Repositório Institucional da UNISO
 

Experiências no cotidiano da educação infantil: olhar, dialogar, inventar

dc.contributor.advisorRomaguera, Alda Regina Tognini
dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina Baladelli
dc.date.accessioned2023-05-09T20:57:12Z
dc.date.available2023-05-09T20:57:12Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEsta dissertação se desenvolve a partir do percurso pedagógico da professorapesquisadora no Centro de Educação Infantil nº 50 – “Professor Alípio Guerra da Cunha”, em Sorocaba/SP., com crianças na faixa etária entre três e quatro anos. Trata-se de pesquisa que se funda nas experiências observadas, dialogadas e inventadas no cotidiano da educação infantil. Objetiva a analise do uso do tempo e do espaço físico e propõe novas possibilidades de ocupação destes. Com apoio teórico em algumas obras de Faria e Abramowicz fundamenta as leituras e reflexões sobre as culturas infantis para compreender a relação entre as crianças e a prática pedagógica. Em diálogo com Gallo, Kohan e Deleuze a professora-pesquisadora procura trazer o olhar da filosofia da diferença sobre o tempo infantil e os devires minoritários para o cotidiano. Por meio das bio:grafias, metodologia apresentada por Reigota, o percurso da pesquisa é narrado, levando em consideração o tempo e o espaço como objetos de intervenção profissional e política. Deste cenário e por meio de investigações e experimentações, resulta um espaço que respeita as crianças, as ouve, possibilita novos inícios, cria possibilidades num ambiente onde tudo é previamente planejado, rotinas definidas, mas que não foram obstáculo para as mudanças, as possibilidades.pt
dc.description.abstractThe present dissertation unfolds from the teacher-researcher´s pedagogical experience in the school "Centro de Educação Infantil No. 50 - Professor Alípio Guerra da Cunha" in Sorocaba - State of São Paulo, with children from three to four years of age. It is a study based on experiences observed, devised and discussed over the daily routine of children education. It aims an analysis of the use of time and physical space, and proposes new possibilities for such use. With theoretical support of some works by Faria and Abramowicz, the research corroborates the readings and reflections about children´s culture in order to understand the relationship between children and the pedagogical practice. In dialogue with Gallo, Kohan and Deleuze, the teacher-researcher seeks to bring the views of the philosophical concept of "Difference" to daily life, regarding childhood time and "Becoming-inority" concept. Through the "bio:grafias", a methodology conceived by Reigota, the research is narrated, taking time and space as objects of political and professional intervention. From this scenario and through investigation and experimentation, a space that respects and listens to the children is devised, making new beginnings possible, creating possibilities in an environment where everything is planned in advance with defined routines, but without being an obstacle to change and possibilities.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/802
dc.subjectEducação de crianças
dc.subjectEducação pré-escolar
dc.subjectCrianças
dc.subjectBrincadeiras
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectAmbiente escolar
dc.titleExperiências no cotidiano da educação infantil: olhar, dialogar, inventar
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
102313.pdf
Tamanho:
7.41 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format