Navegando por Assunto "Interesses na leitura"
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- DissertaçãoLeitura do estudante: análise de concepções construídas no ambiente educacional(2010) Persona, EdinalvaEste estudo desenvolveu um exame sobre a leitura do aluno em ambiente escolar. Considerando-se que a leitura exerce um papel fundamental na formação e desenvolvimento do indivíduo, e que é discurso corrente na sociedade, nos meios escolares e na mídia; que o estudante, de modo geral, não sabe ler, ou ainda, que não interpreta o que lê e, em consequência, não consegue escrever em situações que clamam por letramento, não tendo capacidade de agir e intervir em contextos diversos, foi observada a necessidade de um estudo sobre produções científicas referentes à temática leitura. O objetivo do estudo foi diagnosticar como se encontra a prática leitora do aluno: as formas como lê e o que lê, bem como a relação da leitura com a constituição do conhecimento do indivíduo. Através de investigação empírica e bibliográfica, foi procedida a análise de concepções que fazem parte da prática pedagógica existentes na formação do estudante. A partir daí, foram indicados possíveis caminhos de superação de problemas detectados. Concluiu-se com a pesquisa que o que norteia as práticas escolares hoje é uma concepção, em maior escala, lúdica, justificada muitas vezes pela familiaridade do aluno em relação aos suportes textuais.
- DissertaçãoLeituras em espera(2004) Turim, Maria Paula de SouzaA fim de incorporar na pauta dos debates sobre leitura a questão da a diversidade dos objetos e dos modos de leitura em sociedade, esta dissertação teve por objetivo analisar um espaço público de leitura pouco considerado pela cultura de prestígio: as salas de espera de consultórios médicos e odontológicos de Sorocaba, SP. Em uma relação de contraste, procurei mostrar como às representações sobre leitura, delineadas pela tradição letrada, são atribuídos valores e aparatos, concretos e simbólicos que restringem a prática da leitura a determinada classe social. Depois, verifiquei, em espaços públicos, que há outras formas de se ler e procurei saber quais oS principais fatores intervenientes na constituição dessas leituras pouco consideradas culturalmente. Tentando compreender, mais profundamente, como se dão os modos difusos de leitura em sociedade, visitei dez salas de espera de dentistas e médicos, diversificados geográfica e socialmente e entrevistei as recepcionistas e/ou pessoas responsáveis pela escolha dos componentes de leitura ali encontrados. Tomei como hipótese que ali encontraria apenas leitura de entretenimento e que os objetos de leitura oferecidos seriam Caras, Contigos e Vejas antigas. No entanto, os resultados mostraram que além da leitura esperada há uma outra decorrente de singularidades e de afinidades eletivas e a que a motivação de se ler, em salas de espera, nem sempre é a distração.