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O processo comunicativo do serviço de atendimento médico de urgência: um estudo nas redes sociais

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Data

2016

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Dissertação

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Resumo / Abstract

O estudo tem como objetivo em conhecer o processo comunicativo do serviço de atendimento médico de urgência nas redes socais. A intenção do estudo é identificar as abordagens de comunicação do serviço de atendimento nas redes socais, como: o Facebook e compreender os comentários realizados na rede. O estudo está dividido em três capítulos, o primeiro capítulo abarca uma breve revisão sobre o processo comunicativo, compreendendo as relações e elementos da comunicação; no segundo capítulo é apresentado o serviço de atendimento médico de urgência, com considerações importantes sobre o serviço do Samu 192; no terceiro capítulo descreve-se a evolução das redes sociais, a crescente importância das redes sociais e breve contextualização sobre as redes sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva de nível qualitativa e quantitativa em nível exploratório, com levantamento bibliográfico sobre o tema, com análise de conteúdo e com fundamentação teórica de autores como, Margarida Kunsch, Raquel Recuero, Pierre Levy, Lúcia Santaella, Lucien Sfez e Mauro Laruccia. Para a realização deste estudo foi feita a análise dos comentários postados na rede social o Facebook , no período de 2011 a 2016. A coleta de dados foi realizada de forma manual, foram selecionados 300 comentários, com análise categórica conforme pesquisas de Paine (2011), baseada nas teorias da Sociologia e da Comunicação. Os resultados do estudo evidenciou a carência de informação à população, é necessário clareza e objetividade nas mensagens, conhecer melhor como funciona o processo comunicativo e propor melhorias necessárias para garantia da qualidade nos atendimentos das urgências.


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