Navegando por Assunto "Enfermagem"
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- DissertaçãoMulheres de Alumínio: representações sociais sobre o câncer de mamas e suas contribuições para o ensino de enfermagem(2000) Oliveira, Raquel Aparecida deO câncer de mama é uma doença que afeta profundamente a vida das mulheres. Por envolver o estigma da morte, traz repercussões negativas; como a angústia e a certeza inexorável da dor. Este caráter cultural colabora para a negação da doença e consequentemente a fuga do tratamento. O auto-exame de mamas consagra-se pela sua importância na detecção precoce do câncer, uma vez que o estágio da doença implicará o tipo de tratamento. Neste trabalho identifiquei as representações sociais sobre o auto-exame de mamas, presentes nas falas das mulheres de Alumínio, a partir de minhas vivências como enfermeira da saúde da Mulher. Utilizei o referencial da Teoria das Representações Sociais, uma vez que ela preserva a dimensão social como um elemento essencial na construção do pensamento e propõe uma relação entre o conhecimento e o comportamento coletivo. Para conhecer um pouco de Alumínio, busquei a fala de alguns personagens que participaram da sua história, a fim de estabelecer correlações entre os valores e imagens sobre esta cidade e as representações das mulheres sobre o processo saúde-doença. As conversas, que aconteceram em grupos, constituíram o foco de análise. Selecionei a fala de alguns especialistas e discursos da mídia, para perceber o contexto maior de idéias que ligam-se ao tema em estudo. De maneira geral, as falas mostraram que as representações atribuídas ao câncer de mamas permeiam o medo e o desconhecimento do corpo, resultantes de uma construção social atribuída a alguns fatores como: distorções de informações, hegemonia do saber técnico-científico, processo de transferência da responsabilidade de sua própria saúde ao médico, relações de gênero e poder. Concluo apontando para a necessidade da desconstrução de representações, sobre o câncer de mamas, que distanciam a mulher da adesão à prática do auto-exame e para a necessidade de espaços de diálogos entre mulheres e enfermeiras, para que possam ser construídas representações qualitativamente significativas em relação ao câncer de mamas e às concepções que a mulher tem de si mesmas. Espero que na formação das enfermeiras, sejam contempladas questões que possibilitem esta relação dialógica.
- DissertaçãoO cuidado humanizado na perspectiva de docentes de cursos de graduação em enfermagem(2022) Rodrigues, Fernanda RibeiroA pesquisa tem como tema a humanização do cuidado em cursos de graduação de enfermagem, tendo como pergunta norteadora, como se dá a humanização do cuidado em cursos de graduação em enfermagem, segundo a percepção de docentes de disciplinas sobre a saúde da mulher? O objetivo geral é conhecer como se dá a humanização do cuidado durante a formação nos cursos de graduação em enfermagem, enquanto os objetivos específicos são: identificar como a questão da humanização do cuidado se manifesta em planos de ensino de docentes; explicitar concepções de docentes que ministram disciplinas vinculadas à saúde da mulher, sobre práticas que envolvem a humanização e identificar possíveis interferências na formação dos futuros enfermeiros no que se refere a tal questão, a partir de concepções e do que planejam os docentes em disciplinas vinculadas à saúde da mulher. Para alcançar tais objetivos, realizouse uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, integrada à técnica de entrevista (semiestruturada) e à análise documental de planos de ensino dos docentes de instituições do ensino superior da cidade de Sorocaba. A análise envolveu sistematização das entrevistas, que foi apresentada em quadros e usando categorias advindas das falas dos docentes; descrição das diretrizes curriculares e dos planos de ensino e, por fim, interpretação desses dados destacados, permeada pelas ideias de Morin e Giordani, bem como pautadas também nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Enfermagem. Dos resultados destacamos que, em geral, os docentes consideram que se faz necessário durante a formação, englobar aspectos técnicos pautados nas melhores evidencias cientificas, bem como questões relacionadas ao comportamento, como empatia, ética, comunicação, diálogo e valorização do ser humano, sendo que estes aspectos se relacionam e são essenciais para o cuidado humanizado em Saúde. No entanto, percebe-se que ainda existe antagonismo entre o docente mencionar que a humanização é abordada diariamente no cotidiano da sala de aula sendo que os temas citados nos planos de ensino, predominantemente, tratam de doenças, técnicas e procedimentos. A a educação por trazer reflexões envolvendo a prática de docentes na formação do enfermeiro, o que pode contribuir para a construção de um novo olhar para a humanização do cuidado.
- DissertaçãoO processo de formação profissional no curso de enfermagem: uma visão emancipadora(2021) Covos, Jacqueline SardelaEsta pesquisa cujo tema é o “processo de formação profissional no curso de enfermagem: uma visão emancipadora”, busca investigar como ocorre o processo de formação profissional no curso de enfermagem e como este procedimento formativo de enfermagem, em sua forma de ensino promove a emancipação deste profissional. vincula-se a linha de pesquisa história e historiografia da educação e ao grupo de estudo instituição escolar: história, trabalho, e políticas de educação profissional. O objetivo geral da pesquisa foi descrever o processo de formação profissional do curso de enfermagem, e a contribuição desta para promover a emancipação no trabalho destes profissionais de enfermagem. Os objetivos específicos, foram: a) demonstrar historicamente por meio das DCN do curso de enfermagem o processo e percurso de formação deste profissional; b) identificar o que se espera desse profissional, por meio da DCN do curso, para o estabelecimento do processo emancipatório deste profissional; c) analisar o papel deste profissional no contexto da educação em saúde. As perguntas que nortearam esta pesquisa, foram: Como ocorre a formação escolar de enfermagem, e de que maneira essa formação contribui para a emancipação no seu trabalho? A hipótese sugere que a formação em enfermagem, objetiva formar profissionais com inúmeros conhecimentos, como: atenção à saúde, administração, gerenciamento, tomada de decisões, além destes, pontua-se uma formação generalista, critica, reflexiva e humanística. Nestes é importante um aprendizado com princípios emancipatórios, ou seja, uma formação emancipadora promove conhecimentos necessários para o exercício por competências e habilidades mais humanizadas. O procedimento metodológico foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e outras fontes como documentos, com uma abordagem de cunho teórico analítico. Os resultados permitem afirmar que as DCNENF foram instituídas para melhorar o ensino e garantir melhor qualidade a saúde da população. Sendo que a pesquisa se inicia por uma breve história, desenvolvimento e reconhecimento desta área como uma profissão, período nomeado como fase moderna. Esta fase busca garantir uma assistência e um cuidado mais especializado, e para que realmente este cuidado fosse estabelecido houve a criação da primeira escola no Brasil, conhecida como “Escola profissional de enfermeiros e enfermeiras”. Posteriormente, novas escolas foram surgindo, havendo a necessidade de estabelecer um caminho na formação destes profissionais, ou seja, neste momento a determinação do planejamento curricular, do sistema de ensino e o estabelecimento do currículo mínimo foram determinadas pela DCN ENF- Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem, as quais foram estabelecidas com base nos princípios do SUS. Serão abordadas as temáticas da emancipação no trabalho, e a educação em saúde, ambas importantes de serem trabalhadas no processo de formação deste profissional.