alicerçadas em diretrizes estabelecidas segundo indicadores cienciométricos, entre outros parâmetros. O Programa Growth de Aceleração (PGA) do Parque Tecnologia de Sorocaba (PTS) teve como objetivo colaborar com o desempenho das startups na prospecção da inovação. A edição de 2019 do PGA do PTS, que ocorreu em meio a pandemia do COVID-19, foi o objeto de estudo para esta investigação. Nessa edição 30 startups iniciaram e 19 startups concluíram o programa. A metodologia aplicada, descritiva e exploratória, utilizada nessa investigação ocorreu em duas etapas, nas quais os indicadores cienciométricos reconhecidos internacionalmente foram selecionados – nomeadamente, Manual de Oslo e Manual de Bogotá – nortearam a coleta e a interpretação de dados sobre inovação. A primeira etapa realizada seguiu as diretrizes do Manual de Olso, que procura entender e analisar a inovação em três fatores. O primeiro fator analisado foi sobre as fontes de transferências de conhecimento e tecnologias, e detectou-se que as parcerias para cooperação tiveram pouca importância para as startups; e que as fontes abertas para obter informação foram as mais procuradas. A sugestão para administrar esses problemas poderia ser a criação de um mapa do ecossistema da região de Sorocaba, para facilitar as parcerias estratégicas, de cooperação e contribuir com a prospecção da inovação. O segundo fator investigado refere-se aos objetivos e os efeitos da inovação. Introduzir às startups os conceitos de tipos de inovação, classificados no Manual de Oslo, poderia colaborar com uma visão de parâmetros globais; visto que, esses conceitos são reconhecidos e validados por outros países. Por último foram investigados os fatores que dificultaram as atividades de inovação. A falta de potencial inovador, carência de financiamento e falta de infraestrutura, foram algumas dificuldades identificadas. Portanto, realizar capacitações em educação empreendedora com foco em inovação, buscando diretrizes globais, poderia colaborar para anemizar esses obstáculos. A segunda etapa da pesquisa foi realizada seguindo as diretrizes do Manual de Bogotá, que é uma adaptação do Manual de Oslo, contudo está direcionado para países em desenvolvimento. Os fatores pesquisados para esta etapa estão relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as interações mercadológicas e as atividades de inovação. Observamos que PGA contribui para a transferência de conhecimento e tecnologia, por meio de fontes abertas de informação, na compra de conhecimento e tecnologia, e na parceria de cooperação, contribuindo assim para identificar os objetivos e efeitos da inovação nas startups, amenizando assim as dificuldades das atividades da inovação, embora foi percebido que as startups não conheciam as definições de tipos de inovação apresentadas no Manual de Oslo. A pesquisa identificou os impactos do PGA na cadeia produtiva das startups, por meio de indicadores cienciométricos reconhecidos internacionalmente. Sendo assim, sugerimos que os parâmetros utilizados na presente investigação podem ser utilizados em outros programas de aceleração, desde que validados com o objetivo de colaborar com a gestão da inovação.