"Literatura em minha casa nasce na escola"
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O objeto principal deste trabalho é examinar e acompanhar uma ação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cuja finalidade declarada seria a promoção da leitura literária. O Programa Nacional Biblioteca da Escola, PNBE, em específico o "Literatura em Minha Casa”, é uma iniciativa do Ministério da Educação & Cultura, juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, cuja meta é a distribuição de livros de literatura infanto-juvenil aos alunos da rede Pública Estadual. A prática e a atuação das professoras em relação ao projeto “Literatura em Minha Casa” são fatores analisados na presente pesquisa. A performance dessas professoras da 4º série do Ensino Fundamental foi investigada sob vários ângulos, tais como: empenho em relação à aplicação, receptividade à proposta, entendimento dos objetivos do projeto, bem como a concepção de literatura é leitura. A atuação do Estado também é alvo desta investigação, pois o fracasso ou sucesso do PNBE, em grande parte, dependeria do treinamento, orientação e condução do projeto em si. O objetivo principal do programa é o incentivo à leitura, principalmente, o de leitura compartilhada entre pais, parentes, amigos dentro e fora da escola. Um dos pontos considerado mais positivo da campanha é que os livros passariam a ser propriedades dos alunos.As questões de maior relevância da pesquisa se fundamentam em identificar a proposição do ensino da literatura na escola, em particular na 4º série, é a compreensão do ensino da literatura na escola e na sociedade. O cerne da questão é a identificação da importância de ensinar a literatura enquanto prática e social debate social.O que se evidenciou ao longo do estudo é a distância entre a prática e o discurso, já que as atividades desenvolvidas por uma das professoras em relação às leituras propostas demonstraram-se equivocadas e imprecisas - a reprodução e a imposição da leitura é ainda um processo vigente nas escolas. A outra docente atingiu os fins, pois houve um comprometimento com as sugestões do PNBE, como também, um entendimento melhor das praticas do plano devido ao acompanhamento de uma coordenadora da escola.