Navegando por Assunto "Propaganda - Aspectos psicológicos"
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- DissertaçãoA comunicação poética na propaganda: cultura de vida e morte(2011) Dória, Teresa de Fátima NavarroEsta dissertação resulta de uma pesquisa realizada por estudos interdependentes que consistem em analisar o processo de semiose que conduz a tessitura dos signos em spots publicitários voltados à captação de órgãos e tecidos, em seus aspectos poéticos, entendendo-se que se trata de um texto hibrido da comunicação e da cultura, no qual operam mecanismos de linguagem, com os quais se pretende alcançar o público-alvo. Para isto, emprega-se como metodologia a exploração semântica, sintática e pragmática do signo poético. Procura-se conceber, também, o corpo como parte fundamental do processo de produção de imagens poéticas, reconhecido como um texto da cultura, que se origina, sobretudo, da consciência da morte, outro ponto central da discussão. Optou-se por uma pesquisa dialógica, na qual figura um elenco de autores, dentre os quais se destacam: Bartello, Carrascoza, Eagleton, Eco, Flusser, Lotman, Marcondes Filho, McCombs, Morin, Pignatari, Santaella, Silva, Valverde, Yanoye, entre outros.
- DissertaçãoPublicidade: a relação sugestão/persuasão(2008) Teixeira, Neliane LeoneEsta pesquisa sobre publicidade tem como ponto de partida, principalmente as idéias de Baudrillard e Lumann a respeito da persuasão e propõe refletir sobre a relação entre sugestão e persuasão nas mensagens publicitárias. Para atingir tal objetivo valer-se-á de análise semiótica de peças publicitárias - selecionadas e divulgadas em mídia impressa, fundamentadas na gramática especulativa de Charles Sanders Peirce e em idéias de Damásio sobre os sentimentos e a cognição. A relevância desta investigação está no fato de enfatizar que ao se primar pela iconicidade das mensagens publicitárias, o poder de sugestão dessas mensagens se potencializa, aspecto que pode redimensionar a produção em publicidade.