Navegando por Assunto "Neoliberalismo"
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- TeseO movimento da privatização da rede municipal de ensino de Sorocaba entre 2018-2020(2021) Melati, Edmara Aparecida ParraEsta pesquisa tem como tema a privatização da educação e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UNISO, a Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação e ao Grupo de Estudo: Instituição Escolar - História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional da Universidade de Sorocaba. Apresenta o seguinte problema: De que forma a ideias propostas pelo neoliberalismo e pela terceira via influenciaram o Estado brasileiro na formulação das políticas voltadas a privatização e o como se deu esse desdobramento na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba? Logo, parte-se da hipótese de que há uma intencionalidade de delegação dos processos educacionais realizados pelo Estado para o setor privado. O objetivo geral é compreender os processos de privatização da educação com foco na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba (2018-2020). Para tanto foram elencados cinco objetivos específicos tratados nos capítulos que compõem esta tese: a) realizar uma incursão histórica e analítica a fim de verificar a organização do Estado brasileiro no contexto do neoliberalismo e da terceira via; b) identificar as mudanças na legislação brasileira que amparam os processos de privatização da educação; c) verificar a influência empresarial nas políticas de educação no Brasil com foco no Movimento Todos pela Educação; d) caracterizar o município de Sorocaba, por meio da observação dos seguintes aspectos: localização geográfica, história, desenvolvimento econômico, crescimento populacional, estrutura político e administrativa da Prefeitura e aspectos educacionais; e) analisar os processos de privatização da educação municipal, por meio da implantação de dois programas de governo durante o período 2018-2020, ou seja a “Gestão Compartilhada da Educação Infantil” e o “Sistema de Ensino – SESI”. A metodologia adotada foi a pesquisa documental de cunho analítico, por meio do estudo dos documentos oficiais, de matérias jornalísticas produzidas pela imprensa local e legislação educacional, de forma a verificar as bases teóricas que possibilitaram a compreensão da totalidade. Assim, partiu-se da análise do contexto mais amplo, ou seja, do papel do Estado brasileiro enquanto instituição estratégica nos processos de privatização das atividades educacionais e por fim realizou-se uma revisita a Rede Municipal de Ensino de Sorocaba. Os resultados apontaram para a influência da lógica do neoliberalismo e da terceira via na organização das políticas proposta pelo Estado brasileiro. A atuação empresarial na definição da política e da legislação educacional também foi observada e por fim foram identificadas formas de privatização da educação municipal de Sorocaba implantadas dentro de um contexto de resistência e disputa.
- DissertaçãoPrograma escola da família: privatização do ensino superior?(2007) Nunes, Siliane Veiga Manzano RolimA Dissertação apresentada vincula-se à Linha de Pesquisa: Conhecimento e Cotidiano Escolar. Ao longo deste trabalho sobre o Programa Escola da Família desenvolvo algumas considerações sobre as políticas educacionais implementadas no Brasil a partir da década de 1990, particularmente as que se referem à Educação Superior. Observo o processo de reformas do Estado imposto pelos organismos multilaterais representativos de interesses políticos e sociais articulados à lógica do mercado. Nesse cenário, não consegui me furtar à realidade dos tempos atuais, do crescimento global e do neoliberalismo. Tentei adotar uma postura crítica frente à realidade em curso e a partir dela, compor, coerentemente neste texto, uma visão do contexto educacional, político e socioeconômico vigente, cuja exposição compõe-se de uma apresentação, três capítulos e as considerações finais. Este estudo apresenta, também, um panorama geral do Programa Escola da Família no Estado de São Paulo e na cidade de Sorocaba. A esses aspectos acrescento o levantamento socioeconômico dos 62.454 universitários que atuaram e ainda atuam no Programa Escola da Família no Estado, concentrando sua atenção nos 361 universitários que atuam na cidade de Sorocaba. Um dos aspectos referente ao Programa Escola da Família escolhido para ser analisado foi o diferencial existente desse Programa no Estado de São Paulo, em relação aos demais Estados parceiros do “Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz” que reside na oferta a universitários carentes, egressos do ensino médio público, uma oportunidade para cursarem a faculdade, através da concessão de bolsa de estudos, isentando-os em 100% do pagamento da mensalidade em troca de seu trabalho aos finais de semana nas escolas participantes. É com base nessas observações iniciais sobre o Programa Escola da Família que me propus a investigar: (1) Qual o interesse das Instituições de Ensino Superior privadas em estabelecer parceria com o governo do Estado de São Paulo para desenvolver o Programa Escola da Família? (2) Qual a visão dos universitários bolsistas sobre o referido Programa? Retomando os problemas e as hipóteses que orientaram esta pesquisa, interpreto sua pertinência a partir dos procedimentos de coleta e análise de dados adotados.