Navegando por Assunto "Literatura infanto-juvenil"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA família homoafetiva nos livros infantis e o livro ilustrado: por uma comunicação poética(2016) Tranquilin, MarinaEsta pesquisa tem como tema a comunicação poética do livro ilustrado e a representação da família homoafetiva nos livros infantis. Como ponto de partida, questiona-se: como é criada a representação/construção da temática da família homoafetiva, hoje? Seriam o livro ilustrado e sua construção poética um caminho possível para a abordagem desta temática, que necessita de mais visibilidade? Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar as possibilidades comunicacionais poéticas do livro ilustrado e a representação da temática da família homoafetiva nos livros infantis nacionais. Os objetivos específicos são: construir um panorama sobre a história do livro ilustrado; explorar e analisar a construção da temática da família homoafetiva em narrativas de livros infantis; problematizar a comunicação poética encontrada nos livros ilustrados como forma de abordagem complexa e sensível para se representar a família homoafetiva. Dessa forma, a pesquisa se faz principalmente sob a base teórica de Sophie Van der Linden (2011), para entender a história do livro ilustrado; Roman Jakobson (1969), Octavio Paz (1996), Nelson Brissac Peixoto (1993), Samira Chalhub (2005), e Iuri Lotman (1978) e Míriam Cristina Carlos Silva (2012), para a comunicação poética; Massaud Moises (2006), para a análise de narrativas (2005); e Vilém Flusser (2013), para o conceito de comunicação. Ressalta-se que outros autores complementam dialogicamente esta discussão teórica. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória sobre os livros infantis brasileiros que abordam a temática da família homoafetiva, chegando-se a Olívia tem dois papais e Meus dois pais; além disso, apresenta-se um panorama descritivo do livro ilustrado e, por último, exploram-se, a partir da análise da narrativa dos livros Eu tenho duas mães e Papai e eu, às vezes, diferentes possibilidades de mediação e interpretação, ao diferenciar o livro poético do livro infantil de caráter informativo. O estudo é concluído com uma breve reflexão sobre a possibilidade de abordagem da família homoafetiva através do signo poético como forma complexa e sensível de representação e reconfiguração do mundo.
- DissertaçãoContando histórias, contando números: aspectos concernentes aos números nas obras literárias do PNLD 2018 e 2022 para educação infantil(2024) Coutinho, Camila CaldiniDiante da importância da Literatura na infância, é relevante explorar a sua integração com a Matemática, buscando identificar oportunidades nos livros para promover um aprendizado enriquecedor e significativo para as crianças na Educação Infantil. Desse modo, a pesquisa tem como tema a interseção entre Matemática e Literatura Infantil nos livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) nas suas edições de 2018 e 2022. Nesse marco, a dissertação tem como objetivo geral identificar como as obras literárias incluídas nos acervos dos PNLD edição 2018 e 2022 para a Educação Infantil, abordam aspectos concernentes aos números naturais. Essa escolha foi feita porque ambos os editais incluem obras literárias que abrangem a Educação Infantil, conforme evidenciado pelos recortes realizados nesta pesquisa. Os objetivos específicos são: a) identificar e mapear as produções que abordem explicitamente aspectos vinculados ao conceito de número no PNLD edição 2018 e 2022; b) delimitar quais e como os aspectos matemáticos relativos ao conceito de número são considerados nessas produções e c) estabelecer comparações entre os acervos do PNLD edição 2018 e 2022, relativas a como as obras abordam aspectos vinculados ao conceito de número. Para alcançar tais objetivos, a pesquisa adota uma metodologia qualitativa de natureza descritiva. Trata-se de uma pesquisa documental cujo corpus foi constituído a partir das obras literárias que fazem parte do PNLD Literário 2018, na categoria pré-escola, e do Objeto 2, na categoria Educação Infantil, no PNLD 2022. Partindo desse universo, foram consideradas as obras onde fosse possível identificar a presença de aspectos relacionados com os números nas suas narrativas textual e/ou visual. O corpus considerado, foi analisado a partir da análise de conteúdo. No caso das obras pertencentes ao PNLD 2018, foram identificados 28 livros que abordam conceitos matemáticos, sendo que seis deles abordam de maneira explícita aspectos relacionados aos números. Nas obras pertencentes ao PNLD 2022, foram identificados 50 livros que abordam conceitos matemáticos, sendo que oito deles relacionam-se aos números. Os 14 livros foram analisados e agrupados em três categorias emergentes que consideram os significados e usos do número, as sequências numéricas e as operações e seus sentidos identificados nas obras. Os resultados mostram que o número enquanto cardinal é o uso mais frequente empregado nos livros. Ademais, a sequência numérica mais explorada é a dos primeiros dez números naturais. Por sua vez, as operações identificadas foram a adição e a multiplicação. A análise dos dados revelou múltiplas oportunidades de exploração das especificidades destes conceitos matemáticos, possibilitando ir além das práticas habituais centradas na memorização para potencializar o acesso das crianças a ideias matemáticas centrais. Finalmente, a análise destaca a importância do conhecimento do professor que ensina Matemática na Educação Infantil, já que a elaboração de práticas pedagógicas centradas em noções matemáticas, a partir da Literatura Infantil, requer que o docente consiga identificá-los nas obras. Assim, a pesquisa contribui na construção de um panorama das possíveis articulações entre noções relacionadas aos números e as obras literárias disponibilizadas pelo PNLD, sendo uma ferramenta importante para a prática pedagógica e para a formação do professor que ensina Matemática na Educação Infantil.
- Dissertação"Literatura em minha casa nasce na escola"(2004) Pavani, Elizabeth Akemi IoshigaO objeto principal deste trabalho é examinar e acompanhar uma ação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cuja finalidade declarada seria a promoção da leitura literária. O Programa Nacional Biblioteca da Escola, PNBE, em específico o "Literatura em Minha Casa”, é uma iniciativa do Ministério da Educação & Cultura, juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, cuja meta é a distribuição de livros de literatura infanto-juvenil aos alunos da rede Pública Estadual. A prática e a atuação das professoras em relação ao projeto “Literatura em Minha Casa” são fatores analisados na presente pesquisa. A performance dessas professoras da 4º série do Ensino Fundamental foi investigada sob vários ângulos, tais como: empenho em relação à aplicação, receptividade à proposta, entendimento dos objetivos do projeto, bem como a concepção de literatura é leitura. A atuação do Estado também é alvo desta investigação, pois o fracasso ou sucesso do PNBE, em grande parte, dependeria do treinamento, orientação e condução do projeto em si. O objetivo principal do programa é o incentivo à leitura, principalmente, o de leitura compartilhada entre pais, parentes, amigos dentro e fora da escola. Um dos pontos considerado mais positivo da campanha é que os livros passariam a ser propriedades dos alunos.As questões de maior relevância da pesquisa se fundamentam em identificar a proposição do ensino da literatura na escola, em particular na 4º série, é a compreensão do ensino da literatura na escola e na sociedade. O cerne da questão é a identificação da importância de ensinar a literatura enquanto prática e social debate social.O que se evidenciou ao longo do estudo é a distância entre a prática e o discurso, já que as atividades desenvolvidas por uma das professoras em relação às leituras propostas demonstraram-se equivocadas e imprecisas - a reprodução e a imposição da leitura é ainda um processo vigente nas escolas. A outra docente atingiu os fins, pois houve um comprometimento com as sugestões do PNBE, como também, um entendimento melhor das praticas do plano devido ao acompanhamento de uma coordenadora da escola.
- Dissertação"Literatura em minha casa" nasce na escola(2004) Pavani, Elizabeth Akemi IoshigaO objeto principal deste trabalho é examinar e acompanhar uma ação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cuja finalidade declarada seria a promoção da leitura literária. O Programa Nacional Biblioteca da Escola, PNBE, em específico o "Literatura em Minha Casa", é uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura, juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, cuja meta é a distribuição de livros de literatura infanto-juvenil aos alunos da rede Pública Estadual. A prática e a atuação das professoras em relação ao projeto "Literatura em Minha Casa" são fatores analisados na presente pesquisa. A performance dessas professoras da 4ª série do Ensino Fundamental foi investigada sob vários ângulos, tais como empenho em relação à aplicação, receptividade à proposta, entendimento dos objetivos do projeto, bem como a concepção de literatura e leitura.A atuação do Estado também é alvo desta investigação, pois o fracasso ou sucesso do PNBE, em grande parte, dependeria do treinamento, orientação e condução do projeto em si. O objetivo principal do programa é o incentivo à leitura, principalmente, o de leitura compartilhada entre pais, parentes, amigos dentro e fora da escola. Um dos pontos considerado mais positivo da campanha é que os livros passariam a ser propriedades dos alunos.As questões de maior relevância da pesquisa se fundamentam em identificar a proposição do ensino da literatura na escola, em particular na 4ª série, e a compreensão do ensino da literatura na escola e na sociedade. O cerne da questão é a identificação da importância de ensinar a literatura enquanto prática e social debate social. O que se evidenciou ao longo do estudo é a distância entre a prática e o discurso, já que as atividades desenvolvidas por uma das professoras em relação as leituras propostas demonstraram-se equivocadas e imprecisas - a reprodução e a imposição da leitura é ainda um processo vigente nas escolas. A outra docente atingiu os fins, pois houve um comprometimento com as sugestões do PNBE, como também, um entendimento melhor das praticas do plano devido ao acompanhamento de uma coordenadora da escola.
- Dissertação"Se eu tivesse dinheiro eu comprava livros": mundos possíveis na prática da literatura em cotidianos escolares(2021) Negrão, Vanessa Aparecida MarconatoEssa pesquisa de mestrado, financiada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tem por finalidade principal investigar, junto às crianças e educadores, práticas de leitura literária e seu processo dialógico de produção de sentidos. Questiona a construção dessa criatividade e dos outros níveis de realidade que são concebidos por meio dela, mais profundos que os do cotidiano, que se constroem em camadas de simbolismos. Propõe pensar um modo de compreender o mundo tendo como base a leitura literária, e pergunta como a experiência com os livros pode contribuir com a formação humana na infância. A apropriação das crianças às histórias pode nos trazer a valiosa possibilidade de conhecer a abstração do olhar infantil. Entende essa fase da vida como um momento privilegiado para a aquisição da cultura e defende que o contato com os livros traz uma infinidade de desenvolvimentos, associados a habilidades criativas. Traz a memória da pesquisadora enquanto leitora precoce até sua condição de professora mediadora de leitura. Discute a função utilitária atribuída à literatura na educação infantil e explora a ideia da literatura para além das definições: como manifestação artística, de fruição estética. Observa que, muitas vezes, paradoxalmente essa experiência existencial segue subordinada a uma ordem de produção e competição mercadológica. Descreve a composição das crônicas produzidas no período de 2017 a 2020 através das mediações de leitura em sala de aula e, posteriormente, publicadas no suplemento infantil Cruzeirinho, do Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba/SP. Desloca-se também para uma visão dos programas federais de fomento à leitura, opta pela experiência sobre práticas de leitura literária e seu processo dialógico de produção de sentidos, junto às crianças e educadores no cotidiano da educação infantil, na rede municipal de Sorocaba.