Navegando por Assunto "Redes sociais"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoBig data e suas implicações socioculturais: a cartografia de controvérsias aplicada às notícias digitais(2019) Antunes Filho, EdsonEsta pesquisa tem como tema as controvérsias criadas pela tecnologia big data na contemporaneidade e guia-se pela seguinte pergunta: quais são as implicações socioculturais geradas pelas controvérsias relativas ao big data? O valor do big data não está atrelado apenas aos dados colhidos e às informações produzidas, mas ao que é feito com elas. O objetivo geral da pesquisa é compreender os aspectos socioculturais que envolvem big data. Os objetivos específicos são: apresentar a Teoria Ator-Rede e a metodologia Cartografia de Controvérsias; identificar controvérsias referentes ao big data e analisar as implicações socioculturais geradas pelas controvérsias apontadas. Para tanto, tomam-se como corpus as revistas Superinteressante da Editora Abril e Galileu da Editora Globo, com dados coletados no período de janeiro de 2013 a julho de 2019, totalizando 68 notícias com a temática big data. Após a identificação das notícias controversas, foram coletadas nas fanpages oficiais das revistas, na mídia social Facebook, as publicações das manchetes, assim como seus comentários mais relevantes, que foram mapeados por meio da Cartografia de Controvérsias. Consideram-se os pontos de vista jornalísticos representativos das controvérsias. No entanto, as manifestações dos usuários foram ponto central deste estudo. As controvérsias tornaram-se calorosas e evidentes, com um ator associando-se aos demais por meio do computador, formando-se a rede sociotécnica. Este estudo, portanto, por abranger duas revistas e suas respectivas fanpages no Facebook como mídias e trazer aspectos socioculturais contemporâneos, é pertinente à área de concentração Mídias. Os resultados obtidos contemplam a reflexão sobre como os dados digitais estão sendo utilizados, constituindo assim a relevância desta pesquisa.
- DissertaçãoO processo comunicativo do serviço de atendimento médico de urgência: um estudo nas redes sociais(2016) Contini, Irineu Cesar PanzeriO estudo tem como objetivo em conhecer o processo comunicativo do serviço de atendimento médico de urgência nas redes socais. A intenção do estudo é identificar as abordagens de comunicação do serviço de atendimento nas redes socais, como: o Facebook e compreender os comentários realizados na rede. O estudo está dividido em três capítulos, o primeiro capítulo abarca uma breve revisão sobre o processo comunicativo, compreendendo as relações e elementos da comunicação; no segundo capítulo é apresentado o serviço de atendimento médico de urgência, com considerações importantes sobre o serviço do Samu 192; no terceiro capítulo descreve-se a evolução das redes sociais, a crescente importância das redes sociais e breve contextualização sobre as redes sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva de nível qualitativa e quantitativa em nível exploratório, com levantamento bibliográfico sobre o tema, com análise de conteúdo e com fundamentação teórica de autores como, Margarida Kunsch, Raquel Recuero, Pierre Levy, Lúcia Santaella, Lucien Sfez e Mauro Laruccia. Para a realização deste estudo foi feita a análise dos comentários postados na rede social o Facebook , no período de 2011 a 2016. A coleta de dados foi realizada de forma manual, foram selecionados 300 comentários, com análise categórica conforme pesquisas de Paine (2011), baseada nas teorias da Sociologia e da Comunicação. Os resultados do estudo evidenciou a carência de informação à população, é necessário clareza e objetividade nas mensagens, conhecer melhor como funciona o processo comunicativo e propor melhorias necessárias para garantia da qualidade nos atendimentos das urgências.