Navegando por Assunto "Midia social - Influência"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoArte e comunicação: o divulgador artístico no instagram(2024) Silva, Antonio Anderson daA presente pesquisa tem como tema a divulgação artística nas redes sociais, sendo guiada pela questão: como a ação do divulgador artístico não institucionalizado no ambiente virtual da rede social Instagram contribui para a promoção das artes visuais? Sendo assim, como objetivo geral, procura-se compreender como se dá a ação de divulgadores artísticos no Instagram, e, como objetivos específicos, procura-se verificar como a internet tem possibilitado uma maior popularização da arte e seu acesso; e examinar as especificidades dos produtos midiáticos produzidos por divulgadores enquanto promotores independentes de informações acerca da arte. Desse modo, a fundamentação teórica envolve Santaella (2005a) e Jenkins (2014), quanto à convergência da comunicação com a arte, bem como da cultura participativa promovida nos ambientes digitais. Vale-se de Moraes (2014) para delinear conceitualmente o divulgador artístico; e de Botelho (2003) e Bhaskar (2020) para visualizar o que configura desafio no processo de apreensão de bens culturais dentro e fora do contexto das mídias digitais. Para tanto, uma etnografia virtual (netnografia) foi feita para se selecionar, acompanhar e então analisar, a partir de uma estratégia metodológica utilizando a lógica peirceana, a ação de três divulgadores artísticos – Luiza Adas (@museu.do.agora); Lilian Farrish (@lilianfarrish) e Vilson Gonçalves (@tiovirso) – a partir dos conteúdos que produzem na rede social Instagram. Finalmente, entende-se que, ao refletir sobre a figura do divulgador artístico – ainda escassa na literatura – contribui-se para a verificação de novos atores sociais que emergem de um cenário em que é inegável a convergência da arte com a comunicação para a expansão do acesso às artes visuais, procurando contribuir, portanto, para a compreensão do acesso à arte promovido nos ambientes das redes sociais.