Navegando por Assunto "Resíduos sólidos"
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- DissertaçãoA logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas na cidade de Piedade - SP(2017) Almeida Filho, Sidney Gonçalves deO uso de defensivos agrícolas para proteção e aumento da produtividade das lavouras, gera um resíduo pós consumo, que pode causar sérios problemas à saúde e meio ambiente. Suas embalagens mesmo sendo bem esgotadas precisam de uma destinação correta como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Objetivo dessa pesquisa foi baseada em identificar e mapear a eficácia do retorno das embalagens de defensivos agrícolas pós consumo por parte dos Agricultores Familiares da cidade de Piedade/SP, para a central de recolhimento do mesmo município verificando as condições de armazenagem, transporte e condições de conhecimento sobre o manejo das embalagens primárias de defensivos. A Metodologia baseou-se de uma revisão de literatura sobre os temas de Logística Reversa, estudos de casos de outras cidades e legislação, sendo realizado uma pesquisa exploratória coletando os dados sobre a armazenagem o transporte das embalagens vazias de defensivos agrícolas, cruzando as informações de volumes, de materiais com a destinação correta e analisando os desvios nesse processo de separação e retorno. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários com perguntas abertas e fechadas para os agentes envolvidos. Os Resultados encontrados, demonstraram que existem 3 pontos de atenção que estão relacionados: Ao processo de armazenagem das embalagens vazias, onde os agricultores relatam a dificuldade em ter o local apropriado e nas condições em que a lei determina; ao envio para a central de coleta, pela distância e em alguns casos na falta de veículo utilitário para realização do transporte; A falta de fiscalização. Frente as dificuldades encontradas, a pesquisa indica propostas para treinamento, armazenagem, movimentação e fiscalização para que o Instituto de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) aumente sua aderência no processo de Logística Reversa das Embalagens Vazias na cidade de Piedade e sua eficácia junto ao pequeno agricultor familiar.
- DissertaçãoEstudo piloto operacional de pátio de compostagem de resíduos sólidos orgânicos para a Universidade de Sorocaba(2024) Gimenez, Vanderson UrbaitiA destinação de resíduos, baseada na Política Nacional do Meio Ambiente e em um Programa de Gestão de Resíduos que adota a política dos 5Rs, é uma ferramenta poderosa diante das situações vivenciadas na melhoria das condições atuais do planeta. A partir dos resíduos sólidos urbanos, os resíduos valorizados podem ser obtidos após tratamentos, como triagem ou compostagem, minimizando assim a produção de rejeitos dispostos em aterros. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e executar um projeto-piloto operacional de um pátio de compostagem de resíduos sólidos orgânicos para a Universidade de Sorocaba. Para tanto, foram construídos para estudo três tipos de pilhas de compostagem (n=3) — especificamente, sem impermeabilização de solo e com impermeabilização com lona ou alvenaria —, seguindo os parâmetros estabelecidos pela equipe de pesquisa. Os resíduos sólidos domiciliares úmidos (RSDU) e os resíduos públicos (RPU) foram dispostos nas pilhas. Os indicadores de desempenho da compostagem adotados foram as concentrações de umidade, temperatura, nitrogênio e carbono. A média e o desvio padrão obtidos para o parâmetro umidade foram de 48 ± 3% para RPU e 89 ± 3% para RSDU, a massa específica seca de RSDU obtida ficou entre 8,5 e 13,1% e de RPU ficou entre 48,6 e 54,6%, nitrogênio no RPU foi 0,93% e RSDU foi 1,02%, o carbono total (COT) foi de 45,33% e 52,84% para RSDU e RPU, respectivamente. Os valores da temperatura central nas pilhas foram semelhantes nos diferentes tempos de amostragem. O custo de compostagem de uma pilha até o final da produção dos 3 produtos (3 meses) foi de R$ 1.292,87 para um volume de 6 m³ de resíduos. Um pátio piloto de compostagem foi implantado na Universidade de Sorocaba, comprovando a viabilidade de dar destinação adequada a parte dos resíduos sólidos gerados no Campus Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi. Apesar do tempo e da temperatura de compostagem serem semelhantes entre os três tipos de pilhas, as pilhas com estrutura de alvenaria apresentaram vantagem quanto à captação de biofertilizante líquido (chorume). Do ponto de vista da investigação científica, foi interessante comparar os resultados das análises de temperatura e pH com a abundante literatura disponível. Porém, após estabelecido o processo de compostagem, seu monitoramento é desnecessário devido à microbiota presente na massa regular esses parâmetros, tornando o ambiente sustentável. A rega com água não foi necessária para manter o nível de umidade nas pilhas, acreditamos que devido às altas temperaturas do processo de compostagem, tenha promovido energia térmica, fazendo com que os resíduos usados liberassem a água que estava nelas. Na prática, estabelecer a periodicidade da aeração das pilhas mostrou-se essencial na promoção do processo de compostagem. Além disso, acreditamos que mesmo a baixa frequência das trocas realizadas para manter a oxigenação do meio tenha sido suficiente para manter a temperatura e a umidade ideais para a microbiota até a fase de maturação do composto. No que diz respeito à análise de custos, os dados apontam para a economia almejada, a redução de despesas e um pequeno passo para a resolução de problemas ambientais, como a poluição do solo e da água e a redução da vida útil dos aterros devido à disposição dos resíduos aqui estudados.
- DissertaçãoGestão de automóveis final de vida no Estado de São Paulo: um modelo de reciclagem, reuso e destinação sustentável(2015) Barbosa, Milton AugustoEssa dissertação na área de Processos Tecnológicos e Ambientais tem foco em um Sistema de Gestão de Automóveis Final de Vida (AFV) para o Estado de São Paulo. A justificativa da pesquisa tem base na Lei Federal de Política Nacional de Resíduos Sólidos, na Lei Estadual dos Desmanches, na quantidade de automóveis inservíveis nos pátios do DETRAN e na melhoria da sustentabilidade da cadeia automotiva. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar os indicadores de gestão dos Veículos Final de Vida (VFV) em Portugal, apresentar os processos de reciclagem, reuso e destinação dos materiais AFV nas empresas do Brasil e propor um Sistema de Gestão Automóveis em Final de Vida (AFV) para o Estado de São Paulo, pois observa-se uma lacuna após o fim do uso do automóvel. A metodologia aplicada foi uma pesquisa exploratória na Gestão de VFV de Portugal, entrevista estruturada nas empresas de reciclagem do Brasil e a proposta de um Sistema de Gestão AFV para o Estado de São Paulo. O resultado conclui que as empresas do Brasil conseguem atuar na reciclagem dos materiais e argumentam a necessidade urgente de um modelo prático de desmontagem reversa AFV em um único local, para realizar de forma eficiente a reciclagem de materiais, reuso de peças através de um canal de distribuição e destinação sustentável diminuindo as quantidades colocadas nos aterros e obtendo maior eficiência na desmontagem afim de diminuir o número de automóveis inservíveis nos pátios do DETRAN.