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Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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  • Monografia / TCC
    Luto simbólico no divórcio: uma revisão sistemática da literatura
    (2023) Soares, Amanda Vieira Ramos; Xavier, Magda Roberta de Oliveira
    O divórcio é o fim de uma relação legal e definitiva entre dois indivíduos. Para minimizar os efeitos negativos e adaptar-se a um novo contexto, é necessário entender o comportamento e aspectos emocionais envolvidos. Objetivou-se elucidar como os casais lidam com as experiências do processo do luto simbólico existentes ao longo do percurso do divórcio. O método escolhido foi uma revisão sistemática da literatura utilizando como bases os dados eletrônicos em BVS, Scielo, Pepsic e Capes. Foram selecionados e analisados oito artigos, seguindo o protocolo PRISMA. O sentimento de tristeza é comum no início do processo, mas tende a diminuir com o tempo, enquanto o sentimento de alívio tende a se manter. Os processos de luto simbólico diante da separação podem ser diferentes e gerar mudanças e transformações nos indivíduos. O luto é apresentado como doloroso e intenso, e pode perdurar mesmo após um período extenso de desvinculação afetiva.
  • Monografia / TCC
    A importância da intervenção precoce no TEA: revisão integrativa da literatura
    (2023) Buzineli, Ana Julia Victória Ribeiro
    A intervenção precoce tem o objetivo de melhorar o bem-estar da unidade familiar, promovendo o desenvolvimento da criança, respondendo às preocupações e necessidades da família. Objetivou-se verificar na literatura as principais intervenções utilizadas em crianças com TEA e identificar os efeitos da intervenção precoce. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura no Periódicos CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, Pepsic e Lilacs, com os descritores: intervenção precoce, autismo e crianças. Os critérios de inclusão foram: artigos dos últimos cinco anos, escritos em português e que apresentavam uma intervenção precoce para TEA. Foram incluídos quatro artigos após os critérios de seleção. Os resultados mostraram que dois dos artigos utilizaram intervenções com a participação dos pais e os filhos. Identificou-se que as intervenções precoces têm um papel fundamental no tratamento do TEA, pois auxiliam no desenvolvimento de habilidades sociocomunicativas, e que a equipe multiprofissional é fundamental no tratamento da criança com TEA.