Navegando por Assunto "Propaganda"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA comunicação poética na propaganda: cultura de vida e morte(2011) Dória, Teresa de Fátima NavarroEsta dissertação resulta de uma pesquisa realizada por estudos interdependentes que consistem em analisar o processo de semiose que conduz a tessitura dos signos em spots publicitários voltados à captação de órgãos e tecidos, em seus aspectos poéticos, entendendo-se que se trata de um texto hibrido da comunicação e da cultura, no qual operam mecanismos de linguagem, com os quais se pretende alcançar o público-alvo. Para isto, emprega-se como metodologia a exploração semântica, sintática e pragmática do signo poético. Procura-se conceber, também, o corpo como parte fundamental do processo de produção de imagens poéticas, reconhecido como um texto da cultura, que se origina, sobretudo, da consciência da morte, outro ponto central da discussão. Optou-se por uma pesquisa dialógica, na qual figura um elenco de autores, dentre os quais se destacam: Bartello, Carrascoza, Eagleton, Eco, Flusser, Lotman, Marcondes Filho, McCombs, Morin, Pignatari, Santaella, Silva, Valverde, Yanoye, entre outros.
- TeseO processo de criação na publicidade: perspectivas de criativos em foco(2023) Martins, Bruno Antonio da SilvaA presente pesquisa tem como tema o processo de criação em publicidade e é guiada pela hipótese de que este processo compartilha especificidades com o processo de criação da ciência e da arte. Com o objetivo geral de compreender o processo de criação em publicidade e os específicos de explicitar aproximações entre ciência e arte, com foco no processo de criação; mostrar como crenças sobre a velhice e o envelhecimento se apresentam na produção publicitária; tratar a publicidade como um sistema de signos, na perspectiva da semiótica peirceana, e destacar facetas do processo de criação em publicidade, aplicam-se estratégias advindas da semiótica peirceana para análise de peças publicitárias que envolvem representações de idosos, de uma amostra de interesse composta por cinco peças publicitárias recentes. Tais análises são permeadas por ideias de profissionais envolvidos no processo de criação dessas peças, coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. As reflexões sobre o processo de criação, na ciência e na arte, fundamentam-se em ideias de cientistas e artistas, como consta em literatura específica sobre processo de criação – Moles, Valéry, Morin e Ostrower, entre outros –; em seguida, em ideias de criativos, coletadas nas entrevistas, sendo que os vínculos do processo de criação com a cognição são efetivados com ideias peirceanas sobre os tipos de raciocínio. Entre os resultados, destacamos que os processos de criação na ciência e na arte, bem como na publicidade, em geral, envolvem a busca e a elaboração de procedimentos e técnicas que dependem de materiais existentes; os momentos de criação são conscientes e concentram comparações, conjeturas, hipóteses, ou seja, envolvem o raciocínio abdutivo; dependem do meio cultural dos artistas, cientistas e criativos, e não são processos levados adiante individualmente, pois ambos requerem comunidades tanto para a criação como para a validação dos resultados obtidos. Trata-se de uma pesquisa pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos e relevante pedagogicamente, pois traz contribuições para a compreensão do processo de criação e da criatividade como uma faceta da cognição e, socialmente, pois dá subsídios para os criativos redimensionarem a sua prática relativa ao processo de criação em publicidade, atrelando o original à possibilidade de transformações de crenças e hábitos cristalizados no meio social.
- DissertaçãoO uso de marca registrada alheia na publicidade comparativa(2010) Santos Junior, Aldo Batista dosO presente trabalho tem por objetivo analisar o uso de marca registrada alheia na técnica publicitária de comparação entre produtos ou serviços. Para tanto, iniciamos o estudo com a diferenciação e identificação do significado de publicidade e propaganda. Passamos a verificar as diversas formas de análise do instituto da publicidade comparativa existentes no Brasil, seja por auto-regulamentação do setor publicitário, via CONAR, seja por leis vigentes, tais como o Código de Propriedade Industrial ou o Código de Defesa do Consumidor. Após, analisamos a compreensão e permissividade de outras nações perante o delicado tema da publicidade comparativa. Verificamos a interpretação dada pelos Estados Unidos da América do Norte e alguns países europeus. Por fim, analisamos se há a possibilidade da realização da publicidade comparativa no Brasil e como deve ser realizada para não ser considerada ilegal ou irregular.
Item Representações da casa do brasileiro na propaganda em tempos de pandemia(2022) Aniello, Fernanda Beatriz Wahl da Silva