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Aprender a história, aprender com a história

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Data

2007

Tipo de documento

Dissertação

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Resumo / Abstract

Este estudo discute a educação escolar como uma das mediações possíveis para a formação de um ser social na perspectiva de uma individualidade para-si, apontando para essa proposta educativa escolar referenciais teóricos que discutem, numa concepção marxista, consciência histórica, historicidade, cotidiano e prática pedagógica. Seu foco central optou pelo recorte na disciplina de História, por conta de suas implicações na compreensão da realidade pelo ser humano, também ele um ser histórico. E inserido nesse recorte e na perspectiva de uma determinada educação escolar, procurou-se analisar livros de História indicados para o Ensino Médio e a forma de abordagem dada aos eventos históricos ali presentes, a fim de investigar de que maneira essas abordagens possibilitariam as condições necessárias para a suspensão do cotidiano e a consciência de uma generalidade refletida enquanto tarefa de responsabilidade planetária. O objetivo foi investigar pressupostos para uma educação escolar comprometida com a formação de um ser social capaz de objetivar transformações nas estruturas sociais de dominação e alienação, consciente, portanto, de seu pertencimento ao gênero humano.


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