Navegando por Assunto "Instituições escolares - História"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA educação em Sorocaba: do final do século XIX até a criação da Escola Normal Livre de Sorocaba em 1929(2005) Lima, Ana Lucia de AlmeidaEste trabalho é o resultado das pesquisas realizadas no intuito de compreender a educação escolarizada em Sorocaba existente no final do Império e início da República até os motivos que levaram o município a criar e instalar a Escola Normal Livre de Sorocaba, primeira escola normal da cidade, dentro de uma análise histórica e cultural, que permitiram registrar aqui um pouco da história dessa instituição escolar. Tendo a Escola Normal Livre de Sorocaba como foco principal, a autora faz um estudo sobre a escola normal desde a sua criação no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, destacando os avanços e retrocessos da escola normal paulista, a fim de entender qual a ligação de “Livre” no nome original da escola. Outros questionamentos como a que público ela se destinava, bem como, qual a formação inicial que propunha na época, fizeram parte das análises empreendidas, buscando entender dentro do período de implantação da República, mais especificamente as duas primeiras décadas, a sua real necessidade de funcionamento, relacionando-a com a expansão do ensino público, diante do desenvolvimento e nova estrutura urbana que remodelava a cidade. No decorrer do trabalho, a autora descreve um pouco da história da cidade, desde a sua formação até o final da década de vinte, com a finalidade de dar maior substância à formação e caracterização da população, até a inserção da Escola Normal, revendo a educação escolarizada existente como um todo, integrando-a aos aspectos políticos, sociais e educacionais que demonstram a evolução desta comunidade
- DissertaçãoA Faculdade de Tecnologia de Sorocaba: antecedentes e primeiros anos (1971-1981)(2008) Silva, Flora Cardoso daO objetivo desta pesquisa é estudar a história da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC), desde as origens (1971) até 1981. Metodologicamente trabalhou-se do geral para oparticular: da trajetória do ensino técnico no Brasil ao sistema Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza , no qual a FATEC-Sorocaba se inclui. Analisou-se o contexto social e político do país e da cidade de Sorocaba no período abordado. Como fontes foram utilizados documentos oficiais da escola, legislação, jornais da época, entrevistas e bibliografia específica sobre o ensino técnico-tecnológico. Pôde-se constatar que parte da sociedade sorocabana pleiteava uma faculdade pública de engenharia, mas a política educacional da ditadura civil-militar do Movimento de 1964 respondeu com o oferecimento de cursos de tecnologia, fora das universidades, com custos reduzidos e para um público diferenciado. Este fato marcou a identidade da FATECSorocaba e gerou contradições no seu cotidiano.
- DissertaçãoGrupo escolar municipal noturno de Sorocaba: (1937-1945)(2006) Oliveira, Ana CéliaEste trabalho de pesquisa visa caracterizar o perfil sócio-econômico do corpo discente do Grupo Escolar Municipal Noturno de Sorocaba, SP, criado para o Ensino de Jovens e adultos trabalhadores. O período estudado foi delimitado entre 1937, data da criação da instituição, e o ano de 1945. Neste período encontram-se os primeiros registros nos livros de matrículas relativos ao corpo discente da referida instituição e cuja análise é desenvolvida na presente pesquisa tendo como base documentos escritos, fotos, relatos orais, coleta, tabulação de dados estatísticos além de parcela relevante da produção historiográfica desenvolvida por historiadores de Sorocaba. Trata-se de esboçar a trajetória da história da instituição, bem como a caracterização do perfil de seu corpo discente dentro do contexto sócio-político e econômico da sociedade sorocabana no referido período. Esta dissertação de mestrado vincula-se à linha de pesquisa “Instituição Escolar: história, política e prática”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, cuja área de concentração é ”Educação Escolar”. Palavras-chaves: Sorocaba, história, educação, grupo escolar, perfil sócioeconômico, corpo discente.
- DissertaçãoMemórias e histórias de ex-professoras do Grupo Escolar "Antonio Padilha" (1952-1990)(2005) Meira, Regina de FátimaEste trabalho é o relato das memórias e histórias de ex-professoras primárias do Grupo Escolar Antonio Padilha da cidade de Sorocaba, no período de 1952 a 1990. Usou-se o método da história oral, da análise de documentos, imagens e o que foi publicado na mídia, acerca do período relatado para que a trajetória dessas vidas fosse montada. A transcriação foi a metodologia usada para trabalhar os relatos da vida escolar e pessoal das interlocutoras dessa história. Buscou-se a prática de sala de aula, a formação escolar dessas ex-professoras, bem como o relacionamento entre elas, o diretor, a escola e a comunidade. No decorrer dos relatos, surgem as mudanças na legislação educacional e os medos e anseios que esse novo acarretou. Foi relevante o discurso de cada interlocutora para análise das práticas escolares nesse recorte temporal, bem como das fotografias que mostraram o tempo que nunca foi esquecido.
- DissertaçãoOrigem da fundação da primeira faculdade de engenharia de Sorocaba: Facens : uma história de contribuição para o desenvolvimento tecnológico da região(2006) Almeida, Christina Camilla Antunes deEste trabalho aborda a origem e a fundação da FACENS – a primeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Fundada em 1976 por Alexandre Beldi Netto, empresário sorocabano do setor de telecomunicações, a FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana, uma sociedade civil sem fins lucrativos, foi constituída segundo os efeitos da Reforma Universitária de 68 que mudou totalmente o perfil das instituições de ensino superior no Brasil. Idealizada justamente num período de impactantes transformações sociais, o Regime Militar, a FACENS foi estruturada física e pedagogicamente segundo as orientações da Lei nº 5.540 e dos parâmetros estabelecidos pela “A Nova Concepção do Ensino de Engenharia no Brasil”, 1977, a coletânea de documentos publicada pelo MEC, concebida por Comissões de Especialistas do Ensino de Engenharia, pelo DAU – Departamento de Assuntos Universitários e pelo Conselho Federal de Educação. Essa coletânea continha ampla e profunda revisão feita nos currículos dos cursos de Engenharia que vigoravam no país desde a publicação do Parecer nº 280/62, de 19/10/1962, que pela primeira vez estabeleceu os currículos das diversas áreas de especialização em Engenharia. Essa revisão deu origem à Resolução nº 48/76. Além disso, a FACENS também observou as recomendações e critérios específicos para os cursos de Engenharia divulgados em “Curso de Engenharia – Autorização, Reconhecimento e Funcionamento”, outra coletânea do MEC/DAU publicada em agosto de 1977, para servir de subsídio na reestruturação dos currículos plenos, e composição dos novos, e aprimoramento da qualidade do ensino. Esta pesquisa faz um levantamento histórico-educativo da trajetória da FACENS enfatizando sua origem e fundação, considerando, segundo Dario Ragazzini (1999): a) o estudo da educação numa conotação pluridisciplinar dos fenômenos, a reflexão multiforme em torno do objeto, dos fatos e processos formativos estudados por meio das diversas variáveis que intervieram na origem e fundação da FACENS b) o tempo – no âmbito da reflexão do fato (a fundação da FACENS) que se constituiu em relação às mudanças educativas, formativas e cognitivas ocorridas. 6 Um tempo que não é abstrato, mas repleto de experiências e relações colocado num espaço concreto. Um tempo de vida operativo e relacional. A maior parte das fontes primárias consultadas pertencem aos arquivos da FACENS.