Navegando por Assunto "Universidades e faculdades - Avaliação - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoPercepções dos egressos sobre a formação no curso de fisioterapia da Universidade de Sorocaba(2021) Rossi, Mateus FranciscoO estudo detalha o perfil dos egressos do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba (UNISO) e analisa as percepções desses egressos sobre sua formação superior relacionada a atuação profissional. Metodologia: Realizou-se um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, com questionário autoaplicável, em uma amostragem não probabilística intencional, abordando aspectos como: identificação, percurso na graduação, inserção no mercado de trabalho, mobilidade educacional, avaliação do processo de formação em fisioterapia e satisfação com o curso e profissão. Objetivos: avaliar como as percepções dos egressos, sobre sua formação, podem contribuir para o aprimoramento do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba. Resultados e discussão: Os egressos do curso de Fisioterapia da UNISO, são em sua maioria mulheres, de cor branca, abaixo de 28 anos, que frequentaram ensino médio em escola pública, cujo os pais não cursaram ensino superior, realizam pós-graduação, consideram-se satisfeitos com a profissão e com o curso de Fisioterapia, especialmente aos conteúdos práticos, específicos e relacionados a uma formação humanista e integral. Entraram rapidamente no mercado de trabalho e obtiveram ascensão social trabalhando como fisioterapeutas, mas referem insatisfação referente a remuneração e sugerem direcionamento do curso em aspectos relacionados ao empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho.
- DissertaçãoPráticas de auto-avaliação em instituições de educação superior no município de Sorocaba/SP(2009) Harder, Eliana MartuccelloEm abril de 2004, é instituído por lei o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com o objetivo de assegurar o processo de avaliação realizado pelas instituições de educação superior (IES). Dentre outras determinações, essa lei prevê que as IES promovam auto-avaliações como forma de identificação das suas fragilidades e potencialidades buscando a melhoria do processo educativo. De 2004 a 2008, mudanças substanciais foram efetuadas nesse sistema afetando a sua trajetória inicial e instigando a reflexão de inúmeros pesquisadores. Este trabalho analisa o processo de auto-avaliação nas IES do município de Sorocaba-SP, através da coleta de dados a partir de formulários eletrônicos e entrevistas com os coordenadores das comissões próprias de avaliação (CPA). Seu objetivo é evidenciar as hipóteses de que: a) a auto-avaliação realizada em algumas IES serve somente para cumprir com as obrigações preconizadas pelo SINAES, transformando-se em mero instrumento burocrático e de controle, ou b) a auto-avaliação é um instrumento de diagnóstico das fragilidades e potencialidades das IES, tornando-se forte instrumento para melhoria da qualidade educativa, ou c) a auto-avaliação carrega em si elementos das duas hipóteses anteriores, transformando-se em uma mescla de controle e diagnóstico. Os resultados desta pesquisa confrontam as concepções que nortearam e instituíram o SINAES com as práticas efetivamente adotadas pelas IES e pelo Ministério da Educação (MEC), de forma a refletir sobre o significado da democracia participativa no âmbito da educação superior.