Navegando por Assunto "Livros didáticos"
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- DissertaçãoA questão agrária nos livros didáticos de geografia(2009) Castanho, David GomesO presente trabalho tem como tema o estudo da questão agrária nos livros didáticos de Geografia, adotados pela rede pública estadual, de ensino médio, com especificidade aqueles utilizados na cidade de Salto de Pirapora-SP. A realização da pesquisa justifica-se pelo fato de que a questão agrária é um tema polêmico, e tratála no livro didático, implicaria assumir posicionamentos que reforçariam a tese dos movimentos de luta pela terra ou os refutariam. O objetivo geral da pesquisa foi perceber como esses posicionamentos são revelados nas entrelinhas e imagens dos livros selecionados. Para isso, recorremos a alguns procedimentos teóricometodológicos da Análise do Discurso, na perspectiva de Dominique Maingueneau e Eni Orlandi, mais especificamente com as seguintes categorias de análise: posicionamento e prática intersemiótica e silenciamento, respectivamente. Além desses, colocou-se em diálogo autores da Geografia como Milton Santos e, em particular da Geografia Agrária, entre eles Bernardo Mançano Fernandes, Carlos Alberto Feliciano, Eduardo Girardi; bem como, pesquisadores de livros didáticos, Célia C. de Figueiredo Cassiano, Jeane Medeiros Silva e Eloisa de Mattos Höfling. Feita a análise dos capítulos que tratam da questão agrária nos livros selecionados, os resultados da pesquisa indicam que os livros revelam posicionamento favorável ao agronegócio em detrimento dos movimentos sociais; há silenciamento no tocante às questões de ordem geográfica, privilegiando a historicidade tão somente; o uso das imagens corrobora o referido posicionamento e o silenciamento. Com esta pesquisa, pode-se perceber que o livro didático não deve ser visto como referência única ao professor de Geografia no seu trabalho; deve, antes, ser objeto de crítica, reflexão, (re)construção estabelecidos pela interação aluno-professor. Agindo assim, sobre os diversos fatos e/ou fenômenos que fazem parte do nosso cotidiano, as aparências cederão lugar às verdadeiras essências, num verdadeiro movimento dialético.
- DissertaçãoO cartaz no contexto escolar: a "educação do olhar" em foco(2013) Rosa, Rita MirandaEste projeto tem como contexto a interface entre Comunicação e Educação. Da Comunicação vem o objeto de estudo – o cartaz de publicidade – que adentra o meio educacional via livros didáticos da disciplina de Arte, mais especificamente o material didático do 2º ano do Ensino Médio, componente do Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Partindo da ideia que os meios de comunicação constituem um novo espaço do saber e que a escola os vem incorporando no material didático, interessa-nos compreender o cartaz enquanto meio de comunicação e componente estético do cotidiano, além de explorar o uso do potencial de sentidos do cartaz no contexto escolar. Na esteira desse objetivo maior, seguem os especificos: mostrar como se dá a apropriação do cartaz no contexto da educação; tratar de aspectos da semiótica peirceana, bem como identificar a metodologia para análise de representações visuais que advém dessa semiótica para, finalmente, explicitar como pode se dar a “educação do olhar” para representações visuais. Para tais propósitos, nos apoiamos na metodologia erigida por Santaella (2001, 2012), a partir das ideias de Peirce, que institui o trajeto interpretativo dirigido por três olhares – o que captura qualidades (contemplativo); o que discrimina, apreende existentes (observacional), o que generaliza e, efetivamente, interpreta (interpretativo). Para uma abordagem sobre o papel do cartaz na paisagem urbana como um componente estético do cotidiano, apoiamo-nos em Moles (1987). Um breve panorama sobre momentos da história do cartaz em seu diálogo com os movimentos artísticos dos séculos XIX e XX tem sustentação no trabalho de Meggs e Purvis (2009). Para tratarmos da interface entre Comunicação e Educação, lançamos mão de Baccega (2011) e Freire (1983) e para conhecermos o contexto em que o cartaz se apresenta em sala de aula, buscamos apoio nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes e no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. O estudo da imagem como representação visual terá o amparo teórico de Dondis (1999), bem como de Santaella e Nöth (1997). A relevância do trabalho está na possibilidade de aplicar uma metodologia que contribua para a educação do olhar do leitor/aprendiz ao permitir o deslindar das camadas de sentido do signo/cartaz, o que propiciaria uma leitura de imagens artísticas mais especializada e, por isso, mais significativa. Acreditamos também que o cartaz pode aproximar o leitor/receptor da arte.
- DissertaçãoRegime militar no brasil e educação: políticas, legislação e material didático(2022) Machado, Tárcia Cristina Nogueira LeiteO presente estudo tem como objetivo caracterizar as determinações da política educacional durante o regime militar (1964-1985). O método de pesquisa escolhido foi o da coleta de dados bibliográficos, colhendo os dados de diferentes fontes. Considera-se que à medida em que a sociedade vai se modificando, a escola precisa se adaptar à realidade. Isso é perceptível pelo estudo entre o contexto social e a educação a partir das mudanças curriculares até as influências na prática pedagógica. Partindo deste entendimento, ao iniciar o mestrado em História da Educação, foi levantado o interesse em responder ao seguinte questionamento: quais os princípios e diretrizes da educação brasileira no período militar de 1964 a 1985? O estudo foi desenvolvido tomando como base teórica autores como René Armand Dreifuss, Thomas Skidmore, Elio Gaspari, Alexandre Tavares do Nascimento Lira e Maria Lúcia de Arruda Aranha, para que se pudesse melhor evoluir em conhecimento em relação à temática estudada. Foram selecionados conteúdos de livros didáticos utilizados no período da ditadura civil militar no Brasil, com vistas a entender como os conteúdos curriculares eram tratados nesse período.