Navegando por Assunto "Língua portuguesa - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA formação da consciência e reflexão lingüística no ensino fundamental(2004) Abud, Elisabete FranciscoEste trabalho resulta da minha insatisfação com o ensino da Língua Portuguesa en- quanto professora da rede pública do Estado de São Paulo. Em função disto, referenciando-me em uma corrente da lingüística que vê na construção da consciência lingüística e na formação do usuário da modalidade escrita os objetivos fundamentais da Educação Lingüística, trabalho nas aulas de Língua Portuguesa no sentido de mudar o conteúdo, de modo a levar o aluno à reflexão e à consciência lingüística. Neste sentido, desenvolvi uma pesquisa-participante, com turmas de sétimas séries da E.E. Prof. Ezequiel Machado Nascimento, em que procuro traba- Thar o ensino da língua materna com conteúdos que elejo prioritários, já que o ensino da lín- gua como é não oferece aos alunos habilidades, supostamente específicas da disciplina de Língua Portuguesa, mas que devem ser desenvolvidas por todas as áreas do conhecimento. Pretendo mostrar ser possível uma professora de formação tradicional, no limite das condi- ções sociais dos sujeitos envolvidos no processo, e tendo, inclusive, suas aulas apoiadas no Livro Didático, modificar o conteúdo da disciplina, de modo a construir um novo modelo pedagógico e uma nova episteme. Com a finalidade de fundamentar a prática e minha opção teórica, apresento situações de aula e a análise que faco dessas situações.
- DissertaçãoEducação escolar e língua portuguesa: examinando uma proposta para a formação do ser social(2009) Funes, CássiaA pesquisa apresentada tem como finalidade investigar como os professores de Língua Portuguesa que trabalham especificamente com a produção de textos concebem essa prática escolar. E, se seria possível derivar do trabalho docente desses profissionais uma concepção de formação do indivíduo circunscrita às propostas do ENEM para Língua Portuguesa. A busca de resposta a essas indagações resultou no exame de dois documentos oficiais que fundamentam teoricamente a prova do ENEM e na realização de uma pesquisa de campo com professores de Português. O primeiro capítulo trará o papel do Estado na materialização das reformas educacionais a partir dos anos 90 do século XX, destacando alguns aspectos desses processos que circunscrevem a análise dos documentos orientadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a área de Língua Portuguesa. O segundo examina dois documentos oficiais referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído em 1998, pelo governo federal. O primeiro é de 2006, e foi denominado: ENEM Exame Nacional do Ensino Médio - Fundamentação Teórico-metodológica. O outro, datado de 2007, que se intitula: Eixos Cognitivos do ENEM. O terceiro capítulo traz a pesquisa de campo com professores de Português do Ensino Médio, das escolas estaduais de Sorocaba e Araçoiaba da Serra, do Estado de São Paulo, que trabalham com a terceira série do Ensino Médio, pois é nesta série em que os alunos realizam a prova do ENEM.
- DissertaçãoO cotidiano escolar e a sala de recuperação intensiva: "os MLK e as mina"(2016) Hoffmann, Soraya ChauarEsta dissertação trata-se de uma pesquisa-ensino realizada no cotidiano escolar de uma classe de Recuperação Intensiva (RI), em relação ao ensino de leitura e escrita na disciplina de Língua Portuguesa, desenvolvida durante o ano de 2015, com 17 alunos da 8ª série (9° ano-período vespertino), rede estadual de ensino no município de Tatuí/SP. A descoberta do interesse dos alunos em participar das aulas de Língua Portuguesa a partir de letras de músicas populares (Rap, Funk, Sertanejo) privilegiaram mediações com o projeto pedagógico Letras e Músicas; análise de diferentes gêneros textuais; redação e introdução à gramática. Para a coleta de informações foram utilizados: anotações diárias; avaliações formais do estado; avaliações em sala e observações regulares. Para a compreensão da relação sujeito e objeto nos processos de aprendizagem, os conceitos de Foucault foram fundamentais, pois considera-se a escola e seus agentes, como dispositivos de poder atuantes em uma sociedade, a qual defronta-se com múltiplas circunstâncias de poder existentes em uma sociedade disciplinar. As concepções de Bauman, quanto aos conflitos sociais como fatores expurgatórios da sociedade desprovida, também foram utilizados para aproximação do cotidiano escolar que cada aluno da Sala de RI. Percorre um caminho desconhecido, sob insegurança e medo. Nem sempre o cotidiano da escola é linear e ou obedece uma organização sem conflitos, mas para facilitar ao leitor, essa pesquisa é descrita em etapas: levantamento de necessidades; escolha, planejamento e execução do projeto; e análise dos resultados. De modo geral os resultados apontam uma melhora acadêmica dos alunos da sala de RI, principalmente no que refere a expressão pela escrita.
- DissertaçãoO SARESP e suas implicações no ensino de língua portuguesa na rede pública estadual: um relato de experiência(2013) Luz, Zelinda Honorato SoaresEsta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa realizada em cinco salas de aula, do 9º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola do ensino fundamental, na cidade de Sorocaba/SP, tendo como objeto analisar os conteúdos abordados na avaliação do SARESP- Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, com especificidade os gêneros textuais e as tipologias textuais embasados no conceito bakhthiniano de gênero do discurso, para compreender a relevância desses conteúdos no cotidiano escolar para identificar a defasagem que ocorre entre o processo ensino – aprendizagem e o resultado insatisfatório das provas externas realizadas pela SEESP – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Os referenciais teóricos estão embasados fundamentalmente em Mikhail Bakhtin e trabalhado no Brasil por Luiz Antonio Marcuschi. Os procedimentos adotados seguiram o seguinte ritmo: aulas expositivas contemplando as variantes dos gêneros textuais e as tipologias textuais; sistematização de atividades sobre as questões apresentadas pelos SARESPs anteriores; reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem através do auxilio de protocolos construídos pelos próprios alunos com registro de impressões, medos, angustias e ansiedades antes e depois das provas; considerações sobre os registros redigidos pela professora pesquisadora sobre o desenvolvimento das atividades propostas. Dentro do universo pesquisado e através das intervenções pontuais elencadas houve evolução nos índices de aproveitamento, conforme indicam valores obtidos em 2011 = 224,2 e 2012 = 238,00 referentes ao 9º ano do ensino fundamental.