Navegando por Assunto "Universidades e faculdades comunitárias - Brasil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseExtensão universitária: o caso das instituições comunitárias de educação superior no Brasil(2021) Xavier, Silvana Maria GabaldoEsta tese faz uma análise da extensão universitária presente nas Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, filiadas à Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC. Com objetivo de pesquisar e analisar as convergências e divergências entre as concepções e práticas de extensão universitária nas 66 ICES filiadas à ABRUC, estudou-se essa temática na literatura especializada, na legislação brasileira vigente, além de pesquisar os documentos institucionais disponibilizados em seus sites e interpretar as respostas dadas a um questionário encaminhado aos setores responsáveis pela extensão universitária das ICES. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo descritivo. Apoiando-se numa análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), os dados foram trabalhados em três (03) grandes momentos: a descrição das concepções e práticas extensionistas; a redução em unidades de sentido, agrupadas em categorias organizadas nos três (03) grupos (documentos legais, institucionais e questionários); num terceiro momento, a interpretação pelo método da Triangulação de Dados, pautando-se em Minayo (2006) e Flick (2013). O entrecruzamento dos dados levantados com os três (03) grupos de análise permitiu verificar convergências e divergências sobre o entendimento de extensão e suas práticas nas ICES pesquisadas, com observância dos conceitos extraídos dos textos legais e literatura específica. O estudo contribuiu para reflexões sobre as práticas de extensão universitária que têm sido desenvolvidas pelas ICES. As revelações oriundas da Triangulação dos Dados possibilitaram considerar que: as atividades de extensão necessitam ser trabalhadas com o mesmo peso do ensino e da pesquisa na tríade que embasa a Universidade; os documentos que a institucionalizam devem ser mais claros e objetivos, apresentando consonância entre os conceitos editados e suas possibilidades de execução; a importância de se criar mecanismos de avaliação das práticas extensionistas. Recomenda-se a necessidade das ICES organizarem suas ações pautadas nos princípios declarados em seus regimentos, sob a égide da legislacao vigente. Assim, enfatiza-se a necessidade de novos estudos sobre as concepções de extensão e suas práticas, na seara da Educação Superior brasileira, com o objetivo de unificar os princípios, as diretrizes e a avaliação sobre a extensão universitária no sistema de ensino do país.
- DissertaçãoUniversidade comunitária no Brasil: a busca por uma identidade(2009) Lima, Anesio AparecidoA dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo tratará sobre a trajetória do ensino superior no Brasil. Em todo o tempo, esta trajetória estará envolvida por questões de caracteres político, econômico ou social. Tais questões surgirão no período colonial brasileiro e estender-se-ão até os dias atuais. No segundo capítulo serão apresentados os principais modelos universitários que foram desenvolvidos no Brasil. O embate entre as áreas privada (laica e religiosa) e pública motivarão o Estado a mobilizar-se e intervir no ensino superior brasileiro com o objetivo de implantar suas políticas e alcançar seus interesses. O terceiro capítulo tratará da Universidade Comunitária, sua estrutura jurídica e sua busca por uma identidade. Embora tenha características de instituição pública, a Universidade Comunitária é – do ponto de vista jurídico – tratada como instituição privada. Dessa forma, são apresentadas propostas para melhoria de sua situação jurídica, para que assim a Universidade Comunitária possa, de forma legal, oferecer à sociedade os benefícios que podem ser proporcionados por seus serviços nas áreas educacional e social.