Formação na descontinuidade: um estudo sobre a formação continuada de professores em Araçoiaba da Serra/SP
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Tonin, Elane Cristina | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:47Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:47Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Em tempos modernos líquidos, de excessivas informações e descontinuidades no modo de vida humana, a fabricação de uma incessante “continuidade” na formação do professor tem sido um mote das políticas públicas na Educação das últimas décadas. Diante desse contexto, essa dissertação tem como tema a formação continuada de professores nas escolas públicas. O objetivo principal foi entender como o professor percebe e configura a sua formação continuada. Para tanto, este estudo utilizou o referencial teórico de autores como Zigmunt Bauman, em sua trajetória intelectual sobre o contemporâneo e mundo líquido, Michel Foucault e Gilles Deleuze, para entender os dispositivos da biopolítica instalados no discurso da formação continuada, assumidos pelo professor como um discurso ideológico. Realizou-se uma pesquisa com cinquenta e seis professores da Rede Municipal de Araçoiaba da Serra, os quais responderam a um questionário sobre sua trajetória formativa bem como de suas concepções sobre formação continuada. As análises das respostas coletadas apontam para concepções semelhantes sobre formação continuada, as palavras conhecimento e aperfeiçoamento foram as mais citadas como forma de identificar tal formação, contraditoriamente também ocorreram respostas que identificaram como ilusão, desinteresse, ou falta de conteúdo, percebe-se uma introjeção do discurso liberal das políticas de formação por parte do professor, que ora desafia e questiona essa formação, e ora assume como algo inerente e importante para suas práticas docentes. | pt |
dc.description.abstract | In modern times, excessive liquids information and discontinuities in human life, the fabrication of a ceaseless "continuity" in teacher education has been a motto of public policies in Education of recent decades. In this context, this thesis has as its theme the continued training of teachers in the public schools. The main objective was to understand how the teacher perceives and configures their continuing formation. For both, this study used the theoretical framework of authors such as Zigmunt Bauman, in his intellectual trajectory on the contemporary world and liquid, Michel Foucault and Gilles Deleuze, to understand the devices of biopolitics installed in the speech of continued education, undertaken by professor as an ideological discourse. The research was conducted with fifty and six Municipal school teachers in Araçoiaba da Serra, which responded to a questionnaire about their trajectory formative as well as of their conceptions about continuing education. The analyzes of the responses collected point to similar conceptions about continued education, the words knowledge and improvement were the most cited as a way to identify such training, contradictorily also occurred responses that identified as illusion, disinterest, or lack of content, it is clear that an introjection of the discourse of liberal policies of training on the part of the professor, who now challenges and questions this training, and now assumes as something inherent and important for their practice teachers. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/596 | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Educação permanente | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.title | Formação na descontinuidade: um estudo sobre a formação continuada de professores em Araçoiaba da Serra/SP | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1