Navegando por Assunto "Etnomatemática"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEnsino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural(2023) Almeida, Joana D’Arc deTransformar a escola em um espaço, onde as diferenças sejam reconhecidas como vantagem, e buscar permanentemente por igualdade de condições para o desenvolvimento de pessoas em situação de desigualdade social e cultural são grandes desafios. E isso se torna maior, quando a disciplina a ser ensinada é a matemática, componente comumente reconhecido por ideias abstratas sem nenhuma vinculação com a(s) cultura(s). Contudo, nas últimas décadas, diversas perspectivas dentro da Educação Matemática vêm revelando profundas interrelações entre os conhecimentos matemáticos e os contextos históricos, sociais e culturais. Esta pesquisa se fundamenta em duas delas: a perspectiva da etnomatemática, proposta por D’Ambrosio, e a da enculturação matemática, desenvolvida por Bishop. A investigação parte da hipótese de que são necessárias oportunidades de formação continuada em que tais perspectivas possam ser apresentadas e problematizadas com e pelos professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural para a formação profissional de professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram identificar e discutir como as tarefas propostas, durante a oportunidade formativa, promovem reflexões e problematizações sobre a matemática na perspectiva multicultural e sobre o seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender como as interações discursivas entre os participantes do curso, promovem discussões matemáticas e didáticas vinculadas ao ensino da matemática numa perspectiva multicultural; e explorar o papel e as ações das formadoras, principalmente no que tange às suas contribuições para a aproximação e interlocução entre as matemáticas acadêmica, escolar e a das práticas sociais . Adotando uma abordagem qualitativa, o cenário investigativo foi constituído durante um curso de extensão universitária oferecido na Universidade de Sorocaba. Os materiais de análise foram: produções escritas dos professores durante a realização das tarefas, áudio-gravações das conversas grupais e dos momentos de socialização, diário de campo da pesquisadora e fotografias. Os dados foram analisados a partir de uma adaptação do modelo “Oportunidades de aprendizagem profissional para professores”, proposto por Alessandro Ribeiro e João Pedro Da Ponte. A análise revelou que o curso contribuiu para ampliar as concepções da matemática das participantes; promoveu o conhecimento matemático das docentes, estabelecendo vinculações entre as matemáticas acadêmicas, escolar e das práticas sociais; familiarizou as professoras com as principais ideias da Etnomatemática e da Enculturação Matemática; iniciou a construção de uma rede colaborativa, vinculando as docentes com professores da universidade interessados no ensino da matemática na perspectiva multicultural; e possibilitou que as professoras se familiarizassem com tarefas matemáticas que consideram as dimensões culturais da disciplina e que poderão ser utilizadas nas suas salas de aula. Finalmente, a pesquisa revelou que a adaptação do modelo proposto por Ribeiro e Ponte é uma ferramenta potente para a organizar e analisar oportunidades de formação a partir de um enfoque multicultural.
- DissertaçãoO paradigma emergente e suas implicações pedagógicas(2004) Chicolami, Olivia Cristina VituliEste trabalho traça uma análise a respeito de como se processa a educação atual 10 país e em paralelo busca refletir sobre qual é o seu verdadeiro e legítimo papel. Pautado em pesquisas tcóricas sobre o conhecimento, com finalidade de compreender a natureza, universo e próprio ser humano. Através de uma analisa reflexiva e crítica, : autora propõc como objetivo deste trabalho: formação do ser humano integral, um ser dotado de corpo, mente espírito, pautado na etnomatemática, isto é, uma teoria geral. do conbecimento, sob uma visão holística um enfoque. transdisciplinar, algo que vai a encontro_de uma nova tendência da educação, delineada pelo paradigma emergente. Para uma compreensão plena dos temas abordados, a autora percorreu os mesmos caminhos do homem na busca 02 do conhecer e do conhecer-se: uma análise dos paradigmas, suas rupturas o surgimento de um novo paradigma da ciência, denominado paradigma emergente. Citado por inúmeros cientistas, entre eles: Fritjof Capra, em A Teia da Vida (1996); Maria A Candida de Moracs, em O Paradigma Educacional Emergente (2000); David Bohm, em A Totalidade e a Ordem Implicada (1992) c Boaventura de Souza Santos, em Um Discurso Sobre as Ciências (1998); tal paradigma está alicerçado, através de contribuições de várias áreas do conhecimento, ocorridas partir das primeiras décadas do século passado, advindas da física quântica e da teoria da relatividade, da química e da biologia organimística. A autora traça uma análise sobre o que aprender. A partir das descobertas das biociências e das teorias da cognição, ocorrido principalmente nas últimas décadas de acordo Hugo Assmann (1998 e 2001). Maturarna e Varela (1995) e Ilya Prigogine (1996 e 1997), tem-sc que ser humano aprende com toda sua é corporeidade, isto é, entre processos cognitivos e vitais, envolvendo todos os seus sentidos, onde as vivências as do aprendizado pleno assentam-se sobre duas dimensões: o saber e o ser. Dentro desta visão transdisciplinar do que é a vida, aludindo-se O fato de Juc conhecimento é um todo integrado, sendo impossível a sua plena compreensão dentro da limitação do reducionismo disciplinar, tece-se o cenário para análise reflexiva da morfogênese do conhecimento, sendo parâmetro de uma didática pedagógica, com ênfase ao aspecto sócio político. Tendo como metas delinear caminhos serem seguidos para se alcançar o objetivo da educação que é a formação plena do scr humano integral, isto é, fazer aflorar e desenvolver todas as suas potencialidades, para um convívio solidário, num mundo mais harmonioso e feliz.