Educação escolar e língua portuguesa: examinando uma proposta para a formação do ser social
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Resumo / Abstract
A pesquisa apresentada tem como finalidade investigar como os professores de Língua Portuguesa que trabalham especificamente com a produção de textos concebem essa prática escolar. E, se seria possível derivar do trabalho docente desses profissionais uma concepção de formação do indivíduo circunscrita às propostas do ENEM para Língua Portuguesa. A busca de resposta a essas indagações resultou no exame de dois documentos oficiais que fundamentam teoricamente a prova do ENEM e na realização de uma pesquisa de campo com professores de Português. O primeiro capítulo trará o papel do Estado na materialização das reformas educacionais a partir dos anos 90 do século XX, destacando alguns aspectos desses processos que circunscrevem a análise dos documentos orientadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a área de Língua Portuguesa. O segundo examina dois documentos oficiais referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído em 1998, pelo governo federal. O primeiro é de 2006, e foi denominado: ENEM Exame Nacional do Ensino Médio - Fundamentação Teórico-metodológica. O outro, datado de 2007, que se intitula: Eixos Cognitivos do ENEM. O terceiro capítulo traz a pesquisa de campo com professores de Português do Ensino Médio, das escolas estaduais de Sorocaba e Araçoiaba da Serra, do Estado de São Paulo, que trabalham com a terceira série do Ensino Médio, pois é nesta série em que os alunos realizam a prova do ENEM.