A comunicação poética na propaganda: cultura de vida e morte
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Resumo / Abstract
Esta dissertação resulta de uma pesquisa realizada por estudos interdependentes que consistem em analisar o processo de semiose que conduz a tessitura dos signos em spots publicitários voltados à captação de órgãos e tecidos, em seus aspectos poéticos, entendendo-se que se trata de um texto hibrido da comunicação e da cultura, no qual operam mecanismos de linguagem, com os quais se pretende alcançar o público-alvo. Para isto, emprega-se como metodologia a exploração semântica, sintática e pragmática do signo poético. Procura-se conceber, também, o corpo como parte fundamental do processo de produção de imagens poéticas, reconhecido como um texto da cultura, que se origina, sobretudo, da consciência da morte, outro ponto central da discussão. Optou-se por uma pesquisa dialógica, na qual figura um elenco de autores, dentre os quais se destacam: Bartello, Carrascoza, Eagleton, Eco, Flusser, Lotman, Marcondes Filho, McCombs, Morin, Pignatari, Santaella, Silva, Valverde, Yanoye, entre outros.