Dissertações e Teses
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- DissertaçãoA internacionalização nas universidades : um estudo sobre Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai(2025) Silva, Ana Laura Pineda Pietrobon daVinculada à linha de pesquisa de Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba (UNISO) e, situada no campo das políticas educacionais das Instituições de Ensino Superior (IES) em países da América Latina selecionados, tais quais Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, esta dissertação tem como tema a internacionalização da Educação Superior. Partindo dessa atividade, busca-se abordar o impacto da mobilidade acadêmica nas universidades latino-americanas, com ênfase no contexto brasileiro. Esta pesquisa tem como pergunta norteadora “Como a mobilidade acadêmica contribui para a internacionalização das universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai?” e objetiva analisar como se deu a mobilidade acadêmica nas universidades dos países em questão nos últimos dez anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolve a descrição, sistematização e interpretação de dados coletados, por meio de análise bibliográfica, tendo como base o método comparativo, de caráter internacional, para produção de inovação e conhecimento, pois este tem sido fundamental aos interessados na área da Educação Superior. Os principais resultados da presente dissertação indicam que, nas universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai, na última década, dentre diversas formas de mobilidade, a acadêmica e a estudantil estão aumentando em passo acelerado e em escala global. Além disso, especialmente durante e após o período da pandemia da covid-19, a mobilidade virtual no Ensino Superior tornou-se primordial e incorporou-se a esse avanço. Os resultados indicam também que os diferentes formatos de mobilidade e programas de intercâmbio contribuem e interferem na internacionalização das universidades, além de destacar questões primordiais em relação aos parâmetros e qualidade medida no Ensino Superior latino-americano. Ainda, sugerem ressaltar a escassez de informações dos países selecionados, bem como os motivos pelos quais isso acontece e demais aspectos. A pesquisa é relevante porque os resultados podem ser promissores, devido ao tema estar em curso, ser atual e pertinente à apreciação dos dados mais recentes, em perspectiva comparada sobre as mobilidades acadêmica e estudantil, e como estas impactam na internacionalização das universidades do Brasil, da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai.
- DissertaçãoProfessores com tecnologias em processo de Lesson study híbrido : conhecimentos e práticas(2025) Oliveira, Paula OdaniOs processos formativos colaborativos centrados na colaboração e na prática letiva dos professores são considerados importantes oportunidades catalisadoras de desenvolvimento profissional docente. A presente pesquisa toma por foco um processo formativo com essas características: um ciclo de Lesson Study desenvolvido por uma comunidade de aprendizagem docente, o Grupo de Sábado. O ciclo contou com a mediação da tecnologia, combinando momentos presenciais e a distância, encontros síncronos, intercâmbios assíncronos e a mobilização de diversos softwares e aplicativos para planejar, implementar e analisar uma tarefa para a sala de aula. A pesquisa busca responder à questão: qual é o papel das tecnologias no processo formativo do Lesson Study Híbrido e como elas contribuem para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários para que os professores integrem essas tecnologias em seu ensino? Nesse cenário, os objetivos da pesquisa são compreender o papel das tecnologias digitais ao longo do ciclo, identificando as práticas possibilitadas por cada tecnologia e descrevendo o desenvolvimento dos conhecimentos que possibilitam aos professores integrar a tecnologia no seu ensino. O trabalho adota o construto Seres-humanos-com-mídias e o framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) como perspectiva teórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota o estudo de caso como design metodológico. O caso em estudo foi constituído por um grupo de professores e acadêmicos que, dentro do ciclo de Lesson Study desenvolvido pelo Grupo de Sábado, planejaram, implementaram e refletiram sobre uma tarefa centrada na elaboração e interpretação de gráficos estatísticos destinada a estudantes dos 8° e 9° anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas localizadas em cidades no interior do Estado de São Paulo. Os dados coletados incluem videogravações, atas dos encontros realizados, diversas versões da tarefa planejada e dos materiais associados, além do registro do grupo de WhatsApp. Os dados foram analisados de forma indutiva por meio da abordagem de codificação temática. A análise revelou que as tecnologias digitais possibilitaram práticas específicas no desenvolvimento da tarefa. O Google Forms permitiu contextualizar a tarefa, otimizar o tempo disponível e organizar os dados coletados. O WhatsApp desempenhou um papel importante na comunicação entre professores e alunos, viabilizando o compartilhamento de links e QR Codes para acesso aos formulários digitais. O GeoGebra possibilitou a criação de materiais manipulativos. Os navegadores de internet foram utilizados para buscar informações sobre diferentes tipos de gráficos estatísticos. A tela digital favoreceu a comunicação das informações durante as apresentações dos alunos. Além disso, os professores desenvolveram conhecimentos para integrar essas tecnologias ao ensino. Concretamente, eles aprenderam e refletiram sobre a elaboração de formulários digitais, a relação entre as aprendizagens baseadas em experiências manuais e aquelas que incorporam tecnologias digitais e a importância de considerar fatores como infraestrutura, acesso à internet, disponibilidade de equipamentos e características dos alunos no planejamento pedagógico. Ao longo do ciclo de Lesson Study Híbrido, o coletivo avançou no desenvolvimento dos conhecimentos do TPACK, refletindo sobre como as tecnologias podem contribuir para o ensino da Estatística de forma contextualizada e significativa.
- DissertaçãoDificuldades de aprendizagem e avaliação neuropsicológica : estratégias pedagógicas baseadas em Reuven Feuerstein(2025) Doná, Maiara MartinsEsta pesquisa1 teve como tema a Avaliação Neuropsicológica (ANP) e sua relação direta com a prática docente no contexto escolar. Sua premissa é que a ANP poderia ser uma ferramenta essencial para a aprendizagem e que seria necessário que ela tivesse como foco os aspectos individuais do estudante e sua vivência escolar (processo de aprendizagem, dificuldades, entre outros). A pesquisa está inserida na linha de Cotidiano Escolar, Práticas Educativas, Formação de Professores; integra o projeto sendo gestada e desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação-GPESTI; e associada ao Projeto sobre desenvolvimento profissional dos professores da Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores RIDEP. Nela foram abordadas: as contribuições esperadas de uma ANP; como as dificuldades de aprendizagem são discutidas e encaminhadas; e as possibilidades de potencializá-la. A pergunta que orientou a condução da pesquisa foi: como é possível aprimorar a ANP no sentido de favorecer a definição de estratégias pedagógicas adequadas às dificuldades dos estudantes? Para responder a essa questão central, o objetivo geral era: desenvolver diretrizes para a elaboração de estratégias pedagógicas baseadas na ANP, com foco nas dificuldades de aprendizagem. Os objetivos específicos foram: identificar as dificuldades de aprendizagem destacadas em ANP; descrever o encaminhamento dado para a equipe pedagógica em relação aos aspectos que contribuem para a aprendizagem; e avaliar o conteúdo das orientações quanto à adequação da prática pedagógica visando dirimir as dificuldades dos estudantes avaliados. Para tanto, a pesquisa envolveu uma análise documental de laudos de ANP realizados por psicólogos especialistas na área, e foi complementada por uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa fundamentou-se em referenciais teóricos da Pedagogia, Neuropsicologia e Psicologia, utilizando autores como Charlot, Luria, Patto, Souza e Paín, entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a análise entre processos de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo e práticas pedagógicas. O estudo, com abordagem qualitativa, aborda questões de aprendizagem, desenvolvimento da Neuropsicologia e também explora a proposta de intervenção de Reuven Feuerstein, que enfatiza a importância da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) no desenvolvimento cognitivo. Entre os resultados finais, destaca-se a necessidade de maior integração entre neuropsicólogos e docentes, visto que a falta de diretrizes claras para a atuação dos professores, dificulta intervenções eficazes no contexto educacional. Além disso, as ANPs, como estão estruturadas, pouco auxiliam os professores na aplicação de estratégias para superar dificuldades de aprendizagem. Para serem mais efetivas, as intervenções pedagógicas precisam considerar aspectos neuropsicológicos, comportamentais e sociais dos estudantes, promovendo uma mediação intencional e reflexiva no ensino. A relevância desta pesquisa está em, por um lado, sinalizar a falta de diretrizes claras e aplicáveis na atuação dos psicólogos escolares, apontando uma lacuna nas orientações emitidas pelos órgãos reguladores da Psicologia. Por outro lado, traz a contribuição dos estudos de Reuven Feuerstein para o contexto educacional em relação as ANP.
- DissertaçãoPráticas pedagógicas com textos jornalísticos pelo letramento cientifico na educação infantil : relato de experiência baseado em observação docente(2025) Celestino, Marcio JoséEsta pesquisa de abordagem qualitativa é guiada pela seguinte questão norteadora: “Como reportagens jornalísticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) podem ser utilizadas em práticas pedagógicas na Educação Infantil com a intenção de pré-letramento científico no cotidiano escolar das creches?” O objetivo geral desta pesquisa é registrar práticas pedagógicas com reportagens jornalísticas de CT&I na Educação Infantil que se prestem, potencialmente, ao pré-letramento científico. Para que seja possível atingir tal fim, são objetivos específicos: i) identificar a partir da percepção docente a viabilidade do pré-letramento científico na EI (creche); ii) investigar como ocorre a transposição didática do gênero textual, através de sequência didática, em consonância com os eixos norteadores da Educação Infantil. Com aporte teórico nas relações socioculturais construídas no espaçotempo da infância, trago a formação de conceitos a partir de Vygotsky (2009) e a reportagem, enquanto meio de comunicação, pelas lentes de Lage (2004), Profeta (2021) e Traquina (2023a; 2023b). Para elucidar a aprendizagem científica o aporte está vinculado aos estudos de Sasseron (2018) e sobre práticas pedagógicas a base está em Imbernón (2011) e Tardif (2009). O alicerce para a transposição didática está nos estudos de Almeida (2007) e Chevallard (1991;2013) e, para sequência didática, o apoio teórico nas pesquisas de Zabala (1998). Enquanto procedimentos metodológicos, sete educadoras foram convidadas a elaborar e aplicar uma sequência didática, a partir de reportagens jornalísticas de CT&I com temas pertencentes ao universo infantil. Essas aulas foram observadas com base em um instrumento de observação do tipo checklist, adaptado de Roberson (2006), e dividido em quatro eixos: (1) “conhecimento sobre o assunto”; (2) “organização e clareza da apresentação”; (3) “estratégias de ensino” e (4) “respondendo e fazendo perguntas”. Tais eixos direcionaram as análises reconstrutivas. Concluiu-se que a Educação Infantil oscila, historicamente, entre abordagens preparatórias e espontaneístas, muitas vezes desconsiderando a importância da ciência nesse nível, o que reforça a necessidade de se valorizar a creche como um ambiente educativo fundamental para o desenvolvimento infantil. Assim, a pesquisa evidencia que a transposição didática de reportagens jornalísticas de CT&I pode contribuir para o letramento científico das crianças bem pequenas, desde que respeite sua singularidade e utilize o brincar e a interação como meios essenciais para a aprendizagem.
- DissertaçãoO transtorno do espectro autista nos/dos/com os cotidianos escolares : uma experiência autoetnográfica em memórias, artefatos e cartas(2024) Bastida, Érica Monteiro NunesA inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é tema de relevância crescente na educação contemporânea, especialmente quando se considera a trajetória de luta de mãesprofessoras. Esta dissertação investiga esse processo por meio de memórias, artefatos educativos e cartas, destacando a experiência da mãeprofessora na inclusão dos filhosestudantes e estudantes com TEA. A pesquisa adota a autoetnografia como metodologia, um método autorreflexivo que permite à autora examinar suas experiências pessoais e profissionais. Vinculada à linha de pesquisa “Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores”, a autoetnografia se torna uma ferramenta crucial para descrever e analisar a prática docente e materna na inclusão de filhosestudantes com TEA. A pergunta norteadora que guia esta pesquisa é: como a narrativa de uma mãeprofessora na luta pela inclusão pode contribuir para o emergir do direito ao acesso, permanência e aprendizado de estudantes com TEA na escola? O objetivo geral consiste em apresentar a trajetória autobiográfica da pesquisadora, evidenciando experiências narrativas que permeiam sua luta pela inclusão em diferentes contextos. Os objetivos específicos incluem: a compreensão do conceito de TEA, seu histórico e impactos sociais; a conceituação da autoetnografia como uma metodologia pertinente; e a reflexão sobre a luta pela inclusão, utilizando memórias, artefatos educativos e cartas como eixos centrais de análise. A pesquisa visa integrar material científico que possibilite comparações e análises que possam beneficiar o trabalho de educadores e famílias, servindo como um recurso para futuras iniciativas voltadas à inclusão no cotidiano escolar. A utilização de artefatos na promoção da inclusão é interpretada como uma forma de “(re)existência” e subversão das normas convencionais do cotidiano escolar. Na dissertação, destaca-se que a inclusão escolar deve ser compreendida em um contexto amplo, onde as práticas pedagógicas se entrelaçam com questões sociais e econômicas, exigindo uma educação justa e equitativa. Esse processo contínuo requer adaptação de métodos pedagógicos, valorização das subjetividades e acolhimento da diversidade. Nesse sentido, propõe-se verdadeiramente a “filosofia da presença”, que busca garantir uma presença significativa e engajada no ambiente escolar, crítica à superficialidade frequentemente associada ao termo "inclusão". Ela valoriza o encontro entre diferentes, promovendo a diversidade e a transformação das práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais de cada estudante. A importância de reconhecer e valorizar o conceito de “diferente” no contexto educacional reside na capacidade de promover uma sociedade mais equitativa e inclusiva. O “diferente” deve ser encarado não como uma barreira, mas como uma oportunidade de enriquecimento mútuo e de rompimento com a padronização educacional. Por fim, ao enfatizar a relevância da diversidade como um recurso fundamental para a inovação pedagógica, a dissertação propõe que a educação reconheça e valorize o “diferente” como ponto de partida para o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e emocionais, promovendo uma cultura de respeito e equidade, alinhada aos princípios de justiça social e inclusão.
- DissertaçãoA integração entre teoria e prática : reflexões sobre a identidade e formação de docentes no ensino técnico(2025) Oliveira, Luís Cláudio deEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e ao Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Escola, Inovação e Aprendizagem – TEIA, da Universidade de Sorocaba. O tema dessa pesquisa é o processo de construção da identidade profissional do docente. que é guiada pela seguinte questão: como os docentes não licenciados do curso técnico profissionalizante do SENAC-SP — Itapetininga relacionam a sua trajetória com a construção da sua identidade profissional. Deste modo, o objetivo geral é compreender a relação entre a trajetória do docente, seus saberes e o processo de construção da identidade profissional no contexto do ensino técnico no SENAC-SP Itapetininga, enquanto: Identificar elementos da trajetória pessoal e profissional; Explicitar os conhecimentos adquiridos formalmente e as experiências práticas que influenciaram a identidade do professor; Avaliar a importância da união entre as experiências práticas no mundo do trabalho e a formação acadêmica no desenvolvimento dos saberes docentes são os objetivos específicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se vale de Tardif e Imbernón para tratar de saberes docentes e de entrevistas com seis docentes da unidade de ensino mencionada, que foram analisadas na perspectiva de Minayo. Entre os resultados destacamos que alguns docentes enfatizaram a aplicação direta da prática profissional para a formação do conhecimento técnico dos estudantes, enquanto outros priorizam a fundamentação teórica, ainda que apondo suas vivências profissionais como complementos à prática pedagógica. E ainda, as análises confirmaram que o aprimoramento da prática docente no ensino técnico está intrinsecamente ligado à articulação contínua entre os saberes disciplinares, pedagógicos e as experiências profissionais. A pesquisa é relevante porque lança luz sobre um contexto da construção da identidade profissional de docentes não licenciados atuando no ensino técnico-profissionalizante. Ao focar no SENAC-SP de Itapetininga, a investigação contribui para a compreensão de como esses professores oriundos, em sua maioria, do mundo do trabalho, constroem suas práticas pedagógicas e seus saberes docentes, mesmo fora das rotas tradicionais de formação em licenciatura. A relevância também se manifesta na valorização dos saberes da experiência; Contribuição para políticas de formação continuada; Reconhecimento da diversidade de trajetórias; impacto na qualidade do ensino técnico.
- DissertaçãoAltas habilidades/superdotação e os cotidianos escolares : políticas, pesquisas e trajetória(2024) Haring, Fátima Goreti BorgesEste trabalho discute a importância de abordar as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto escolar, explorando os cotidianos escolares e a produção de espaçostempos como formas de resistência e transformação. Inicialmente, apresentase o contexto político das políticas educacionais relacionadas às AH/SD, seguido de uma análise do conceito de inteligência e das diferentes abordagens teóricas sobre o tema. Em seguida, o estudo explora as definições de AH/SD, destacando a evolução conceitual e terminológica na literatura. Também se verifica como o conceito de “cotidiano” é abordado em artigos, teses e dissertações, examinando as relações e desafios diários que emergem no ambiente escolar. O foco recai sobre a prática cotidiana, não como um entendimento hegemônico, mas a partir das experiências diárias, buscando compreender suas contradições e incertezas, especialmente na experiência em sala de recursos com alunos com AH/SD. Como suporte teórico, utilizam-se referências dos estudos sobre cotidianos escolares, em uma perspectiva inclusiva, aplicando uma abordagem documental baseada na busca e seleção de pesquisas acadêmicas relacionadas ao cotidiano escolar nas AH/SD. Ademais, discute-se as ambiguidades que a legislação brasileira pode gerar ao associar essas condições a termos vagos, como “super-homem” e “alto poder”. O trabalho conclui destacando a necessidade de aprofundar o debate sobre AH/SD no ambiente escolar, propondo a reflexão sobre os caminhos já conhecidos, o reconhecimento de seus limites e a exploração de novas rotas, ressignificando as experiências e aprofundando-se nos cotidianos além das visões superficiais. A pesquisa expressa também a indignação diante da ausência de políticas públicas que efetivamente implementem as leis, comprometendo a garantia dos direitos dos sujeitos com AH/SD e gerando contradições com as ações desenvolvidas até o momento.
- DissertaçãoPolíticas públicas afirmativas para educação superior indígena : um estudo sobre Brasil e Peru(2024) Santos, WaldemarEsta pesquisa tem como tema a educação superior indígena e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), na Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e História da Educação” e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior (GEPES), apresentando a seguinte problemática: como as políticas públicas de ações afirmativas afetam no acesso das populações indígenas ao ensino superior no Brasil e no Peru? Para o recorte, além do Brasil, optou-se também por um estudo sobre o Peru, tendo em vista que esse país é o que apresenta a maior população indígena sul-americana. Nesse contexto, essa dissertação busca, como objetivo geral, compreender os efeitos e os resultados das políticas públicas de ações afirmativas no acesso das populações indígenas no ensino superior no Brasil e no Peru. Para o alcance desse objetivo geral, foram definidos quatro objetivos específicos: a) realizar uma incursão histórica sobre a educação indígena; b) descrever a organização do ensino superior no Brasil e no Peru; c) descrever os marcos legais e as políticas públicas afirmativas para educação indígena no Brasil e Peru; d) realizar um estudo sobre as políticas de acesso para populações indígenas ao ensino superior do Brasil e do Peru. A relevância da pesquisa está na pretensão de traçar conexões importantes entre os países envolvidos, possibilitando, dessa forma, um intercâmbio de ações e reflexões sobre as políticas públicas de ações afirmativas. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, de cunho descritivo e analítico. Nesse âmbito, foram analisadas as legislações e as políticas públicas de ações afirmativas para educação superior indígena do Brasil e do Peru. Os resultados da pesquisa indicam que, embora as políticas públicas afirmativas tenham promovido o acesso das populações indígenas ao ensino superior no Brasil e no Peru, persistem desafios significativos relacionados ao sucesso acadêmico desses estudantes.
- DissertaçãoA adesão de professores de educação física às políticas públicas de esporte educacional e escolar na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP(2024) Maganhato, Luis GustavoNo Brasil, há duas concepções relacionadas ao esporte no âmbito da educação: o esporte escolar (ou esporte na escola) e o esporte educacional. A primeira, se relaciona à contribuição da escola para o preparo de estudantes habilidosos e formação de futuros atletas, enfatizando as competições esportivas escolares e regionais. Já a segunda, se refere à formação cidadã balizada nos princípios da inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade. Nesse contexto, esta pesquisa, vinculada à linha Políticas, Gestão e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, busca a compreensão sobre as políticas públicas de esporte educacional e escolar oferecidos pela Secretaria da Educação (SEDU) do Município de Sorocaba/SP aos Professores de Educação Física, da rede municipal de ensino, no período compreendido entre 2008 e 2023. Nesse período, a SEDU ofereceu projetos esportivos no contraturno escolar, em conformidade com a política pública estabelecida, mas observou-se variação significativa na adesão de professores aos projetos propostos. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar quais são os fatores que influenciam na adesão de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP nas políticas públicas de esporte educacional e esporte escolar oferecidos pela Secretaria da Educação. No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de análise documental das principais políticas públicas de esportes voltadas para o contexto escolar. Já quanto aos métodos, o estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, utilizando questionário on-line como instrumento de coleta de dados. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de pesquisa, para a análise das respostas. O resultado do estudo demonstrou que, embora os professores de educação física reconheçam a importância das políticas públicas de esporte na escola, a implementação dessas políticas enfrenta diversos desafios. A escolha de modalidades esportivas, a participação em eventos e o aprimoramento em modalidades específicas são frequentemente mencionados como aspectos positivos. No entanto, a efetividade dessas políticas é comprometida por uma série de fatores, como a falta de recursos financeiros, a carência de formação continuada e a ausência de incentivos para a inclusão dos projetos na jornada de trabalho. Além disso, a burocracia excessiva, a falta de autonomia dos professores e a descontinuidade dos projetos devido a mudanças de governo são obstáculos que impactam significativamente a decisão do professor em aderir ou não a projetos educacionais esportivos oferecidos pela Secretaria da Educação.
- TeseFormação continuada docente para acessibilidade de estudantes com deficiência visual na educação profissional e tecnológica(2025) Silva, Ana Rita Dantas daA partir da primeira década do século XXI, após o desenvolvimento de ações inclusivas para a garantia do direito à educação de pessoas com deficiência em escolas regulares, verificou-se um aumento na ocupação de matrículas deste público nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica. Frente ao crescimento de matrículas de estudantes com deficiência, observou-se demanda por ações, no sentido de colaborar no processo de participação e aprendizagem desses/as alunos/as. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi compreender e analisar as ações de formação continuada, a partir de quatro encontros formativos realizados em 2023, destinados aos/às professores/as de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, denominado neste trabalho de “Câmpus S”, no contexto do atendimento aos estudantes com deficiência visual (DV). A presente pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, e buscou responder a seguinte questão norteadora, que corresponde ao problema de pesquisa: As ações de formação continuada, realizadas a partir de encontros formativos, no contexto do atendimento aos alunos com deficiência visual, contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes? Para alcançar o objetivo proposto a pesquisa foi dividida em três etapas: na primeira, foi aplicado um questionário diagnóstico, através do Google Forms – enviado ao e-mail dos/as professores/as que ministravam aulas em cursos nos quais havia matrícula de alunos/as DV, com o objetivo de identificar as principais necessidades de formação continuada para atendimento a esses/essas alunos/as. A partir dos resultados do questionário, a pesquisadora, e o NAPNE da instituição implementaram quatro encontros formativos (segunda etapa da pesquisa). Após a realização dos encontros, os dados foram sistematizados e organizados (transcrito todo o conteúdo gravado). A análise dos dados coletados nos encontros foi realizada por meio de narrativas, numa abordagem qualitativa. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário avaliativo aos/às professores/as – como técnica de investigação qualitativa, para que pudessem avaliar a contribuição dos encontros para o seu desenvolvimento profissional. Os resultados evidenciaram que os encontros formativos foram fundamentais para promover transformações nos sujeitos, uma vez que foram observadas trocas de saberes e experiência estabelecidas uns com os outros, alinhando o conhecimento teórico e prático, sendo possível, construir/reconstruir novos conhecimentos acerca do ensino, evidenciando-se, então, como uma situação promotora de desenvolvimento profissional. Por outro lado, observou-se também na presente investigação que para potencializar os processos de Desenvolvimento Profissional é necessário que a instituição de ensino possa desenvolver uma cultura coletiva, a fim de contribuir por melhorias no processo de trabalho docente, entendendo a necessidade de lutar por mais recursos humanos e materiais, recursos de acessibilidade, que possam colaborar no aumento da qualificação do trabalho docente para escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.
- TeseEducação para a paz no ensino superior: da resolução para a transformação e transcendência de conflitos(2025) Costa, Vanessa de ToledoEducação para a paz na interface com o ensino superior e o tema dessa pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. A pesquisa busca responder à questão: como Diretrizes Curriculares Nacionais – Cursos de Graduação propõem uma educação para a paz envolvendo transformação e transcendência de conflitos? Para tanto, o objetivo geral é compreender como a cultura da paz e a educação para a paz pode ser construída na educação superior e envolver a transformação ou a transcendência de conflitos, enquanto identificar a relação entre esses conceitos e suas transformações; avaliar como as Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de graduação propõem uma educação para a paz e dar sugestões para encorpar uma proposta para a educação para a paz no ensino superior agregando a transformação ou a transcendência de conflitos são os objetivos específicos. Trata-se de uma abordagem qualitativa que se valerá de análise documental envolvendo os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Educação, Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais. O referencial teórico para a cultura da paz e educação para a paz envolve, principalmente, Bobbio, Galtung, Jares, Salles Filho e Guimarães, enquanto Galtung e Lederach fundamentam a transformação de conflitos. Entre os resultados destacamos que as Diretrizes Nacionais de Cursos Superiores (DCNs), para a formação de profissionais de Educação, de Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais sinalizam que as recomendações da Unesco e da ONU, para a inserção da Educação para a Paz como disciplina obrigatória na educação formal, como conteúdo específico da Educação para a Cidadania Global - juntamente com a Educação pelos Direitos Humanos-, não foram, de modo geral, incorporadas, bem como não abordam transformação e transcendência de conflitos. A pesquisa é relevante por contribuir para refletir sobre a educação para a paz no ensino superior, bem como para a construção de ambientes que propiciem a construção da cultura de paz e a convivência com diferentes.
- TeseO fazer fotográfico na prática educacional: possibilidades de educação do olhar do aprendiz(2024) Silva Neto, José Ferreira daA fotografia na prática educacional é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a prática educacional que envolve o fazer fotográfico pode promover a educação do olhar do aprendiz? Dela decorre a hipótese de que o fazer fotográfico na prática educativa promove a educação do olhar desenvolvendo três tipos de olhar: o contemplativo, o observacional e o generalizante. Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreender como o fazer fotográfico pode ser incorporado à prática educacional e contribuir para a educação do olhar do aprendiz. Deste advêm os seguintes objetivos específicos: identificar particularidades da linguagem fotográfica; identificar especificidades do ‘fazer fotográfico’; reinterpretar a prática educacional, na perspectiva das ideias de Rancière; explicitar como a contemplação, a observação e a generalização podem ser incorporadas para educar o olhar do aprendiz. A fundamentação teórica envolve teorias peirceanas, com foco nas definições e classificações de signos e na fenomenologia; aspectos do fotográfico, na perspectiva peirceana e flusseriana, principalmente, e ideias de Rancière sobre as relações mestre-aprendiz. A metodologia envolve estratégias — advindas das teorias peirceanas — e propostas por Santaella, aplicadas às fotografias realizadas por alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, no transcorrer do desenvolvimento de uma sequência didática para a disciplina Linguagem Iconográfica do Espaço. As análises envolvem reflexões sobre o fotográfico e sobre os tipos de olhar então requeridos aos aprendizes, os fotógrafos em ação. Entre os resultados, destacamos que a sequência didática contribuiu para educar o olhar do aprendiz, principalmente por requerer, em maior medida, o olhar contemplativo e o observacional. A relevância da pesquisa está na possibilidade de educação do olhar para imagens, em geral, bem como para imagens envolvendo o espaço construído com objetos, obras arquitetônicas e outros elementos do contexto urbano.
- DissertaçãoApontamentos para uma história das escolas adventistas no Brasil(2006) Silva, Enoch daO objetivo geral deste documentário é apresentar alguns pontos sobre a Educação Adventista, desde a sua origem ao desenvolvimento no Brasil. Esta é uma pequena contribuição para a memória da Instituição.
- DissertaçãoO conselho de escola e a participação do aluno(2007) Bugni, Marco AurelioEste estudo centra-se no processo de participação do aluno na gestão da escola, em especial a participação do aluno no Conselho de Escola como uma forma de desenvolvimento pessoal. Com o objetivo de identificar como aconteceu na participação no Conselho de Escola, procuramos fazer uma breve discussão sobre “gestão democrática” e “participação” para relacionar estes termos com a qualidade na educação escolar. Analisamos também como os conceitos de gestão democrática e participação foram disseminados nas reformas do ensino no final do século passado e início do atual. Também procuramos identificar o desenvolvimento histórico do Conselho de Escola na rede estadual paulista, e finalmente realizamos uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo o Conselho de Escola em quatro instituições mantidas pelo poder público estadual, situadas no município de Capão Bonito, Estado de São Paulo. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com supervisores, diretores, professores, alunos e membros da comunidade das escolas. Os resultados da investigação apontam que as oportunidades de participação dos alunos no Conselho de Escola foram exercidas dentro dos limites mínimos, visto que a gestão das escolas não se mostrou democrática. Mesmo assim, o Conselho de Escola mostrou ser uma possibilidade para contribuir para a qualidade do ensino.
- DissertaçãoO processo de rotinização do trabalho docente(2008) Giaponesi, Márcia LopesEste trabalho desenvolve considerações sobre o Processo de Rotinização do Trabalho Docente, tendo em vista a sua importância na delimitação do trabalho do professor, desde sua definição pedagógica até sua configuração enquanto processo interativo. Verifica a ambigüidade da rotina no cotidiano escolar. Para isto, destaca os acontecimentos diários da prática docente, pesquisando a rotinização como uma condicionante social, imposta, de forma aparentemente natural, de fora para dentro da sala de aula, independente de qualquer interferência ou vontade do professor. O objetivo foi verificar, primeiramente, a perspectiva do processo de rotina do trabalho humano em geral e, depois, voltou-se especificamente ao processo de rotina do trabalho docente. Em decorrência desse processo, aborda a proletarização do trabalho do professor bem como sua desqualificação e faz referência à autonomia limitada presente no trabalho docente. Todos os acontecimentos cotidianos são organizados em estruturas uniformes e ritmos que caracterizam o trabalho dos professores.
- DissertaçãoUniversidade comunitária no Brasil: a busca por uma identidade(2009) Lima, Anesio AparecidoA dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo tratará sobre a trajetória do ensino superior no Brasil. Em todo o tempo, esta trajetória estará envolvida por questões de caracteres político, econômico ou social. Tais questões surgirão no período colonial brasileiro e estender-se-ão até os dias atuais. No segundo capítulo serão apresentados os principais modelos universitários que foram desenvolvidos no Brasil. O embate entre as áreas privada (laica e religiosa) e pública motivarão o Estado a mobilizar-se e intervir no ensino superior brasileiro com o objetivo de implantar suas políticas e alcançar seus interesses. O terceiro capítulo tratará da Universidade Comunitária, sua estrutura jurídica e sua busca por uma identidade. Embora tenha características de instituição pública, a Universidade Comunitária é – do ponto de vista jurídico – tratada como instituição privada. Dessa forma, são apresentadas propostas para melhoria de sua situação jurídica, para que assim a Universidade Comunitária possa, de forma legal, oferecer à sociedade os benefícios que podem ser proporcionados por seus serviços nas áreas educacional e social.
- DissertaçãoPráticas corporais de aventura: uma prática de ensino baseada no desenvolvimento de competências(2023) Ribeiro, Maria Carolina RebuáEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa inserida no cotidiano escolar, particularmente, nas aulas de Educação Física. A pesquisa toma como objeto de estudo o trabalho das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) no componente curricular Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concretamente, o estudo teve por objetivo geral analisar, sob uma perspectiva processual do currículo, a aplicabilidade prática da Unidade Temática PCAN no componente curricular de Educação Física através de uma sequência didática interdisciplinar, evidenciando as competências desenvolvidas pelos alunos. O trabalho se mostra relevante na medida em que se trata de uma nova unidade temática incluída na Base Nacional Comum Curricular reiterada pelo Currículo Paulista que, pelas suas características específicas, apresenta alguns desafios para sua implementação. O estudo adotou uma perspectiva processual do currículo desenvolvendo análises do currículo prescrito, do currículo apresentado aos professores, do currículo modelado pelos professores de Educação Física e Matemática e do currículo em ação sob a lente teórica da noção de competência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de tipo exploratório. Os dados considerados na pesquisa foram os textos curriculares, fotografias e filmagens produzidas durante a implementação da sequência didática e diário de bordo da pesquisadora. A análise dos currículos prescrito e apresentado aos professores foi realizada problematizando a noção de competência contida nos documentos curriculares. O estudo do currículo moldado pelos professores foi contemplado a partir da elaboração e descrição detalhada de uma sequência didática destinada a alunos do 9. ° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sorocaba. A sequência visava desenvolver práticas de orientação e corrida na natureza de forma interdisciplinar com o componente curricular matemática. Nesta etapa analítica também foram especificadas as competências que podiam ser desenvolvidas a partir das atividades contidas na sequência. A análise do currículo em ação foi realizada a partir do exame de episódios captados durante a implementação da sequência, identificando quais conhecimentos, habilidades e atitudes foram evidenciados pelos alunos durante cada uma das aulas. Os resultados da pesquisa revelaram, em primeiro lugar, confusões e imprecisões teóricas presentes nos textos do currículo prescrito. Em segundo lugar, a análise da sequência e sua implementação evidenciou a mobilização de múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes, tais como a leitura e manipulação da bússola, a compreensão de que, ao utilizar medidas não padronizadas, a unidade de medida pode variar e o respeito e valorização do trabalho em grupo. Assim, as competências promovidas pela sequência ultrapassaram aquelas prescritas nos textos curriculares. Em terceiro lugar, os resultados colocam em evidência pontos positivos do trabalho com as PCAN na escola. Por exemplo, a promoção de trabalhos interdisciplinares e o favorecimento do contato dos estudantes com o meio natural. Finalmente, foram identificados pontos negativos, tais como os custos, a dificuldade da reorganização das atividades escolares e a falta apoio institucional, aspectos que desafiam a aplicabilidade prática das PCAN no contexto da escola pública.
- DissertaçãoO ensino superior de contabilidade diante da revolução 4.0: um estudo na região metropolitana de Sorocaba(2023) Souza, Maria Aparecida SiqueiraEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação Superior do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata do ensino da contabilidade nos cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, de Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba. Nos últimos tempos, as ciências contábeis têm passado por grandes transformações, forçando o profissional contábil a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas burocrática para a compreensão de uma formação gerencial. Dentre as demandas que surgiram para a transformação da profissão do Contador, a Revolução 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como os cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, oferecidos por Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba estão abordando em seus Projetos Pedagógicos a questão da Revolução 4.0 no que se relaciona à contabilidade. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) das Instituições selecionadas no recorte desta pesquisa. O resultado esperado no final da pesquisa é o conhecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos presenciais de Ciências Contábeis das IES da Região Metropolitana de Sorocaba, principalmente no que se relaciona à formação ou não dos estudantes no que se refere às inovações advindas da Revolução 4.0.
- DissertaçãoA formação e a capacitação docente e o transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise sobre a produção acadêmica de 2012 a 2022(2023) Mondini, Luciane AparecidaVinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-UNISO), a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre a formação e a capacitação do docente que atua, em sala de aula regular, com alunos da Educação Infantil diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA põe diversas dificuldades ao desenvolvimento humano e, para amparar a pessoa com o diagnóstico, é necessário o comprometimento de inúmeros profissionais envolvidos com a educação, além da contribuição e empenho dos familiares dos alunos. Nesse contexto, para que o aluno com TEA desfrute de interação social, é importante uma escola inclusiva para desenvolver as habilidades que necessita vivenciar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é levantar e analisar trabalhos acadêmicos produzidos entre 2012 e 2022 sobre a capacitação e a formação do docente para atuação na Educação Infantil com alunos diagnosticados com TEA. Para o alcance desse objetivo, no que tange à metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento mostra reduzido número de textos que abordam a formação dos docentes, de maneira abrangente, com foco na capacitação para prática com alunos diagnosticados com TEA. No entanto, nos textos analisados, percebe-se que tanto o sistema público quanto o particular de ensino são falhos na inclusão de alunos com deficiência nos bancos escolares, apresentando uma situação de despreparo dos docentes para atuar em sala de aula com alunos diagnosticados com TEA. Os sistemas demonstram dar pouco amparo financeiro para aprimorar e capacitar os docentes, tampouco para contratar profissionais especializados para auxiliar na atuação em sala de aula.
- DissertaçãoPolíticas públicas de incentivo à leitura na história da educação infantil municipal de Sorocaba: 2014 a 2023(2023) Chinelatto, Leila Regina OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar como as politicas públicas podem contribuir para a formação de novos leitores, tendo em conta a contribuição fundamental da leitura e do livro no processo ensino-aprendizagem. Tem como objeto de estudo os projetos de leitura implantados pela Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba/SP. Assim, retomou-se o processo histórico da educação infantil e a implantação dos primeiros parques infantis na cidade de Sorocaba; verificou-se de que maneira as vivências no ambiente escolar, as experiências leitoras desde a educação infantil repercutem na formação de leitores. A pesquisa é bibliográfica e documental com aporte teórico de Chartier (2002), Frago (1995), Freinet (1978), Freire (1989), Kishimoto (1988 ), Kramer (1987), Reyes (2010), Vygotsky (2006), Soares (2021), Zilbermam (1981), agregados a documentos oficiais e programas. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental, com base em fontes primárias, legislações e projetos. Os resultados mostram que a legislação brasileira voltada para a educação têm proposto muitas políticas, as quais são implementadas pelos munícipios, caso daquelas que buscam incentivar a leitura, como por exemplo, os projetos “Salas de leitura - novos olhares” e “Lugares de Ler”, implementados em Sorocaba. Contudo, os projetos, que se mostram exitosos, nem sempre têm continuidade, sendo abortados com justificativa de ajustes de orçamento. Isso faz com que os resultados esperados nem sempre sejam totalmente alcançados. Tendo em conta que as políticas públicas devem atender aos interesses da população, elas só terão êxito, quando elas conseguirem diminuir as desigualdades, quando elas tiverem continuidade e, principalmente, quando elas contemplarem a formação de professores mediadores e a distribuição de acervos, caso das voltadas para incentivar a leitura desde a educação infantil.