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Dissertações e Teses

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  • Dissertação
    ETEC Fernando Prestes: a formação da descentralizada EE Joaquim Izidoro Marins
    (2023) Christofan, Marinês
    Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata de uma pesquisa histórica e bibliográfica referente a uma política pública do estado de São Paulo, vinculada à expansão das vagas do ensino técnico, projeto este do Centro Paula Souza, intitulado Plano Expansão que culmina na criação de Salas Descentralizadas. Para estudar o período da criação das salas descentralizada da ETEC Fernando Prestes (2009 a 2019), foi necessário conhecer o todo da instituição que a mantém. Assim, foi realizado um retrospecto histórico desde a criação da Escola Mixta em Sorocaba até a transferência das Salas descentralizadas da EE Joaquim Izidoro Marins (JIM) para a escola em que a descentralizada se encontra hoje, EE João Clímaco de Camargo Pires (JC). Foram discutidas as transformações do ensino profissionalizante em Sorocaba, a inauguração do Centro Paula Souza, instituição que supervisiona as ETECs e Fatecs no estado de São Paulo, bem como o período de expansão dos cursos técnicos e tecnológicos e os interesses políticos, que perpassam a época. Dessa forma temos como problemática se de fato o projeto de expansão atende a necessidade da região motivando a sua permanência por muito mais tempo que o planejado pelo CPS. Os cursos técnicos têm passado por grandes transformações, forçando o profissional a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas tecnicista para a compreensão de uma formação multidisciplinar. Dentre as demandas que surgiram para essa transformação, a Industria 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo verificar como a extensão da ETEC Fernando Prestes – Salas Descentralizadas EE João Clímaco de Camargo passa de um projeto pré-definido de quatro anos para um atendimento de uma demanda existente por mais de 14 anos na região da zona Norte de Sorocaba, buscando verificar qual suas expectativas junto à Indústria 4.0 e como ela se relaciona com os cursos técnicos. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada no Centro de Memória da Instituição e outros documentos do Centro Paula Souza selecionados no recorte desta pesquisa. O resultado da pesquisa remete ao conhecimento dos Projeto de Expansão do Centro Paula Souza – ETEC Fernando Prestes – Sala Descentralizada EE João Clímaco de Camargo, demostrando o descaso e a falta de estrutura enfrentada neste período de existência, mas com contínua demanda de alunos interessados. Identificamos também que como projeto de políticas públicas as Classes Descentralizadas são apresentadas como ferramentas para abastecer o mundo do trabalho, com interesses políticos e mercadológicos. E que na visão dos coordenadores e professores da ETEC entende este, como um programa de inclusão e valorização desse trabalhador, bem como a garantia de aulas para estes professores, que lutam pela continuidade do projeto, superando todos os desafios e buscando um conjunto de soluções junto à comunidade escolar, atendendo assim as expectativas e demandas específicas da região onde se encontra. Essa ação de expansão, faz com que aumente as vagas exponencialmente, mas por outro lado, acaba por denigrir o prestígio e qualidade das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, pois são necessários professores preparados e uma infraestrutura para assegurar a qualidade de ensino celebrado pelo CPS, fato que não ocorre. Concluímos também, que esses professores são muitas vezes os próprios responsáveis para sua capacitação e aprimoramento necessário para acompanhar as demandas desse mercado, como por exemplo, as necessidades das indústrias 4.0.
  • Dissertação
    Práticas corporais de aventura: uma prática de ensino baseada no desenvolvimento de competências
    (2023) Ribeiro, Maria Carolina Rebuá
    Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa inserida no cotidiano escolar, particularmente, nas aulas de Educação Física. A pesquisa toma como objeto de estudo o trabalho das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN) no componente curricular Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concretamente, o estudo teve por objetivo geral analisar, sob uma perspectiva processual do currículo, a aplicabilidade prática da Unidade Temática PCAN no componente curricular de Educação Física através de uma sequência didática interdisciplinar, evidenciando as competências desenvolvidas pelos alunos. O trabalho se mostra relevante na medida em que se trata de uma nova unidade temática incluída na Base Nacional Comum Curricular reiterada pelo Currículo Paulista que, pelas suas características específicas, apresenta alguns desafios para sua implementação. O estudo adotou uma perspectiva processual do currículo desenvolvendo análises do currículo prescrito, do currículo apresentado aos professores, do currículo modelado pelos professores de Educação Física e Matemática e do currículo em ação sob a lente teórica da noção de competência. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de tipo exploratório. Os dados considerados na pesquisa foram os textos curriculares, fotografias e filmagens produzidas durante a implementação da sequência didática e diário de bordo da pesquisadora. A análise dos currículos prescrito e apresentado aos professores foi realizada problematizando a noção de competência contida nos documentos curriculares. O estudo do currículo moldado pelos professores foi contemplado a partir da elaboração e descrição detalhada de uma sequência didática destinada a alunos do 9. ° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sorocaba. A sequência visava desenvolver práticas de orientação e corrida na natureza de forma interdisciplinar com o componente curricular matemática. Nesta etapa analítica também foram especificadas as competências que podiam ser desenvolvidas a partir das atividades contidas na sequência. A análise do currículo em ação foi realizada a partir do exame de episódios captados durante a implementação da sequência, identificando quais conhecimentos, habilidades e atitudes foram evidenciados pelos alunos durante cada uma das aulas. Os resultados da pesquisa revelaram, em primeiro lugar, confusões e imprecisões teóricas presentes nos textos do currículo prescrito. Em segundo lugar, a análise da sequência e sua implementação evidenciou a mobilização de múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes, tais como a leitura e manipulação da bússola, a compreensão de que, ao utilizar medidas não padronizadas, a unidade de medida pode variar e o respeito e valorização do trabalho em grupo. Assim, as competências promovidas pela sequência ultrapassaram aquelas prescritas nos textos curriculares. Em terceiro lugar, os resultados colocam em evidência pontos positivos do trabalho com as PCAN na escola. Por exemplo, a promoção de trabalhos interdisciplinares e o favorecimento do contato dos estudantes com o meio natural. Finalmente, foram identificados pontos negativos, tais como os custos, a dificuldade da reorganização das atividades escolares e a falta apoio institucional, aspectos que desafiam a aplicabilidade prática das PCAN no contexto da escola pública.
  • Dissertação
    O ensino superior de contabilidade diante da revolução 4.0: um estudo na região metropolitana de Sorocaba
    (2023) Souza, Maria Aparecida Siqueira
    Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação Superior do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata do ensino da contabilidade nos cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, de Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba. Nos últimos tempos, as ciências contábeis têm passado por grandes transformações, forçando o profissional contábil a atender novas demandas que perpassam de uma atuação apenas burocrática para a compreensão de uma formação gerencial. Dentre as demandas que surgiram para a transformação da profissão do Contador, a Revolução 4.0 é uma das que causaram maior impacto e estão em voga. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como os cursos presenciais de Ciências Contábeis, bacharelado, oferecidos por Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Sorocaba estão abordando em seus Projetos Pedagógicos a questão da Revolução 4.0 no que se relaciona à contabilidade. No que tange aos aspectos metodológicos, quanto à sua abordagem, esta pesquisa é qualitativa e, quanto aos procedimentos, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, em um primeiro momento, por meio de um levantamento de artigos, teses e dissertações relacionados com a temática, e em um segundo momento, da análise documental realizada nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) das Instituições selecionadas no recorte desta pesquisa. O resultado esperado no final da pesquisa é o conhecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos presenciais de Ciências Contábeis das IES da Região Metropolitana de Sorocaba, principalmente no que se relaciona à formação ou não dos estudantes no que se refere às inovações advindas da Revolução 4.0.
  • Dissertação
    A formação e a capacitação docente e o transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise sobre a produção acadêmica de 2012 a 2022
    (2023) Mondini, Luciane Aparecida
    Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-UNISO), a pesquisa analisa a produção acadêmica sobre a formação e a capacitação do docente que atua, em sala de aula regular, com alunos da Educação Infantil diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA põe diversas dificuldades ao desenvolvimento humano e, para amparar a pessoa com o diagnóstico, é necessário o comprometimento de inúmeros profissionais envolvidos com a educação, além da contribuição e empenho dos familiares dos alunos. Nesse contexto, para que o aluno com TEA desfrute de interação social, é importante uma escola inclusiva para desenvolver as habilidades que necessita vivenciar. Assim, o objetivo geral da pesquisa é levantar e analisar trabalhos acadêmicos produzidos entre 2012 e 2022 sobre a capacitação e a formação do docente para atuação na Educação Infantil com alunos diagnosticados com TEA. Para o alcance desse objetivo, no que tange à metodologia, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O levantamento mostra reduzido número de textos que abordam a formação dos docentes, de maneira abrangente, com foco na capacitação para prática com alunos diagnosticados com TEA. No entanto, nos textos analisados, percebe-se que tanto o sistema público quanto o particular de ensino são falhos na inclusão de alunos com deficiência nos bancos escolares, apresentando uma situação de despreparo dos docentes para atuar em sala de aula com alunos diagnosticados com TEA. Os sistemas demonstram dar pouco amparo financeiro para aprimorar e capacitar os docentes, tampouco para contratar profissionais especializados para auxiliar na atuação em sala de aula.
  • Dissertação
    Políticas públicas de incentivo à leitura na história da educação infantil municipal de Sorocaba: 2014 a 2023
    (2023) Chinelatto, Leila Regina Oliveira
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as politicas públicas podem contribuir para a formação de novos leitores, tendo em conta a contribuição fundamental da leitura e do livro no processo ensino-aprendizagem. Tem como objeto de estudo os projetos de leitura implantados pela Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba/SP. Assim, retomou-se o processo histórico da educação infantil e a implantação dos primeiros parques infantis na cidade de Sorocaba; verificou-se de que maneira as vivências no ambiente escolar, as experiências leitoras desde a educação infantil repercutem na formação de leitores. A pesquisa é bibliográfica e documental com aporte teórico de Chartier (2002), Frago (1995), Freinet (1978), Freire (1989), Kishimoto (1988 ), Kramer (1987), Reyes (2010), Vygotsky (2006), Soares (2021), Zilbermam (1981), agregados a documentos oficiais e programas. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental, com base em fontes primárias, legislações e projetos. Os resultados mostram que a legislação brasileira voltada para a educação têm proposto muitas políticas, as quais são implementadas pelos munícipios, caso daquelas que buscam incentivar a leitura, como por exemplo, os projetos “Salas de leitura - novos olhares” e “Lugares de Ler”, implementados em Sorocaba. Contudo, os projetos, que se mostram exitosos, nem sempre têm continuidade, sendo abortados com justificativa de ajustes de orçamento. Isso faz com que os resultados esperados nem sempre sejam totalmente alcançados. Tendo em conta que as políticas públicas devem atender aos interesses da população, elas só terão êxito, quando elas conseguirem diminuir as desigualdades, quando elas tiverem continuidade e, principalmente, quando elas contemplarem a formação de professores mediadores e a distribuição de acervos, caso das voltadas para incentivar a leitura desde a educação infantil.
  • Dissertação
    Relações entre discursos de gênero e experiências de aprendizagem da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas docentes
    (2023) Vianna, Juliana de Oliveira Hessel
    A presente pesquisa aborda a problemática do papel que os discursos de gênero desempenham nas experiências de aprendizagem de um componente curricular específico: a matemática. A literatura aponta que a diferença de desempenho em matemática entre os gêneros fica evidente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e se consolida no Ensino Médio. Nesse marco, o estudo focaliza as docentes que atuam na primeira etapa da Educação Básica, indagando sobre suas perspectivas em relação à temática e sobre como suas práticas docentes podem contribuir para (re)produzir os discursos de gênero nas aulas de matemática. Tem, como objetivos, descrever as relações (re)produzidas entre os discursos de gênero e as experiências de aprendizagem da matemática por professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um grupo focal; e compreender, na perspectiva das participantes, as possibilidades de promover a equidade de gênero no ensino da matemática. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa de natureza exploratória. A coleta de dados foi realizada através de quatro encontros de um grupo focal, constituído por professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental e do último ano da Educação Infantil, por meio de vídeo gravações dos encontros, registros das relatoras e diário de campo da pesquisadora. Os dados foram analisados, utilizando a Análise de Discurso como procedimento analítico. A análise revelou diversos discursos de gênero (re)produzidos pelas docentes relacionados às experiências de aprendizagem da matemática. Dentre eles, foram atribuídos aos meninos uma maior afinidade e agilidade com a disciplina assim como um raciocínio lógico mais desenvolvido. Em contraste, as docentes não conseguiram atribuir características específicas para as meninas com bom desempenho na matemática. Os dados mostram, ademais, que as diferenças entre os gêneros no desempenho em matemática já começam a ser produzidas no início da Educação Básica. Contudo, tais diferenças parecem não ser tão demarcadas em relação com a matemática na Educação Infantil.
  • Dissertação
    Cursinhos populares como via de democratização e ascensão: uma análise bibliográfica
    (2023) Francisco Filho, José Carlos
    Esta dissertação de mestrado fundamenta-se por meio de uma pesquisa bibliográfica concebida a partir do termo "cursinhos populares" e realiza uma análise da produção científica que abarca esse conceito, tendo sido coletada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Explorando os conceitos de ascensão social e democratização do ensino, esta pesquisa busca compreender a evolução desses dois paradigmas à luz das recentes contribuições na área. Inspirada pela obra seminal de Dubet, a qual investiga as múltiplas dimensões da democratização do ensino superior, essa dissertação analisa como os cursinhos populares, enquanto expressões modernas de mobilização social e educação inclusiva, se entrelaçam com esses conceitos. Por meio da análise dos dados coletados, o estudo busca lançar luz sobre como essas iniciativas refletem e influenciam a ascensão social e a democratização da educação no sistema de ingresso ao Ensino Superior brasileiro. Além disso, a pesquisa destaca que o conceito de cursinhos populares ainda está sendo moldado pela atual produção científica, mas já emerge como uma interconexão entre ascensão social e intelectual. Contudo, simultaneamente, esse conceito traz à tona dilemas do capitalismo contemporâneo e desafios concernentes à sustentabilidade dessas iniciativas em um contexto de mudanças de governos e políticas públicas de educação brasileiras.
  • Dissertação
    Ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural
    (2023) Almeida, Joana D’Arc de
    Transformar a escola em um espaço, onde as diferenças sejam reconhecidas como vantagem, e buscar permanentemente por igualdade de condições para o desenvolvimento de pessoas em situação de desigualdade social e cultural são grandes desafios. E isso se torna maior, quando a disciplina a ser ensinada é a matemática, componente comumente reconhecido por ideias abstratas sem nenhuma vinculação com a(s) cultura(s). Contudo, nas últimas décadas, diversas perspectivas dentro da Educação Matemática vêm revelando profundas interrelações entre os conhecimentos matemáticos e os contextos históricos, sociais e culturais. Esta pesquisa se fundamenta em duas delas: a perspectiva da etnomatemática, proposta por D’Ambrosio, e a da enculturação matemática, desenvolvida por Bishop. A investigação parte da hipótese de que são necessárias oportunidades de formação continuada em que tais perspectivas possam ser apresentadas e problematizadas com e pelos professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural para a formação profissional de professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram identificar e discutir como as tarefas propostas, durante a oportunidade formativa, promovem reflexões e problematizações sobre a matemática na perspectiva multicultural e sobre o seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender como as interações discursivas entre os participantes do curso, promovem discussões matemáticas e didáticas vinculadas ao ensino da matemática numa perspectiva multicultural; e explorar o papel e as ações das formadoras, principalmente no que tange às suas contribuições para a aproximação e interlocução entre as matemáticas acadêmica, escolar e a das práticas sociais . Adotando uma abordagem qualitativa, o cenário investigativo foi constituído durante um curso de extensão universitária oferecido na Universidade de Sorocaba. Os materiais de análise foram: produções escritas dos professores durante a realização das tarefas, áudio-gravações das conversas grupais e dos momentos de socialização, diário de campo da pesquisadora e fotografias. Os dados foram analisados a partir de uma adaptação do modelo “Oportunidades de aprendizagem profissional para professores”, proposto por Alessandro Ribeiro e João Pedro Da Ponte. A análise revelou que o curso contribuiu para ampliar as concepções da matemática das participantes; promoveu o conhecimento matemático das docentes, estabelecendo vinculações entre as matemáticas acadêmicas, escolar e das práticas sociais; familiarizou as professoras com as principais ideias da Etnomatemática e da Enculturação Matemática; iniciou a construção de uma rede colaborativa, vinculando as docentes com professores da universidade interessados no ensino da matemática na perspectiva multicultural; e possibilitou que as professoras se familiarizassem com tarefas matemáticas que consideram as dimensões culturais da disciplina e que poderão ser utilizadas nas suas salas de aula. Finalmente, a pesquisa revelou que a adaptação do modelo proposto por Ribeiro e Ponte é uma ferramenta potente para a organizar e analisar oportunidades de formação a partir de um enfoque multicultural.
  • Dissertação
    Práticas pedagógicas e desafios para o desemparedamento no cotidiano escolar: um estudo de caso na educação infantil
    (2023) Caldini, Carolina
    A perspectiva do emparedamento parte do entendimento de que, a maior parte do tempo que ficam na escola, as crianças permanecem em ambientes fechados e pouco usufruem dos espaços externos, mais especificamente, dos ambientes naturais. Sendo assim, o termo desemparedamento foi empregado nesta pesquisa, para definir as experiências em contato com a natureza, onde o brincar acontece de maneira livre e espontânea. Partindo da pergunta “como se desenvolvem as práticas pedagógicas no ambiente institucionalizado de atendimento à primeira infância, onde o brincar livre e espontâneo em conexão com a natureza se apresenta como proposta pedagógica?”, o presente estudo objetivou compreender como as práticas educativas no cotidiano escolar de uma instituição privada de ensino que, conforme consta em seus documentos oficiais, adota a filosofia humanista, com inspiração na abordagem construtivista, contribuem para o desemparedamento da infância e para o processo de tornar-se humano das crianças. Deste modo, a pesquisa buscou descrever como se organiza a rotina da escola, no que diz respeito ao tempo e ao espaço; conhecer a visão das docentes e da coordenadora pedagógica acerca do brincar espontâneo em conexão com a natureza e sua efetivação nas práticas educativas cotidianas; e identificar os desafios que se apresentam nas práticas das participantes da pesquisa para promover o desemparedamento e as estratégias utilizadas para o seu enfrentamento. Desde uma abordagem qualitativa, a pesquisa adotou o estudo de caso como estratégia metodológica. Com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as docentes que atuam na pré-escola e com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil. Ademais, foram realizadas observações de aulas e foi coletado material documental conexo às práticas pedagógicas desenvolvidas. O método de análise dos dados seguiu três grandes momentos: descrição dos dados, redução e construção de categorias analíticas e interpretação dos dados. A pesquisa constatou que a escola pauta suas ações pedagógicas em diversos teóricos e abordagens, não se restringindo a uma única pedagogia; que tem uma organização espacial especificamente orientada para vincular os alunos com experiências de aprendizagens na e com a natureza, e que os tempos, os espaços e os materiais são pensados e organizados para promover a autonomia das crianças. Para mais, os dados revelaram a importância de ofertar tempos e espaços para o brincar espontâneo como garantia de um direito e não como uma ação voltada unicamente para fins pedagógicos. A pesquisa revelou, ainda, o alinhamento do discurso das docentes acerca da valorização das brincadeiras espontâneas em conexão com a natureza como uma das características particulares da instituição pesquisada. Contudo, os seguintes desafios foram relatados pelas docentes participantes: acesso ilimitado à tecnologia como concorrência ao encantamento escolar e docente; conflito das famílias sobre a proposta do desemparedamento dar conta ou não de ensinar conteúdos; e planejamento, preparação e oferta dos ambientes e dos materiais. Com base nos resultados descritos, se apresentam um conjunto de orientações direcionadas a promover o processo de desemparedamento em outras instituições educativas.
  • Dissertação
    O processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular: o que nos dizem as pesquisas brasileiras?
    (2023) Leitão, Andréia Marques
    As políticas para a inclusão da pessoa com deficiência no sistema escolar representam grandes avanços para o sistema educativo brasileiro. Contudo, elas colocam importantes desafios para professores, equipe de diretores, alunos e pais. Nos últimos anos, diversas pesquisas têm sido orientadas a descrever e analisar as múltiplas dificuldades enfrentadas pelos diferentes atores educacionais assim como para documentar práticas pedagógicas bem-sucedidas que favoreçam a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular. Nesse quadro, a presente pesquisa busca responder à seguinte pergunta norteadora: o que nos dizem as produções brasileiras dos últimos 10 anos sobre como vem acontecendo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi compreender, nas produções cientificas brasileiras dos anos de 2011 a 2021, como vem se desenvolvendo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica. Com essa meta, foram traçados dois objetivos específicos. Em primeiro lugar, identificar, nas produções cientificas, quais práticas pedagógicas são desenvolvidas no cotidiano escolar para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica. Em segundo lugar, descrever as dificuldades e as potencialidades vivenciadas por professores, alunos com deficiência e pais no processo de inclusão apontadas pela literatura. A pesquisa é fundamentada teoricamente pelos documentos normativos produzidos na história brasileira que marcaram o estabelecimento da educação inclusiva no Brasil assim como nas conceitualizações da problemática neles contidas, dando destaque para o contraste integração/inclusão. A investigação é do tipo estado da arte visando desenvolver um balanço do conhecimento já produzido na área e evidenciar questões ou temáticas em aberto que demandam novas investigações. Para constituir o corpus da investigação foi utilizado o Portal de Periódicos da CAPES do qual foram selecionados 24 artigos revisados por pares e publicados nos últimos 10 anos que tratavam a temática. Eles foram analisados em termos quantitativos revelando, principalmente: a prevalência de estudos qualitativos focados nos alunos com deficiência e/ou nos docentes, o predomínio de estudos com foco no processo de inclusão de alunos surdos/mudos ou com Transtorno do Espectro Autista e a ausência de pesquisas centradas nos alunos com deficiências físicas, auditivas ou múltiplas. Ademais, foi desenvolvida uma análise qualitativa dos artigos o que permitiu criar cinco categorias em função dos objetivos principais dos trabalhos: atuação do professor e sua atuação em relação à educação inclusiva, experiências dos pais de alunos com deficiência, o currículo na perspectiva inclusiva, experiências de inclusão bem-sucedidas de inclusão e desafios para a educação inclusiva. A pesquisa revelou que muitas práticas que favorecem a inclusão estão apoiadas no trabalho desenvolvido em equipes dos quais participam diversos profissionais ou no estabelecimento de parcerias entre escola e família. Assim, o estudo mostra que a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular não pode ser assumida de maneira individual. Ela requer a colaboração dos distintos atores envolvidos e o estabelecimento de políticas públicas que garantam a formação docente e os recursos necessários.
  • Dissertação
    Práticas pedagógicas inspiradas na abordagem Reggio Emilia durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
    (2023) Paula, Aléxia Roche de Oliveira
    A abordagem Reggio Emilia para a educação infantil é reconhecida como respeitosa e adequada à natureza da criança, por contemplar o protagonismo infantil, a colaboração, a cooperação, aprendizagem baseada em projetos e a expressão por meio de diferentes linguagens. A pandemia da COVID-19, iniciada em 2020, fez com que a escola adentrasse aos lares dos estudantes. Partindo da pergunta “Como foram desenvolvidas as práticas pedagógicas durante a pandemia?”, o presente estudo objetivou compreender como os professores desenvolveram suas práticas, em relação à interação e aos momentos formativos diante da nova configuração de ensino, gerada pelo isolamento obrigatório. A relevância desta pesquisa está em contemplar uma temática atual e necessária para compreender o processo de ensino e aprendizagem no contexto pandêmico. O delineamento da pesquisa envolveu levantamento bibliográfico e estudo de campo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores e equipe gestora das escolas e análise documental. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A técnica de análise dos dados coletados selecionada foi a análise de conteúdo. Os resultados coletados apontaram para a utilização de atividades lúdicas que possibilitaram a exploração de diferentes materiais pelas crianças, além disso, o estudo mostra que houve um comprometimento na qualidade da interação durante a pandemia.
  • Dissertação
    A influência da criação de jogos no ensino fundamental: contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento interpessoal
    (2024) Zamparoni, Samuel Caliani
    Esta dissertação trata de uma pesquisa cujo tema é o ensino de elementos da geometria plana por meio de jogos criados pelos estudantes, em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, uma Metodologia Ativa de Ensino. A pergunta norteadora do trabalho é: como a criação dos jogos educativos e temáticos por parte dos alunos pode contribuir para a sua aprendizagem em aulas de matemática? O objetivo geral parte de duas investigações: “se” e “de que maneira” a criação de jogos temáticos e educativos pode contribuir para a aprendizagem em geral; e os específicos são: interpretar os resultados das avaliações pré-jogo e pós-jogo; observar a participação individual dos alunos envolvidos e intervenções necessárias durante o processo; explicitar os relacionamentos entre os participantes de um determinado grupo e como os grupos se relacionam entre si durante o desenvolvimento da pesquisa; identificar o grau de interesse demonstrado pelos alunos por esse tipo de abordagem, para que outros trabalhos com a mesma temática possam vir a ser realizados. Para fundamentar esta pesquisa foi abordado o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal pois, na perspectiva de Vigotski, as atividades realizadas em colaboração podem criar possibilidades para o desenvolvimento, assim como a afetividade, sob a perspectiva de Wallon, no sentido de contribuir com desenvolvimento do indivíduo. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de bordo, desenvolvidos pelos grupos e pelo professor, por um questionário aplicado ao início e ao término da criação dos jogos e por meio da aplicação de um teste pré e pós-jogo. Os dados foram sistematizados de acordo com o nível de satisfação dos grupos na realização do trabalho, assim como a contribuição dele nas relações interpessoais. A relevância desta pesquisa está no fato de verificar se é possível que os processos de aprendizagem ocorram através da criação de jogos educativos e temáticos, averiguando de que maneira isso ocorre, assim como identificar de que forma essa abordagem pode contribuir nas relações interpessoais dos envolvidos.
  • Dissertação
    Políticas públicas para o acesso e a permanência no ensino superior: uma análise sobre a trajetória de travestis e mulheres transexuais em Sorocaba/SP
    (2024) Silva, Rafael Augusto Moreira
    A partir dos anos 2000, percebe-se que houve, no Brasil, um aumento significativo de políticas públicas relacionadas ao acesso e à permanência de estudantes na educação superior, voltadas inclusive a segmentos específicos como indígenas, pretos, pardos, deficientes, dentre outros. Mesmo apresentando passos importantes na oferta de educação superior a estudantes historicamente excluídos dos bancos universitários, essas políticas ainda não atendem, de forma explícita, a outros segmentos ou grupos sociais considerados como minorias, como travestis e mulheres transexuais. Nesse contexto, essa pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, analisa, por meio das vivências pessoais e educacionais, a trajetória de mulheres transexuais e travestis que cursaram ensino superior, demonstrando a importância de políticas públicas para a entrada e a permanência delas na universidade, trazendo um estudo específico com recorte no município de Sorocaba/SP. A pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a compreensão da dinâmica de acesso e permanência de mulheres transexuais e travestis na universidade, além de: 1) explicitar as políticas públicas existentes para o acesso e permanência de estudantes no Ensino Superior, na perspectiva histórica; 2) identificar os problemas no acesso à universidade, bem como os de permanência segundo a percepção dos estudantes transexuais e travestis; 3) avaliar os alcances dessas políticas públicas de acesso e permanência; 4) explicitar as regulamentações postas pelas instituições de ensino superior; e 5) propor o redimensionamento de políticas ou regulamentação envolvendo a inclusão das estudantes travestis e transexuais. No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio: de pesquisa documental das principais políticas educacionais existentes voltadas para o acesso e a permanência na educação superior, com o recorte em mulheres transexuais e travestis; e de pesquisa de campo, esta última se utilizando de entrevistas, como instrumento de coleta de dados, realizadas com mulheres transexuais e travestis na cidade de Sorocaba/SP, que cursaram o ensino superior. A análise de conteúdo foi utilizada enquanto técnica de pesquisa para a análise das entrevistas. Os resultados da pesquisa apontam que há uma necessidade de políticas públicas educacionais específicas para mulheres transexuais e travestis, a fim as auxiliarem tanto na entrada quanto na permanência em cursos de ensino superior, tendo em vista que a população transexual ainda é muito marginalizada no país, o que gera uma dificuldade de alcançar e concluir o ensino superior.
  • Dissertação
    Reverberações da Lei 4599/1994 na implementação de transformações na supervisão de Ensino no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba, SP: 1994 - 2020
    (2024) Grosso, Jessimeire Alessandra Domingues Costa
    O tema dessa dissertação foi a supervisão no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Sorocaba (SME) no período compreendido entre 1994 e 2020 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Sorocaba, Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e História da Educação”. O problema de pesquisa foi: como ocorreram as transformações da supervisão e o impacto na sua atuação no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba durante o período estudado? O objetivo geral da pesquisa consistiu em demonstrar a atuação da supervisão no SME de Sorocaba sob a influência das políticas educacionais municipais ao longo dos anos de 1994 a 2020. Dessa forma, foram elencados três objetivos específicos: apresentar o desenvolvimento histórico da supervisão no município de Sorocaba, na perspectiva da legislação; analisar a súmula de atribuições do cargo de supervisor de ensino prevista na Lei nº 4.599/1994, que estabelece “o quadro e o plano de carreira do quadro do magistério público municipal de Sorocaba”; e identificar as transformações das políticas públicas educacionais, implementadas pelos governos no SME de Sorocaba ao longo do período estudado, que influenciaram a atuação do supervisor. A pesquisa foi organizada por meio de levantamento e análise de diversas fontes documentais necessárias para o estudo do tema. Para isso, foi realizado o levantamento da legislação municipal dentro do recorte cronológico estudado que normatiza o cargo de supervisor; de documentos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, que versaram sobre as lutas referentes à conquista de direitos relacionados a supervisão; de notícias e de publicações da época, tais como editais, resoluções e pareceres. Além disso, durante todo o processo, foi realizada a pesquisa bibliográfica, por meio da leitura de livros e artigos consultados nas plataformas das bibliotecas da Universidade de Sorocaba (UNISO), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Campinas (Unicamp) e do Scientific Electronic Library Online Brasil (SciELO). A partir da presente investigação, foi possível entender como ocorreram as transformações da supervisão e o impacto na sua atuação no SME de Sorocaba durante o período elencado.
  • Dissertação
    Conselho escolar sob o foco da gestão democrática na escola pública
    (2024) Guariglia, Denise Sanches da Silva
    O objetivo desta dissertação é discutir os conselhos escolares dentro de uma proposta de gestão democrática nas escolas públicas. Esse é um estudo centrado na literatura especializada a partir de uma pesquisa exploratória, com observações sobre o surgimento e desenvolvimento destes conselhos no Brasil. A presente pesquisa, no seu todo, aborda discussões sobre os elementos essenciais para legitimar os Conselhos Municipais de Educação, com foco na participação e gestão democrática, com olhar especial para o município de Sorocaba-SP. A partir deste ponto, este trabalho se divide em três partes: a) Democracia e Participação, b) A importância do Conselho Escolar para a Democracia e c) Conselho Escolar: implantação e outros casos). Analisam-se os mecanismos e estratégias dos conselhos escolares como uma forma de organizar a participação da comunidade nas decisões que envolvem a instituição – isto será feito a partir de experiência em uma escola pública de Sorocaba. Os conselhos representam a participação popular organizada dentro da comunidade escolar, de acordo com a Lei Nº 14.644, de 2 de agosto de 2023, que alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que prevê a instituição de Conselhos Escolares e de Fóruns dos Conselhos Escolares. A relevância desta pesquisa é justificada pelo fato de que a democracia brasileira ainda é recente e passou por transformações e uma evolução ainda insuficiente nas últimas décadas. Tais mudanças serão discutidas na primeira parte. Este estudo revelou também que o instrumento da democracia, a participação popular, não acontece de modo efetivo, ou seja, há falhas no processo. Um dos motivos seria a falta de compreensão total do que seria uma democracia plena e quais agentes da comunidade escolar poderiam de fato participar das decisões. Esta pesquisa mostrará diversos autores que discutiram a formação dos conselhos escolares e as maneiras mais eficazes de orientar a gestão escolar no caminho da democracia inclusiva.
  • Dissertação
    Formação continuada de professores de ensino fundamental I da rede municipal de Sorocaba para uma educação escolar de qualidade (1996-2016)
    (2024) Camargo, Daniela Fernanda de Almeida
    Partindo do pressuposto que a formação continuada de professores interfere direta ou indiretamente na prática educativa do professor em sala de aula e, consequentemente, na qualidade da educação escolar, surgiu o interesse de pesquisar sobre a implementação de política educacional para a formação continuada de professores de Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP de 1996 a 2016, período em que a cidade foi governada pela mesma legenda partidária (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) e que foram oferecidos diversos projetos e programas de formação continuada aos professores da rede municipal de Sorocaba/SP. A pergunta norteadora deste trabalho foi: quais as contribuições da política de formação continuada para uma educação escolar de qualidade na perspectiva dos policymakers e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Sorocaba/SP, no período entre 1996 e 2016? E como objetivo geral a pesquisa procurou analisar a perspectiva de policymakers que fizeram a política de formação continuada na rede municipal de Sorocaba e de professores do Ensino Fundamental I da rede municipal, entre 1996 e 2016, quanto as suas suficiências e necessidades para uma educação de qualidade e efetivação do direito à educação. Para tanto, a coleta de dados desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica e documental, culminando na pesquisa empírica por meio de entrevista com seis policymakers e de questionário semiestruturado com cinquenta e quatro professores do Ensino Fundamental I da rede municipal de Sorocaba/SP. A categorização dos dados favoreceu a análise dos dados qualitativos. A fundamentação teórica teve a sua base nos autores Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2010), Libâneo (2001), Gadotti (2010) e Tardif (1991). O estudo como um todo possibilitou inferir que neste período a Secretaria da Educação ofereceu projetos e programas de formação continuada aos professores de Ensino Fundamental I da rede municipal, promovendo a profissionalidade dos professores, porém, notou-se a necessidade da participação de policymakers e professores na formulação destes projetos e programas com as demandas da sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com outros estudos referentes a formação continuada de professores e a partir das reflexões disponibilizadas neste trabalho, espera-se também, contribuir para a defesa do investimento em políticas públicas de formação continuada de professores que priorizem as superações dos desafios educacionais, visando a profissionalização docente e a oferta de uma educação escolar de qualidade.
  • Dissertação
    Formação continuada docente da rede pública estadual de São Paulo: o uso das ferramentas digitais durante o ensino remoto
    (2024) Pinto, Cláudia Regina
    O presente estudo integra a linha de pesquisa "Cotidiano escolar, práticas educacionais e formação de professores" da Universidade de Sorocaba (UNISO). O objetivo da pesquisa foi compreender em que medida os cursos de formação continuada oferecidos pela EFAPE para o uso de tecnologias digitais contribuíram para o desenvolvimento docente em suas práticas pedagógicas durante a pandemia de Covid-19. O objetivo secundário buscou mapear a percepção dos professores em relação à formação continuada e à fluência no uso de tecnologias digitais aplicadas às suas práticas no ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. A pesquisa foi feita com docentes que atuaram na cidade de Sorocaba/SP durante o fechamento temporário das escolas, durante o ensino remoto (2020-2021). Como metodologia, foi feita uma pesquisa de métodos mistos, valendo-se tanto do método de abordagem quantitativa quanto qualitativa descritiva, exploratória com análise de conteúdo, usando como principal instrumento de coleta de dados: o questionário. Nas perguntas fechadas foram elaboradas respostas de acordo com a escala de Likert, para compreender a percepção do participante quanto ao uso das tecnologias digitais e a sua própria aprendizagem na formação continuada. Nas perguntas abertas, foram aplicados a análise de conteúdo. Foi realizado, também, a análise dos cursos, voltados para o uso das tecnologias, disponibilizados aos docentes pela EFAPE, e o quanto eles foram relevantes. O aporte teórico trouxe Gatti (2003), Tardif (2011), Bates (2016), Sampaio e Leite (1999), Kenski (2012; 2013), Bardin (2021) além de outros que serviram de suporte no decorrer desta dissertação. Por meio deste estudo, pode-se pontuar a necessidades de uma formação continuada dos professores para o uso das ferramentas tecnológicas com a finalidade de alcançar e/ou ampliar uma fluência digital, além de apontamentos referentes às políticas públicas nessa área e sugerir melhorias para a formação docente e suas práticas pedagógicas.
  • Dissertação
    Contando histórias, contando números: aspectos concernentes aos números nas obras literárias do PNLD 2018 e 2022 para educação infantil
    (2024) Coutinho, Camila Caldini
    Diante da importância da Literatura na infância, é relevante explorar a sua integração com a Matemática, buscando identificar oportunidades nos livros para promover um aprendizado enriquecedor e significativo para as crianças na Educação Infantil. Desse modo, a pesquisa tem como tema a interseção entre Matemática e Literatura Infantil nos livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) nas suas edições de 2018 e 2022. Nesse marco, a dissertação tem como objetivo geral identificar como as obras literárias incluídas nos acervos dos PNLD edição 2018 e 2022 para a Educação Infantil, abordam aspectos concernentes aos números naturais. Essa escolha foi feita porque ambos os editais incluem obras literárias que abrangem a Educação Infantil, conforme evidenciado pelos recortes realizados nesta pesquisa. Os objetivos específicos são: a) identificar e mapear as produções que abordem explicitamente aspectos vinculados ao conceito de número no PNLD edição 2018 e 2022; b) delimitar quais e como os aspectos matemáticos relativos ao conceito de número são considerados nessas produções e c) estabelecer comparações entre os acervos do PNLD edição 2018 e 2022, relativas a como as obras abordam aspectos vinculados ao conceito de número. Para alcançar tais objetivos, a pesquisa adota uma metodologia qualitativa de natureza descritiva. Trata-se de uma pesquisa documental cujo corpus foi constituído a partir das obras literárias que fazem parte do PNLD Literário 2018, na categoria pré-escola, e do Objeto 2, na categoria Educação Infantil, no PNLD 2022. Partindo desse universo, foram consideradas as obras onde fosse possível identificar a presença de aspectos relacionados com os números nas suas narrativas textual e/ou visual. O corpus considerado, foi analisado a partir da análise de conteúdo. No caso das obras pertencentes ao PNLD 2018, foram identificados 28 livros que abordam conceitos matemáticos, sendo que seis deles abordam de maneira explícita aspectos relacionados aos números. Nas obras pertencentes ao PNLD 2022, foram identificados 50 livros que abordam conceitos matemáticos, sendo que oito deles relacionam-se aos números. Os 14 livros foram analisados e agrupados em três categorias emergentes que consideram os significados e usos do número, as sequências numéricas e as operações e seus sentidos identificados nas obras. Os resultados mostram que o número enquanto cardinal é o uso mais frequente empregado nos livros. Ademais, a sequência numérica mais explorada é a dos primeiros dez números naturais. Por sua vez, as operações identificadas foram a adição e a multiplicação. A análise dos dados revelou múltiplas oportunidades de exploração das especificidades destes conceitos matemáticos, possibilitando ir além das práticas habituais centradas na memorização para potencializar o acesso das crianças a ideias matemáticas centrais. Finalmente, a análise destaca a importância do conhecimento do professor que ensina Matemática na Educação Infantil, já que a elaboração de práticas pedagógicas centradas em noções matemáticas, a partir da Literatura Infantil, requer que o docente consiga identificá-los nas obras. Assim, a pesquisa contribui na construção de um panorama das possíveis articulações entre noções relacionadas aos números e as obras literárias disponibilizadas pelo PNLD, sendo uma ferramenta importante para a prática pedagógica e para a formação do professor que ensina Matemática na Educação Infantil.
  • Dissertação
    A formação continuada: mudanças do trabalho docente e suas contradições no processo de formação por competências na rede municipal de Sorocaba
    (2024) Oliveira, Ana Paula de
    Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, trata de compreender as mudanças no trabalho docente e suas contradições no processo de formações continuadas decorrente da pedagogia por competências, após a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal de ensino de Sorocaba. Diante do cenário atual, em que os professores se encontram submetidos a uma prática pedagógica voltada à valorização das competências, surgiu a necessidade de compreender essa reforma implantada na educação a partir da BNCC e suas contradições para o trabalho docente por meio dos processos de formação continuada de professores, no âmbito das políticas educacionais presentes no contexto da base. Para atingir o objetivo, a pesquisa foi organizada em quatro momentos, sendo eles: discorrer sobre como se deu o processo de implementação da BNCC em nosso país; analisar, por meio da BNC- formação, a implantação da pedagogia das competências no município de Sorocaba; verificar os impactos dessa formação por meio das políticas públicas de formação continuada no trabalho docente; e, por fim, identificar historicamente as contradições postas por essa política no processo de formação e trabalho docente. Buscou-se analisar a BNCC para verificar como ocorreu a implantação e suas implementações da pedagogia das competências no município de Sorocaba, examinando os impactos dessa formação por meio das políticas públicas de formação continuada no trabalho docente, e, finalmente, foram identificadas historicamente as contradições postas por essa política no processo de formação e trabalho docente na rede municipal de ensino de Sorocaba. No que tange aos aspectos metodológicos, com a intenção de elucidar o contexto histórico e social em que se encontra a formação continuada dos professores na rede municipal de Sorocaba após a implantação da BNCC, foi realizada uma análise bibliográfica e documental que considera o método histórico-dialético, recorrendo à historicidade das fontes e documentos. Os principais aportes teóricos da pesquisa foram definidos em Ramos (2001) para a compreensão da historicidade da pedagogia das competências, em Rodríguez e Almeida (2008) para as políticas públicas de formação docente, em Fernandes (2019) para o papel político do professor, e Cury, Reis e Zanardi (2018) para as contradições diante apresentadas pela BNCC. Os resultados da pesquisa apontaram, primeiramente, para uma rede municipal de ensino que não permite o desenvolvimento da identidade docente e que vem marcada por um histórico educacional que sofreu muitas rupturas e descontinuidades para atender à obrigatoriedade da BNCC, que tem uma proposta de formação para o trabalho docente cada vez mais utilitarista, na qual há a racionalização de suas funções e esvaziamento de conteúdos, aproximando a profissão docente a de um “treinador” que organiza atividades descritivas, e, acima de tudo, preza por desenvolver competências desejáveis a um cidadão funcional. Desse modo, a rede de municipal de ensino de Sorocaba está contradizendo seus principais documentos norteadores, que foram criados ao longo dos anos por meio de muita luta e resistência e que ainda estão vigentes, provocando em seu professorado a dualidade entre o que se defende ideologicamente e o que se aplica.
  • Dissertação
    A ressignificação da biblioteca universitária: uso de espaços educativos em instituições de ensino superior de Sorocaba/SP
    (2024) Rosa, Ana Claudia Martins
    Esta dissertação de mestrado tem como foco o espaço físico e as ações educacionais da biblioteca universitária como locus de ensino. A intenção é analisar o espaço físico da biblioteca universitária na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física como espaço ativo de aprendizagem e suas funções multivariadas sob a perspectiva do bibliotecário. A pesquisa é baseada em revisão bibliográfica, livros, artigos científicos, teses e dissertações, além de entrevista com bibliotecários de instituições de ensino superior de Sorocaba-SP. A pergunta norteadora é: Que espaços e profissionais são necessários para que a biblioteca universitária seja dedicada à convivência e à troca de experiências para a comunidade local? Com as mudanças significativas nos últimos anos, observa-se que a biblioteca universitária é muito mais que emprestar livros. Elas funcionam como um espaço de lazer e entretenimento, promovendo ações culturais, eventos, networking e coworking, sendo consideradas espaços de convivência e de troca de experiências pela comunidade local. Assim, é necessário refletir se esses espaços e profissionais estão preparados para este novo momento. Como justificativa,acredita-se que a biblioteca universitária possa contribuir para a inserção do aluno no mercado de trabalho, visto que pode ajudar a desenvolver competências relevantes a a fim de auxiliá-lo a entrar e manterse no mercado de trabalho. Para esta pesquisa foram utilizados autores das áreas de biblioteconomia e de educação escolar com foco no ensino superior.