Navegando por Assunto "Velhice"
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- DissertaçãoMarca e publicidade: ressignificação da velhice(2016) Martins, Bruno Antonio da SilvaA pesquisa, que tem como tema a relação entre as marcas e a periodização da vida, parte do pressuposto de que, na contemporaneidade, as marcas, via publicidade, propõem sentidos e valores, estilos de vida, incitam a imaginação, guardando vínculos, em algumas produções, com os períodos da vida: infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice. Norteada pela pergunta: Como as marcas, via publicidade, engendram valores relativos à velhice e, em que medida, tal movimento pode contribuir para a ressignificação deste período da vida?, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a publicidade ressignifica a velhice e como objetivos específicos: refletir sobre a periodização da vida na contemporaneidade; identificar as transformações de concepções de marca e publicidade neste contexto; explicitar os valores relativos à velhice propostos pela publicidade e conjeturar sobre a possibilidade da publicidade contribuir para a ressignificação da velhice. Para alcançar tais objetivos estabelecemos o seguinte protocolo de pesquisa: 1.Seleção de peças publicitárias impressas e audiovisuais, veiculadas no período de 2011 a 2014, guiada pelas palavras-chave: Idoso (ou termos sinônimos: Terceira Idade, velhice) e Publicidade; 2. Classificação das peças e seleção de peças para análise; 3. Seleção de estratégias metodológicas para análises das peças; 4. Realização de estudos sobre o conceito de idoso, bem como sobre a marca e publicidade no contexto atual; 5. Análise das peças publicitárias; 6. Análise dos resultados obtidos, visando identificar os valores propostos pelas marcas e a reflexão sobre o potencial desses para a reconstrução da velhice. As estratégias metodológicas são as seguintes: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirciana, de peças publicitárias impressas. Para as peças com movimento, acrescentamos estratégias advindas da análise de filmes, conforme a proposta de Aumont e Marie (2013). Entre os resultados, destacamos que a qualidade de vida do idoso está vinculada à tecnologia, tanto em relação ao bem estar quanto à construção de relacionamentos pessoais. A reflexão sobre a relação da publicidade no processo de construção social de um período da vida constitui a importância desta pesquisa, que é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, por tratar de relações entre a publicidade (mídia) e a periodização da vida envolvendo a análise de peças publicitárias.
- DissertaçãoNarrativas de idosos sobre a escola: uma leitura freireana(2006) Germano, Márcia Aparecida Luna RodriguesA pesquisa foi realizada com um grupo de oitos alunos com mais de 60 anos, sendo cinco mulheres e três homens, que freqüentam o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Universidade de Sorocaba – UNISO, buscando identificar e analisar o cotidiano deles. Dessa forma nos perguntamos, o que aconteceu as pessoas que não tiveram escolaridade no período da vida considerado “regular”? Porque foram excluídos do direito de estudar? Quais são as causas que levaram esses idosos a procurarem a escola? As análises foram realizadas a partir do diálogo com diferentes autores: Paulo Freire (especificamente no que se refere aos conceitos de: leitura de mundo, sujeitos da história e educação escolar); Ecléa Bosi (1994), Simone de Beauvoir (1970), Anita Liberalesso Neri e Sueli Aparecida Freire (2000); para a análise de temas como: velhice, escola e dignidade. A metodologia empregada foi a das conversas do cotidiano (Menegon, 1999), identificando além das questões relacionadas com a escola, as questões de gênero, da opressão, migração e autoritarismo. Nosso objetivo foi procurar identificar como que através do processo educativo, o valor da existência, em que o idoso e a idosa buscam as soluções de seus problemas, para superar as barreiras que o envelhecimento acarreta. Como que eles e elas aprendendo a conhecer seus limites e potencialidades de leitura e de “leitura de mundo”, seus problemas e os da sua comunidade, apropriam-se de sua história e assim tomam decisões e fazem suas escolhas, tendo um envelhecimento com dignidade.
- DissertaçãoRessignificação da velhice em anúncios publicitários: estudo de recepção com idosos(2020) Bernhardt, Ana Thereza ZoégaO tema, ligado à linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais, enfoca de que forma os idosos (60+ anos) se identificam com os modos pelos quais a Publicidade vem os representando nos últimos anos (2012-2019). Guiada pela pergunta “Como se dá a construção de significados sobre a velhice pelos idosos via anúncios publicitários voltados para a sua faixa etária?”, o objetivo geral da dissertação é o de compreender como se dá a construção de significados sobre a velhice pelos idosos a partir dos anúncios publicitários voltados a este público-alvo. Para isso, os objetivos específicos são: explicitar aspectos da sociedade contemporânea e sua relação com a descronologização da vida; identificar como a publicidade vem representando os idosos em suas campanhas e, por fim, apontar como os anúncios publicitários são percebidos e se são aceitos ou não pelos próprios idosos. Visando alcançar tais propósitos, autores como Zigmund Bauman (2007); Lipovetsky e Serroy (2008); Anthony Giddens (2002) e Stuart Hall (2006) embasam as discussões teóricas a respeito do contexto sociocultural contemporâneo. Já as autoras Guita Grin Debert (1999) e Gisela Castro (2018) auxiliam na reflexão sobre o conceito de velhice e suas transformações ao longo do tempo. No tocante à publicidade, recorre-se às contribuições de João Carrascoza (2015) e Vander Casaqui (2011). Além da revisão bibliográfica, adota-se o estudo de recepção como a metodologia da dissertação. O estudo de recepção, com abordagem de pesquisa qualitativa, é desenvolvido por meio de minigrupos focais e realização de entrevistas pessoais, apoiando-se nos estudos de Cecília Minayo (2012), Romeu Gomes (2012) e Stuart Hall (2003). Inicialmente, a pesquisa levanta 46 campanhas publicitárias focadas no público 60+, veiculadas de forma eletrônica ou digital durante os anos de 2012 a 2019. Ao serem categorizadas em segmentos (Tradicional, Ressignificação, Estereótipos e Superação), observa-se que mais da metade das campanhas analisadas são enquadradas no tópico ressignificação, embora ainda possam existir resquícios de idadismo em alguns dos anúncios avaliados. A partir disso, a pesquisa seleciona três campanhas com diferentes perfis em relação aos idosos a serem analisadas no estudo de recepção: Velhovens (Skol), A melhor fase da vida é agora (Nutren Senior) e Burger King Senior. Os resultados demonstram que os entrevistados não se consideram ou gostariam de ser considerados “velhos”, já que essa palavra remete aos “incapazes”, “doentes” e aos que “não fazem mais nada”. Baseado no modelo de decodificação de Stuart Hall, os idosos decodificam as campanhas em três distintos cenários: de forma preferencial (A melhor fase da vida é agora); de forma moderada (Velhovens), estas duas com grande potencial de identificação; e de forma contestatória (Burger King Senior), esta última quando os idosos são representados de uma maneira mais tradicional, mais submissos e passivos, não gerando muita identificação. Os entrevistados ambicionam continuar tendo um papel ativo na sociedade e fazendo parte do todo, agindo como protagonistas das próprias vidas. A relevância da pesquisa consiste em dar voz aos idosos por meio de análise do estudo de recepção, enfatizando a importância de representá-los de uma forma socialmente ativa, com autonomia e protagonismo em relação às suas escolhas e à sua vida.
- DissertaçãoSignificado de velhice e envelhecimento para alunos de enfermagem(2005) Silva, Cassia Maria HilknerEste estudo tem como objetivo identificar e analisar os significados de velhice e envelhecimento para alunos de enfermagem, usando a perspectiva teórica de curso de vida para reflexão. Perspectiva esta que proporciona mudanças de paradigma no processo de envelhecimento paralelamente ao processo de desenvolvimento. A enfermeira realiza o atendimento do paciente de acordo com a avaliação das queixas, dos sinais e sintomas e do exame físico: diagnóstico de enfermagem. Entretanto essa avaliação pode sofrer influências da percepção pessoal do profissional de enfermagem, o que pensa sobre determinados contextos, os mitos e ou preconceitos que se tem. Essas interpretações podem resultar em posturas inadequadas. Investigar e refletir sobre mitos e crenças que possam levar a discriminação é papel da educação. A pesquisa foi realizada com 133 alunos dos quatro anos do curso de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Centro de Ciências Médicas e Biológicas, utilizando um questionário com duas perguntas para a coleta dos dados. As respostas dos alunos sobre o ‘significado de envelhecimento’ foram relacionadas em três categorias: sabedoria, mudanças físicas e psicológicas e fase natural da vida. Quanto à pergunta sobre ‘o que é uma pessoa velha’, repetem-se às categorias acima e ainda estado de espírito. As respostas estão ligadas a mitos com relação à idade, positivos e negativos, com mais ênfase as perdas adquiridas na velhice.As diversas formas de interpretar a velhice e o envelhecimento estão vinculadas à cultura de cada sociedade e ao momento histórico que se vive. As crenças, costumes e significados, são construídos nas interações sociais ao longo de nossa história de vida e podem resultar em posturas e ações acerca desse processo.