Navegando por Assunto "Empreendedorismo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA disciplina de empreendedorismo no curso de Análise de Sistemas da Universidade de Sorocaba: uma reflexão(2004) Santos, Helton dosEste trabalho teve como objetivo refletir sobre o conhecimento e perspectivas construídos sobre empreendedorismo na disciplina Empreendedor em Informática ministrada para alunos do curso de Análise de Sistemas da Universidade de Sorocaba. O estudo procurou entender as origens do termo empreendedorismo e quem é o empreendedor, buscando evidenciar fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento dessa atividade. De acordo com a metodologia desenvolvida na pesquisa, no final do semestre letivo, foi solicitado aos alunos que produzissem uma redação que falasse livremente sobre empreendedorismo. Dessa forma, se conseguiu um material rico e complexo que possibilitou a realização de inúmeras leituras e compreensões dos novos conhecimentos e perspectivas sobre empreendedorismo. Finalmente, na análise das categorias obtidas das redações, evidencia-se a percepção de que são necessários conhecimentos, que precisam ser revistos e aperfeiçoados ao longo da trajetória desafiadora de se tornar um empreendedor. Os alunos reconhecem a necessidade de inovar, sabem que e necessária criatividade e uma preocupação e em conhecer e aperfeiçoar as técnicas de planejamento e gestão de negócios, sem no entanto ficarem iludidos que existem garantias de sucesso com empreendedor.
- DissertaçãoMapeamento do desenvolvimento de disciplinas de empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Sorocaba e Votorantim(2019) Ferreira, Marcelo De SantisA imagem da situação atual dos empreendimentos brasileiros demonstra que a economia nacional se encontra ainda em estágio inicial de desenvolvimento no que concerne à sua capacidade de gerar empreendimentos inovadores. As condições socioeconômicas, nas quais os indivíduos exercem seu potencial empreendedor, ainda representam fator limitante para o pleno exercício de sua capacidade inovadora. Portanto, o aprendizado como valor central no desempenho produtivo encontra-se modestamente difundido pela população empreendedora. Desta forma o presente trabalho procurou expor os principais conceitos de inovação, empreendedorismo, perfil empreendedor e educação empreendedora. Com base nesta contextualização buscou-se entender a realidade do que está sendo feito como educação empreendedora dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) da Cidade de Sorocaba e Votorantim. O resultado apresentado foi que a maioria das instituições apenas formam os alunos para trabalharem em empresas já existentes, em profissões que provavelmente não existirão em pouco tempo, não sendo diferente do que acontece na grande maioria do país. São cursos que quando proporcionam algo de empreendedorismo, se apresentam apenas em disciplinas isoladas de um único semestre, em sua grande maioria. Foi feito também uma análise para se saber quais áreas de conhecimento apresentam resultados mais intensos da aplicação de disciplinas de empreendedorismo. Cabendo assim uma reflexão diante dos principais tomadores de decisão dentro das IES e do poder público de incentivar que haja não só mais disciplinas relacionadas a empreendedorismo, nos mais diversos cursos, como também transformá-la interdisciplinar, abrangendo assim todo o curso e não apenas mais um único semestre.